8 alimentos que aumentam imunidade e dicas de vida saudável

A melhor fonte de energia e imunidade são os alimentos, e para uma vida...

Publicado quinta, 06 de maio de 2021
[Capa 8 alimentos que aumentam imunidade e dicas de vida saudável]

A melhor fonte de energia e imunidade são os alimentos, e para uma vida saudável, é preciso escolher bem o que comer. Pizza, hamburguer e uma bela macarronada, podem ser deliciosas, mas não são consideradas saudáveis, já que possuem açúcares, sais e gorduras saturadas, que favorecem o aparecimento de vários tipos de doenças.

Alimentos como frutas, verduras e legumes, são naturais e tendem a trazer não só saúde, mas principalmente imunidade, que garante que o corpo esteja pronto para evitar doenças, além de se curar com mais rapidez e facilidade, quando atacado por algum vírus ou bactérias.

Neste artigo, falaremos sobre os 8 alimentos que aumentam a imunidade, ajudando o sistema imunológico a manter sua função. Também daremos dicas de vida saudável, para que você possa saúde e bem-estar.

Como funciona o sistema imunológico

Nossa imunidade conta com um complexo e poderoso sistema que busca manter nossa saúde estável e livre de complicações. O sistema imunológico age como um escudo de proteção contra vírus, bactérias e qualquer tipo de inflamação, alergias ou infecções, causadas por esses agentes.

Quando estamos em contato com um vírus, o sistema imune detecta a invasão e se prepara para impedir que o vírus se multiplique e nos deixe doentes. Os mecanismos que o nosso corpo utiliza para evitar estas invasões, são desde a pele, até as células sanguíneas e anticorpos.

Os anticorpos, por exemplo, são ameaças que foram neutralizadas e criaram um tipo de memória no organismo, que no futuro, caso esteja diante de uma nova transmissão, será ainda mais eficiente em exterminá-lo.

Uma alimentação rica em nutrientes, tende a fortalecer nosso organismo contra estes agentes, garantindo um sistema imune com maior capacidade de detecção e neutralização de ameaças.

Os 8 alimentos que aumentam a imunidade

1 - Grãos

Linhaça, Chia e Gergelim são grãos -conhecidos também como sementes- que possuem em sua composição natural, antioxidantes como o ômega 3, que fortalecem nosso sistema imune, além de trazer benefícios para todo corpo, como coração e pele.

Os antioxidantes são substâncias que atrasam o envelhecimento precoce das células e ainda envolvem em uma camada de proteção, as células que estão saudáveis, reforçando o organismo.   

2 - Limão, Laranja e frutas cítricas

Limão e as frutas cítricas, são fontes naturais de vitamina C. A vitamina C tem a função de reforçar o sistema imune e absorção de ferro pelo organismo. Além disso, a vitamina C auxilia na produção de colágeno, e deixa a pele e cabelos mais brilhosos e firmes.

Tomar uma limonada ou chupara uma laranja todo os dias, garantem a manutenção do sistema imunológico, desde que combinado com uma alimentação equilibrada, água e atividade física.

3 - Pimenta

Forte e um tempero potente para dar sabor especial aos alimentos, a Pimenta é outro alimento potencializador da nossa imunidade. A pimenta possui vitamina A, conhecida por sua ação anti-inflamatória. Além disso, a pimenta aumenta a sensação de prazer, e por isso é indicada para aumentar a libido.

4 - Vegetais escuros

Couve, espinafre e brócolis possuem ácido fólico, importante para o aumento dos glóbulos brancos, que são os mantenedores da defesa do sistema imune. Estes vegetais são bastante versáteis e podem ser consumidos in natura, em forma de sucos, cozidos e até assados.

5 - Nozes e castanhas

Conhecidas como oleaginosas, as nozes e castanhas são ricas em óleos vegetais que aumentam o colesterol bom e possuem vitamina E, que é um antioxidante natural que destrói os radicais livres, que com o envelhecimento do corpo, afeta as células e pode causar doenças.

6 - Alho

O alho é famoso por sua ação anti-inflamatória e ele também auxilia na manutenção do sistema imune, garantindo mais imunidade contra doenças. Um chá de alho por exemplo, é eficiente contra gripes e resfriados.

7 - Aveia

A aveia possui probióticos, um composto que serve de alimento para as bactérias do intestino, garantindo seu funcionamento perfeito. A aveia possui também, minerais e vitaminas que elevam a imunidade.

8 - Gengibre

O gengibre possui um sabor forte e causado por antioxidantes, que dão mais reforços ao organismo, além de ter ação anti-inflamatória e antibacteriana. O gengibre é muito utilizado para chás e balas que quando consumidos, podem evitar e combater gripes e doenças semelhantes.    

Dicas de vida saudável

- Beba água sempre

Eis uma das dicas mais valiosas dos profissionais da saúde para se ter uma vida saudável. A água é fundamental para nossa vida, pois ela hidrata e garante o equilíbrio e bom funcionamento do corpo. A água mantém a temperatura do nosso corpo sempre ameno, deixa a urina a mais diluída e pele e cabelos ficam mais sedosos;

- Tenha uma noite de sono excelente

Procure dormir todos os dias no mesmo horário, e, também, levantar, de preferência cedo, pois assim o relógio biológico fica mais equilibrado e isso ajuda a manter as doenças longe;

- Exercite o corpo

Faça atividade física todos os dias, de preferência 1 hora. Pode ser em uma academia variando aparelhos ou focado em um único esporte ou aparelho, o importante é manter o corpo em movimento e evitar o sobrepeso ou obesidade;

- E exercite a mente também

Não esqueça de exercitar a mente também, lendo, assistindo bons filmes ou jogando jogos de raciocínio e lógica, que irão trabalhar sua mente e mantê-la sempre com uma boa memória e com a inteligência emocional e racional ativada.

Saúde e Bem-estar EW Cursos

Entender como a manutenção da saúde é importante através dos alimentos, faz com que estejamos mais conscientes sobre nós e em busca de uma vida cada vez melhor. Para compreender termos complexos e técnicos sobre os alimentos e imunidade, o curso de Nutrição Básica pode te ajudar.

Na categoria Saúde e Bem-estar, aprenda sobre Nutrição Básica e saiba quais as leis da nutrição, a classificação dos nutrientes, tudo sobre macronutrientes e até o poder da água no organismo.

Os cursos online grátis EW Cursos possuem conteúdo de qualidade e plataforma intuitiva para você navegar e estudar com total facilidade e com opção de certificado válido em todo país. Não deixe seu futuro para depois e matricule-se agora nos cursos online grátis EW Cursos.

Leia também