Como será o mercado do Turismo pós pandemia e dicas para se capacitar.

Para esse novo tempo que a pós-pandemia irá trazer ao mercado do turismo, é...

Publicado quinta, 20 de outubro de 2022
[Capa Como será o mercado do Turismo pós pandemia e dicas para se capacitar.]

Um dos setores mais afetados pela pandemia foi o mercado do turismo

Segundo dados do CNC- Confederação Nacional do Comércio, o turismo no país deixou de faturar mais de 214 bilhões de reais em 2021. 

Em 2020, foram mais de 55 bilhões de reais perdidos e o saldo total de 2020 até 2022, foram de 474 bilhões a menos de faturamento, pior resultado em 10 anos. 

Porém, a partir de 2022, o mercado do turismo voltou a crescer, principalmente a partir do segundo trimestre do ano.

Em agosto, houve crescimento de 1,2% no turismo no país, marca alcançada na pré-pandemia. 

A estimativa é que a partir de 2022, o Brasil e o mundo comecem a recuperar o mercado do turismo e neste post, falaremos quais as projeções e dicas para os profissionais se especializarem.

Mercado do turismo: Os estragos da pandemia

O Brasil foi um dos países mais afetados pela pandemia da covid-19, com mais de 687 mil mortes.

Mas não foi só em mortes que a pandemia impactou o país, mas, inclusive, a economia e alguns setores específicos como o mercado do turismo brasileiro.

Além dos dados citados na introdução do artigo, o Fecomercio- Federação do comércio de bens, serviços e turismo, afirma que alguns segmentos perderam mais que outros.

O setor da aviação, por exemplo, foi um dos mais afetados, com perda de mais da metade de seu faturamento por ano.

Com isso, outros setores como hotéis e operadoras turísticas perderam em acomodações e precisaram despedir mais de 87 mil pessoas. 

Aliás, foram mais de 110 mil desempregados nesse segmento, por causa da pandemia, sem previsão de retomada ou novas oportunidades.

A solução para a pandemia começou a ocorrer a partir do final de 2020 e início de 2021 com os avanços da vacinação no planeta.

Atualmente a pandemia persiste, segundo a OMS, porém, a vacinação diminuiu drasticamente as mortes, possibilitando a reabertura da economia e novo fôlego para o mercado do turismo. 

A recuperação do mercado do turismo

Segundo a World Travel & Tourism Council (WTTC), no mundo todo, foram mais de 4,5 milhões de dólares em receitas perdidas, além de 62 milhões de desempregados no setor. 

Com a vacinação e o fim do isolamento, vemos o mercado se recuperar aos poucos, com estimativa de ganhos acima dos 233 bilhões de dólares em todo mundo no mercado do turismo.

O desemprego ainda segue sendo um fator preocupante, que deverá ser resolvido a partir do fim de 2022 e durante 2023.

Porém, o fato de não haver maiores restrições como máscaras em muitas localidades, isso abre novas oportunidades para esse mercado florescer como nunca.

Além da recuperação, muitos setores como hotéis e serviços de viagens como ecoturismo, se reinventaram com novas ideias para manter-se na pandemia e continuar após o fim dela.

Muitas empresas abriram oportunidade de visitação em outras localidades, descontos e preços melhores, além de maior preocupação com seguro-viagem e saúde.

Para esse novo tempo que a pós-pandemia irá trazer ao mercado do turismo, é fundamental ter profissionais capacitados e no próximo tópico, daremos dicas sobre isso.

5 Dicas para profissionais em turismo se prepararem para o mercado pós-pandemia

  • Valorize sua presença digital

Você percebeu que durante o isolamento da pandemia, a presença digital foi fundamental para vários setores da economia, e no turismo também.

Muitas empresas do segmento se mantiveram, porque souberam usar a presença online com vídeos nas redes sociais e posts falando sobre viagens e dicas turísticas.

Agora, com o retorno do turismo, aproveite para manter o marketing digital focado no turismo, porém, garanta que os clientes possam te encontrar para fazer suas viagens.

Tenha contatos ativos e esteja sempre ligado para atendê-los. Faça os sonhos turísticos de seus clientes se realizarem.

  • Estude e conheça a fundo seu público-alvo

Analise o público-alvo que você trabalha. É classe A, B, D? Não importa, apenas trate de assegurar que eles se sintam assistidos com qualidade e bons serviços. 

Ouça suas queixas, desenhe um plano que caiba no bolso e transmita segurança e dominância no assunto. 

Veja como fazer a viagem dos seus clientes ser algo inesquecível, uma experiência prazerosa e que gere novas visitas ainda mais agradáveis no futuro. 

  • Esteja pronto para tempos difíceis

A pandemia nos ensinou que imprevistos podem ocorrer a qualquer momento e alguns não são apenas temporários, mas destrutivos. 

Por isso, tenha sempre um capital de segurança e observe o mercado do turismo com suas projeções e principalmente perigos, para se adiantar antes das situações ocorrerem.

  • Otimize os serviços para seus clientes

Facilite a vida do seu cliente adiantando passagens aéreas, serviços e estadias, para que ele não perca tempo com burocracias. 

Esteja sempre pronto a resolver qualquer problema, garantindo que o cliente só fale para você o que ele amou de suas férias. 

  • Não deixe de se qualificar

Eis o ponto primordial para sua carreira no mercado do turismo: sua qualificação. Não esqueça de manter seu currículo atualizado e esteja pronto para aprender todo dia. 

Este setor irá aquecer nos próximos anos e precisa de bons profissionais, por isso, esteja pronto para hoje e o futuro com os cursos em turismo EW Cursos. 

 

Cursos Turismo online grátis da EW Cursos

Você percebeu que o mercado do turismo em todo país e no mundo, está voltando aos eixos, e para fazer parte de avanço, é hora de se capacitar. 

Novidades chegam para otimizar o setor, outras estratégias continuam sendo eficazes e a profissão necessita de profissionais qualificados. Qualifique-se com a EW Cursos.

Na categoria Turismo, temos 18 cursos entre idiomas e ecoturismo, que irão ajudá-lo a desenvolver-se na carreira. 

Aprenda uma língua entre Inglês, espanhol, francês e italiano. Veja como trabalhar com ecoturismo e torne-se em um profissional mais capacitado e completo.

A EW Cursos oferece cursos livres de qualidade, 100% online e gratuitos. Matricule-se e estude por até 12 meses. 

Invista em você com cursos com opção de certificado válido e aceito em todo Brasil. Não deixe seu futuro para depois com os cursos online grátis EW Cursos. 

 

 

Leia também