7 métodos de estudo para você conhecer e aderir em seu aprendizado

Se você tem encontrado dificuldade para estudar e fazer a gestão de tempo,...

Publicado segunda, 18 de julho de 2022
[Capa 7 métodos de estudo para você conhecer e aderir em seu aprendizado]

Para dar aquele UP na sua carreira, é fundamental ter métodos de estudo para conseguir estudar com qualidade. 

Os métodos de estudo, ajudam a dividir o tempo e garantir que todas as matérias e conteúdo sejam repassados por igual, para que você obtenha todo conhecimento necessário.

Mas, afinal, quais os melhores métodos de aprendizado? Se você tem encontrado dificuldade para estudar e fazer a gestão de tempo, separamos algumas dicas e métodos de estudo que serão fundamentais para sua capacitação. Confira!

O que são os métodos de estudo?

Os métodos de estudo são técnicas e estratégias que auxiliam no aprendizado de algo. Alguns métodos podem utilizar a repetição de palavras, outros fazem uso de músicas, por meio de outros recursos como vídeo, pode aprender com mais facilidade. 

Os métodos de estudo podem, inclusive, ser criados conforme sua necessidade e criatividade. Um exemplo é criar músicas ou rimas para definir palavras-chave de um determinado conteúdo para agilizar a memória. 

Qual a importância dos métodos de estudo?

Estes métodos têm o objetivo de facilitar o entendimento e a memorização mais rápida dos conteúdos estudados. 

A pessoa tende a aprender com mais rapidez, foco e organizado, além de se divertir com as muitas propostas de métodos de estudo que tornam o aprendizado mais descontraído.

Os métodos mais eficientes para estudar

Agora que você sabe o que são estes métodos e sua importância para seus estudos, veja alguns dos mais conhecidos para você aderir e facilitar seu aprendizado nos cursos online:

Método Mnemônica

Citamos este método de nome peculiar no primeiro tópico. Ele é usado para relembrar informações, através da associação de palavras e até imagens que podem se tornar rimas e até músicas. 

Um bom exemplo, é quando estamos ensinando números para crianças, associar o 0 a um ovo, o número 1 a uma caneta, o 2 a dois patinhos num lago e assim por diante. Quando crescemos, podemos seguir a mesma linha de raciocínio, utilizando paródias para memorizar conteúdos e questões mais complexas.

Técnica Pomodoro

A Técnica Pomodoro é um método de estudo que é muito usada para o trabalho no dia a dia. Essa técnica consiste em tempos cronometrados de concentração e intervalos curtos e longos depois de um determinado tempo.

A técnica é baseada nos temporizadores em formato de tomate e usada na cozinha para cozimento de alimentos. Geralmente, o tempo de concentração é de 25 a 30 minutos, com intervalos curtos de até 5 minutos e depois de uma sequência de 3 períodos de concentração, pode haver um intervalo mais longo, de 10 a 15 minutos. 

Essa técnica é muito interessante para pessoas que não conseguem manter o foco com facilidade e existem muitos plugins para PC e smartphones que podem ser instalados no celular ou computador e ajudar durante as aulas. 

Método dos testes práticos 

O uso de testes práticos é um dos métodos de estudo mais conhecidos. Consiste em refazer provas de simulados ou testes de concursos e provas vestibulares, com o intuito de analisar seu conhecimento e performance.

O teste prático é uma avaliação interessante que foca no desempenho e, também, um importante analisador de como você tem assimilado o que está estudando, sendo muito eficaz para alunos de todas as idades. 

Utilizar fichas

A utilização de fichamento é outra técnica que pode ajudar muito, principalmente pessoas que estejam a ponto de fazer entrevistas ou provas orais. 

A ideia aqui, consiste em pegar palavras-chave do conteúdo estudado e anotá-las em fichas, que podem ser guardadas dentro de uma caixa e todos os dias, retirar uma por uma e lê-las, memorizando aos poucos as passagens. 

Outra dica, é colocar as fichas dispostas lado a lado em uma parede ou lousa de recados e ter fichas com as perguntas dentro das caixas, e a cada questão retirada, você procura a resposta nas fichas dispostas a sua frente. 

Se apresentar em frente de um espelho

Eis um dos métodos mais antigos e perfeito para fazer apresentações e entrevistas. Em frente ao espelho, faça de conta que está conversando com um entrevistador ou apresentando um trabalho. 

Observe como gesticula, como fala e procure não gaguejar ou repetir muitas palavras, assim como evitar vícios de linguagem como “né”, por exemplo, que além de informal, não oferece nenhuma credibilidade ao ouvinte. 

Mapa Mental

O mapa mental é um estilo de métodos de estudo que é eficiente para orientar e através de formas visuais. 

Para fazer um mapa mental, crie um diagrama, onde no centro vai o tema do conteúdo e nas ramificações, as principais palavras-chave e frases relacionadas que auxiliam no entendimento. 

O mapa pode ser feito em qualquer folha ou numa cartolina grande e colocada numa parede ou local visível que você possa estudar todos os dias. 

Assistir filmes e ouvir músicas no idioma estudado

Se você está estudando um novo idioma como o inglês, é essencial buscar métodos de memorização e compreensão que facilitem o aprendizado.

Por exemplo, assistir filmes sem legenda, apenas ouvindo a dicção e as palavras do inglês sendo dito pelos atores, é uma maneira de se familiarizar com mais facilidade a língua. 

Outra dica é ouvir músicas e ao invés de usar a tradução ao ouvi-la, você mesmo fazer a tradução e depois comparar com o que já existe. Assim, você tornará a prática do aprendizado muito mais eficaz. 

Curso online grátis da EW Cursos

Os métodos de estudo ajudam a gerir o tempo, a se organizar e a criar etapas de aprendizado, que são essenciais para aprender qualquer tipo de curso, seja ele curso livre ou de graduação. 

Nos cursos online grátis da EW Cursos, você tem mais de 375 cursos para você escolher e que estão 100% atualizados com o mercado, com metodologia simplificada, para facilitar ainda mais seu método de estudo. 

Estude por 12 meses em cursos de curta duração e com opção de certificado válido e aceito em processos seletivos, concursos públicos, graduação e pós-graduação, além de horas complementares e estágios. Matricule-se e não deixe seu futuro para depois e invista em sua carreira com os cursos EW Cursos. 

Leia também