A importância do estudo da Microbiologia e como seguir na carreira

Para entender como é a profissão, preparamos um artigo sobre o que é a...

Publicado sexta, 19 de novembro de 2021
[Capa A importância do estudo da Microbiologia e como seguir na carreira]

A microbiologia sempre foi uma área bem presente no setor da saúde, mas ganhou maior evidência a partir de 2020, com o aparecimento da pandemia da covid 19, que só no Brasil já matou mais de 600 mil pessoas e ao menos 5 milhões em todo mundo.

A Microbiologia é o estudo dos micro-organismos, pequenos e microscópicos seres que podem se apresentar em forma de bactérias, protozoários, fungos e vírus, e muitos destes, são benéficos a saúde, porém uma grande parte são prejudiciais, trazendo riscos, inclusive fatais.

Para saber diferenciar os micro-organismos, determinar sua letalidade e até mesmo como fazer o manejo e modificação de determinados perfis, inclusive de DNA em prol da saúde das pessoas, é importantíssimo que existam profissionais qualificados nessa profissão.

Para entender como é a profissão, preparamos um artigo sobre o que é a Microbiologia, o mercado, o perfil do profissional e seu dia a dia e atribuições necessárias, e como você pode se capacitar para atuar neste setor. Confira!

O que é o estudo da Microbiologia?

Existem muitos micro-organismos, porém todos são invisíveis a olho nu, e podem trazer muitos problemas de saúde ou mesmo contribuir para ela, e para definir quais são os necessários e quais aqueles que devem ser controlados e exterminados, é que o estudo da Microbiologia foi criado.

Microbiologia vem do grego Mikros, que significa a palavra pequeno e bio e logos que provém do termo estudo da vida, portanto, Microbiologia é o estudo da vida de pequenos organismos.  A microbiologia é uma das mais de 30 habilitações na graduação dos estudantes de Biomedicina e um dos ramos mais interessantes da profissão para se especializar.

Micro-organismos: Nem todos são nocivos a nossa saúde

No pensamento popular, micro-organismos são sempre prejudiciais a saúde humana, mas não é bem assim. Muitos são necessários, como é o caso dos micro-organismos anaeróbicos, pequenos organismos que fazem a decomposição natural de substâncias, sedimentos e seres mortos.

Outro tipo de micro-organismo natural e benéfico é aquele que é encontrado no iogurte e vários derivados do leite, como os queijos, por exemplo, que se fermentam por conta da ação de micro-organismos. Vinhos, pães e cerveja, são produtos que só existem por conta da ação de micro-organismos necessários e benéficos a saúde humana.

O mercado profissional da Microbiologia

O mercado da Microbiologia tem crescido bastante nos últimos anos, já que a tecnologia em relação a saúde tem avançado consideravelmente. O diagnóstico de enfermidades associadas a bactérias e vírus tem tido um amplo investimento e surgido muitas oportunidades de trabalho nesse setor. Outra área servida pelos esforços deste profissional é a indústria farmacêutica e o microbiologista trabalha no auxílio e na criação de novos medicamentos oferecendo melhor qualidade de vida.

Mas a Microbiologia não se restringe apenas a saúde, mas também outros setores, como o da agricultura, alimentos, cosméticos e até pet. Na agricultura, a microbiologia faz a análise de terras, da água e de produtos que podem ser aplicados no solo, oferecendo tecnologia e diagnóstico de doenças com mais rapidez, neutralizando estes riscos e oferecendo mais saúde aos alimentos e evitando menos agrotóxicos.

A indústria de alimentos, o microbiologista pode fazer a análise de todos os tipos de alimentos, sejam eles de origem animal ou não, fazendo o rastreio de micro-organismos maléficos ou mesmo analisando o valor nutricional e todas as formas de tornar o alimento ainda melhor a saúde humana.

Na indústria de cosméticos, o microbiologista auxilia na criação de novas fórmulas para produtos para os cabelos, para pele e mesmo para a ingestão como vitaminas para manutenção da saúde como um todo e não somente estética.

Na indústria pet, de animais domésticos de estimação, o microbiologista se aperfeiçoa em estudos e desenvolvimento de produtos como medicamentos e vacinas para cães e gatos. Na medicina veterinária, seu ramo pode ser ampliado para outros animais sejam eles do meio rural como bois e cavalos e até mesmo os considerados exóticos.

Perfil do profissional em Microbiologia

Este profissional pode trabalhar em laboratórios, hospitais, clínicas, indústrias de alimentos e na agricultura. O perfil profissional, é de uma pessoa investigativa, que gosta de analisar, ler e buscar respostas.

O profissional em Microbiologia, também deve ser alguém crítico, comunicativo e de fácil concentração. Organizado e metódico, além de perfil questionador. Deve ser uma pessoa cuidadosa, já que lidará com muitas informações, produtos e substâncias que determinarão diagnósticos, muitas vezes decisivos a saúde.

Atribuições e dia a dia do profissional em Microbiologia

O profissional em Microbiologia tem um dia a dia de trabalho bastante desafiador e suas atribuições são:

  • Trabalhar com a fisiologia dos micro-organismos;
  • Criação de vacinas;
  • Estudos aprofundados sobre doenças, evitando epidemias;
  • O manejo correto de micro-organismos benéficos a saúde, no uso em alimentos ou produtos para sua conservação e fabricação;
  • Criação de técnicas de biossegurança para evitar pandemias;
  • Como os micro-organismos reagem aos seres humanos e, também, aos animais, e quais deles são benéficos e quais os prejudiciais e como devem ser aniquilados ou controlados, entre outras atribuições.

O microbiologista é um profissional muito necessário, pois é através dele que doenças são encontradas e a partir daí, os pacientes podem contar com tratamentos mais rápidos, eficazes e chegar à cura.

Cursos de Saúde e Bem-estar online grátis EW Cursos

A Microbiologia nunca foi tão necessária como atualmente, por isso é tão importante conhecer a profissão e se tiver o perfil, buscar a capacitação profissional para seguir na carreira.

Com o curso Microbiologia online grátis EW Cursos você aprende em 4 módulos sobre Microbiologia com foco em Bacteriologia, Protozoários, Virologia e Micologia, sobre os micro-organismos, como eles influenciam no aparecimento de doenças e como é o trabalho e dia a dia do profissional para o combate as doenças conhecidas e principalmente as mais novas.

Curso atualizado e de qualidade, só na EW Cursos. Cursos com opção de certificado válido e aceito em todo país. Não deixe seu futuro para depois e invista em sua carreira com os cursos online grátis EW Cursos. Matricule-se já!

Leia também