Comida Vegana: Os benefícios da alimentação vegana para sua saúde

Para entender melhor o que é a comida vegana e os benefícios dessa...

Publicado quinta, 05 de maio de 2022
[Capa Comida Vegana: Os benefícios da alimentação vegana para sua saúde]

A comida vegana tem se tornado cada vez mais popular, por fazer parte de uma nutrição que possui um cardápio restrito a plantas, legumes e frutas e proibido ao consumo de alimentos de origem animal.

Ao contrário dos vegetarianos que consomem ovos, leite e mel, os veganos somente reconhecem que uma alimentação pode ser saudável, desde que a base de plantas. Ao contrário do que se pensava no início, o veganismo não oferece qualquer malefício para crianças, adultos ou idosos. 

Segundo a Universidade de Florença, na Itália, veganos tem 15% menos chances de desenvolver câncer, do que pessoas que consomem carne e seus derivados. Já o British Medical Journal, destaca que a filosofia vegana diminui as taxas de glicose e colesterol, além de auxiliar na perda de peso. 

A filosofia vegana está crescendo no mundo todo, e 70% da população mundial já se diz vegana ou vegetariana e só nos Estados Unidos, houve um aumento de 600% de adeptos ao veganismo entre 2015 e 2018. 

Para entender melhor o que é a comida vegana e os benefícios dessa alimentação na sua nutrição básica para manutenção de sua saúde, confira tudo sobre este assunto agora. 

O que é Comida Vegana?

Veganismo é o termo cunhado em 1944 pelo educador inglês e ativista pelos direitos dos animais, Donald Watson, que introduziu no mundo a filosofia vegana, onde o consumo de alimentos de origem animal é banido e em seu lugar, apenas alimentos de ordem vegetal, como legumes, verduras e frutas, podem ser ingeridos. 

 O veganismo começou a se tornar popular a partir da década de 1960, tornando-se ainda mais falado e difundido atualmente. 

Diferente do vegetarianismo, que prega a alimentação sem carne, porém, faz uso de ovos e leite por exemplo, o veganismo, ainda orienta seus adeptos a não usar vestuário ou qualquer tipo de produto de origem animal, como cosméticos que tenha testagem em animais.

Quais os benefícios da Comida Vegana?

Na alimentação, o veganismo já tem sido avaliado cientificamente e muitos tem sido os benefícios da adoção de sua prática para uma vida mais saudável. Veja a seguir:

  • A comida vegana ajuda a combater problemas cardíacos- Por conter baixo nível de colesterol, o risco de infartos e entupimento de artérias é muito menor do que para as pessoas que consomem carne. 
  • Pressão arterial controlada- A hipertensão é descartada da vida dos veganos, justamente por ter um colesterol mais controlado e sempre no limite da normalidade;
  • Diminui os níveis de glicose em diabéticos- Pessoas veganas tem mais sensibilidade a insulina e mantém a glicose controlada nos diabéticos. Em pessoas não diabéticas, os níveis se mantêm normais e afasta a chance de desenvolver diabetes tipo 2;
  • Menores chances de desenvolver problemas renais- Os veganos tem menos chances de desenvolver insuficiência renal, já que fazem a substituição da carne por alimentos vegetais como a soja.

Em outras áreas que vão além da comida vegana, é importante frisar o incentivo na utilização de produtos que não tenham origem animal, como produtos em couro, substituindo por materiais sintéticos de qualidade e favorecendo o uso consciente para garantir a preservação da natureza e dos animais. 

Cuidados com a alimentação vegana 

Com a restrição total a carne na comida vegana, é preciso que a pessoa faça um acompanhamento com um nutricionista para que seja feita uma reposição nutricional.

Todos os alimentos vegetais, possuem nutrientes que podem substituir a carne, porém, é necessário mesmo com essas substituições, o uso de alguns tipos de vitaminas sintéticas para garantir a absorção correta do organismo e não haver faltas que possam comprometer a saúde. 

As vitaminas e nutrientes mais comuns nas carnes e que precisam ser repostos, são:

  • Vitamina B12, que auxilia no desenvolvimento de neurônios e no metabolismo;
  • Vitamina D, auxilia na manutenção dos ossos e da imunidade;
  • Cálcio, fundamental para fortificação dos ossos, da divisão celular e coagulação do sangue.

Tomando estes cuidados, é possível ter uma alimentação vegana completa e sem qualquer tipo de riscos a saúde a longo prazo. 

3 Dicas para iniciar no veganismo

Para começar a ser vegano, é preciso se atentar a algumas dicas importantes e que serão fundamentais para sua saúde:

  • Nem todo mundo pode ser vegano

Apesar de ser indicado para todas as pessoas, existem, sim, aqueles que possuem restrições alimentares ou passam por algum período da vida, que não podem deixar de consumir carne ou seus derivados. 

Esses casos, são pessoas com deficiência de cálcio, portadores de alguns tipos de doenças, além de mulheres que estejam amamentando. Para isso, é importante que a pessoa faça um acompanhamento com médicos e nutricionistas, com exames laboratoriais atualizados para análise de todas as possibilidades para se tornar vegano;

  • Estude sobre veganismo e leia todos os rótulos-

Pesquise bastante sobre a comida vegana e aprenda a ler os rótulos, principalmente a composição e veja se existe traços de derivados de origem animal ou o produto é um alimento de composto de carne animal. Aprenda a substituir por alimentos que são iguais e tão deliciosos quanto a carne.

  • Ser vegano não é ser radical. Desmitifique estes estereótipos

Existe uma tese que ser vegano é pagar caro nos alimentos e outra tese, diz que eles não são tão bons quanto a alimentação animal. Quanto ao preço, é possível encontrar legumes, verduras e frutas por bons preços no mercado, e muitos produtos industrializados como carne e leite de soja, com preços até mais baixos que os convencionais. 

Atualmente, temos uma infinidade de produtos saborosos que são perfeitos para combinações e substituições perfeitas, que farão qualquer adepto de um churrasco, a admitir a qualidade e a possibilidade de se tornar vegano. Pense nisso!

Curso Nutrição Básica online grátis da EW Cursos

O que achou sobre a comida vegana? Viu quantas opções de cardápio e os benefícios de seguir essa filosofia alimentar? 

Para entender melhor como o veganismo pode ser vantajoso para sua saúde a longo prazo e, se você é um profissional da nutrição e quer se especializar na área, indicando, inclusive, o veganismo com segurança a seus pacientes, faça o curso Nutrição Básica online grátis EW Cursos.

Neste curso, aprenda e atualize seus conhecimentos sobre as leis da nutrição, a classificação dos nutrientes, o que são macronutrientes, e muito mais. Curso de 50 horas e opção de certificado válido e aceito em todo Brasil. Estude com a melhor escola online gratuita, com mais de 350 cursos para você escolher. 

Torne-se em um profissional completo com a EW Cursos. Matricule-se e não deixe seu futuro para depois e invista em sua carreira com os cursos online EW Cursos. 

Leia também