A importância da saúde mental e como potencializar a sua

Neste artigo, confira a importância da saúde mental para sua vida social e...

Publicado segunda, 04 de julho de 2022
[Capa A importância da saúde mental e como potencializar a sua]

Segundo uma pesquisa recente, entre o final de 2019 até o início de 2022, a depressão aumentou 40% no Brasil. O número de brasileiros que diziam ter a doença passou de 9,6% para 13,5% até o primeiro trimestre de 2022. 

A ansiedade, outro transtorno mental que não pode ser ignorado, tem sua maior incidência no Brasil, com quase 19 milhões de pessoas afetadas. Com tantos números alarmantes, é notório que a saúde mental é fundamental para ter uma vida plena.

Mas em tempos em que as tecnologias e o mundo andam tão rápido, exigindo de nós cada vez mais capacitação e menos perda de tempo, como lidar com os momentos de fracasso, solidão e desprezo? Qual a importância da saúde mental para a vida profissional? 

Neste artigo, confira a importância da saúde mental para sua vida social e principalmente profissional e dicas necessárias para potencializar sua inteligência emocional e garantir uma mente e corpo são para conquistar uma vida com mais qualidade. 

O que é Saúde mental?

A saúde mental é o bem-estar mental e psíquico, além do emocional de uma pessoa e este aspecto não deve ser buscado apenas por pessoas com transtornos psicológicos, mas por qualquer pessoa que visa ter qualidade de vida. 

Por mais importante que seja cuidar da saúde física, como fazer checkup anuais, se alimentar bem e fazer exercícios, é fundamental ter uma vida mental e emocional equilibrada, pois grande parte dos problemas que somos acometidos começam na mente. 

Segundo um artigo publicado no site UOL e com fontes de estudo da USP e FAMERP/USP, a somatização é quando a mente humana gera preocupações e tensões além do normal e que desencadeiam respostas físicas como dores de cabeça, enjoos e palpitações.

Se não tratado, a somatização pode causar e agravar transtornos como ansiedade e depressão, citados no início deste post, além de favorecer outras doenças mentais e físicas a médio e longo prazo. 

Qual a importância de ter uma mente saudável?

Como foi citado no tópico anterior, a saúde mental é essencial para uma vida completa e plena, pois qualquer desiquilíbrio, pode causar transtornos que afetam todas as áreas da vida. 

Uma dessas áreas é a profissional, que obriga muitas pessoas a manter empregos com alta carga de trabalho e superiores abusadores, por causa de um salário garantido mensalmente. 

O problema, é quando os empregos são a causa dos transtornos emocionais, como é o caso da Síndrome de Burnout. Segundo pesquisa, o Brasil é o segundo país com mais casos de Burnout no mundo, onde 1 em cada 3 trabalhadores apresentam desgaste mental e físico por um trabalho extenuante e mentalmente desencorajador. 

Portanto, a saúde mental deve ser mais do que apenas tema de palestras e uma teórica empresarial, mas deve ser levado a sério para garantir a qualidade de vida dos funcionários que influenciará positivamente na produtividade da empresa. 

5 Dicas para potencializar sua saúde mental 

E agora que você sabe que sua saúde mental precisa ter cuidados especiais, principalmente se até aqui você ainda não tinha levado o assunto tão a sério, veja a seguir algumas dicas para potencializar a sua mente e mantê-la saudável diante das adversidades e desafios da vida:

  1. Organize-se- Mantenha um estilo de vida onde tudo o que for fazer tenha planejamento, com horários e ocupações bem definidas para não se perder e nem acabar fazendo coisa demais, perdendo a qualidade de vida.
  2. Durma bem- Procure ter o hábito de dormir de 7 a 8 horas de sono por noite, pois o sono tem fator determinante em sua saúde mental. 

Quanto menos dormimos, maiores as chances de desenvolvermos estafa, falta de concentração durante o dia, além de dores de cabeça e mau humor, o que causa um desiquilíbrio mental grande e favorece transtornos como ansiedade e depressão. 

  1. Se alimente direito e faça atividade física- Comer bem e fazer exercícios físicos é a praxe para uma vida de qualidade, e na saúde mental não é diferente. 

Comendo os alimentos corretos, você potencialize a satisfação mental e com os exercícios em uma academia, por exemplo, tem mais facilidade de se aproximar de outras pessoas e ter uma vida social mais ativa. Aproveite esses momentos para rir e interagir, o que é ótimo para sua saúde emocional.

  1. Foque também no lazer mental- Sabe jogos de tabuleiro, jogos online e lazer em família? São tipos de divertimentos que ajudam muito na saúde mental. Além do emocional ficar mais em alta, deixa a mente afiada e concentrada para o trabalho e a vida cotidiana. 
  2. Procure ajuda profissional- Assim como procuramos um médico a qualquer dor ou incômodo no corpo, a saúde mental requer cuidados com profissionais como psicólogos e psiquiatras. 

Se tem percebido uma apatia fora do comum, cansaço maior do que o normal, além de desânimo e vontade de se isolar, pode ser o início de uma depressão, e se os sintomas ainda têm dores de cabeça, nervosismo e suor frio diante de situações difíceis, pode ser a ansiedade. 

Não tenha receio de buscar estes profissionais e descarte o pensamento preconceituoso que eles tratam apenas pessoas com doenças mentais graves. Eles são capacitados para auxiliar em qualquer tipo de dificuldade e transtorno mental e podem te ajudar a reequilibrar tudo em sua vida. 

Cursos Psicologia online grátis da EW Cursos

É preciso falar cada vez mais sobre a importância da saúde mental e cuidar da mente para garantir uma vida saudável em todos os quesitos. 

Para profissionais, estudantes e pessoas que precisam de auxílio psicológico e querem conhecer cada vez melhor como seu cérebro funciona e assim, melhorar sua saúde mental, os cursos da área de Psicologia da EW Cursos são perfeitos e o melhor: 100% online e gratuitos. 

Cursos sobre inteligência emocional, Psicanálise, doenças psicossomáticas, automotivação e muito mais, importantes para o crescimento de profissionais e do autoconhecimento em pacientes e estudantes. 

Na EW Cursos, aprenda o melhor conteúdo e atualize seus conhecimentos com opção de certificado válido e aceito em todo país. São mais de 370 cursos para você escolher e potencializar seu currículo. 

Torne-se em um profissional completo com a EW Cursos. Matricule-se e não deixe seu futuro para depois e invista em sua carreira com os cursos online EW Cursos. 

Leia também