7 dicas importantes para se dar bem no primeiro emprego

Nesse artigo, daremos dicas para você que está em busca do primeiro emprego e...

Publicado terça, 28 de junho de 2022
[Capa 7 dicas importantes para se dar bem no primeiro emprego]

Segundo o IPEA- Instituto de Pesquisa Econômica, o desemprego no Brasil caiu consideravelmente em abril de 2022, chegando aos 9,4%, o menor índice desde 2015. Atualmente, mais de 97 milhões de pessoas estão trabalhando com carteira assinada no país.

Apesar do bom indicador de crescimento, ainda é pequeno os incentivos quanto a jovens que estão em busca do seu primeiro emprego. Em uma pesquisa de 2019, o jovem brasileiro só consegue atingir o trabalho com carteira assinada por volta dos 28 anos. Até aí, os empregos geralmente se restringem a oportunidades sem registro e temporários. 

Para que essa realidade passe a ser algo cada vez menos incerto e os jovens no Brasil consigam boas oportunidades em uma idade cada vez mais tenra, para ganhar mais experiência e melhores oportunidades, é preciso seguir algumas regras do mercado de trabalho.

Nesse artigo, daremos dicas para você que está em busca do primeiro emprego e precisa de uma grande oportunidade para uma carreira de sucesso. Confira agora como se dar bem em sua vida profissional. 

Construa um bom currículo

Um bom currículo faz com que qualquer empresa se interesse por você como profissional, mas como fazê-lo quando não se tem experiência?

Nesse caso, é fundamental focar em suas habilidades e conhecimentos e principalmente qualificação como cursos online e cursos livres, que fazem uma grande diferença em um bom currículo, principalmente de jovens sem experiência. 

Outro ponto é ter um documento bem-organizado, sem erros de digitação e gramática, além de uma formatação bem coesa, com dados pessoais como nome, idade e contatos principais e logo depois, os objetivos profissionais.

A partir daí, é hora de focar na formação acadêmica e nos cursos extracurriculares, e colocar todo tipo de habilidade e conhecimento, além de trabalhos voluntários, que fazem uma grande diferença para os recrutadores. 

Prepare-se para a entrevista

Depois de ter um bom currículo, é hora de ter uma apresentação impecável na entrevista de emprego, e pra impressionar, é preciso seguir algumas dicas para não errar:

  • Treine a entrevista em casa com os familiares e amigos e reforce sozinho na frente de um espelho;
  • Use fichas para escrever respostas a possíveis perguntas que o recrutador pode fazer e coloque a sua frente e leia como se estivesse falando com alguém;
  • Quando for avisado da entrevista, pergunte qual será a roupa utilizada, pois cada profissão tem um perfil. Algumas profissões são mais casuais, outras formais e é preciso saber como deverá se portar para o dia da visita;
  • Seja gentil e educado. Sorria e controle a ansiedade;
  • Olhe nos olhos do entrevistador, se concentre em suas perguntas e responda todas com segurança.

Sempre fale a verdade

Pode parecer óbvio, mas existem muitas pessoas que acham que contar uma pequena mentira ou omitir algo não fará mal algum com sua imagem na hora da entrevista ou mesmo no currículo.

Mas os ditados a “mentira tem perna curta” e “a mentira não fica enterrada por muito tempo”, são situações reais que é melhor evitar. Sempre fale a verdade, pois a empresa sempre terá meios de descobrir possíveis deslizes de caráter. Cuidado!

Fique atento ao que posta nas redes sociais

As redes sociais tem sido muito utilizadas pelas empresas para analisar o que os seus profissionais pensam ou costumam interagir e isso pode ser uma forma de descobrir como uma pessoa age ou opina sobre milhares de assuntos diferentes, entre eles, situações que dizem muito sobre o caráter de uma pessoa. 

Para a vida profissional é fundamental que você esteja atento ao que posta no seu dia a dia, pois isso pode trazer problemas em sua vida no trabalho e até impedir uma oportunidade. Fique ligado!

Defina bons relacionamentos acadêmicos e profissionais 

Ter bons relacionamentos acadêmicos são fundamentais para que isso reverbere em sua vida profissional. 

Conheça seus professores, busque contatos que possam te ajudar a conquistar novas oportunidades e esteja sempre disposto a aprender. 

Assim que estiver empregado, mantenha esse bom relacionamento com seus colegas e superiores, para independente de continuar nesta empresa a longo prazo, você seja um profissional reconhecido no futuro e com boas recomendações que vão estruturar seu caráter como bom colaborador. 

Aprenda a ouvir não e feedbacks negativos

É, nem tudo será flores em sua caminhada profissional. Vai ter dias que um chefe irá chamar sua atenção e até reclamar de uma atitude que ele não gostou. Pode ser que um trabalho que não ficou legal, seja o motivo de um questionamento e você deverá saber como lidar com isso.

Aprender a ouvir não é algo que aprendemos desde criança, mas muitos de nós não tiveram isso, e podem encontrar mais dificuldade com isso. Do mesmo modo são os feedbacks negativos, que podem ser críticas ao seu trabalho que você deve sempre ver como um incentivo a melhorar o que sabe e sempre disposto a aprender mais. 

Sempre invista em qualificação profissional 

A qualificação profissional é o que fará a grande diferença em seu currículo, além de seu talento na entrevista, por isso, tenha um currículo recheado de cursos em informática, na área que você busca se profissionalizar e algumas áreas de conhecimento que podem auxiliar em sua carreira. 

Os cursos online são formas muito inteligentes para conquistar esse aprendizado e conhecimento necessário, e na EW Cursos, você estuda com o melhor conteúdo e tudo gratuito. São mais de 370 cursos que você estuda no seu ritmo e com opção de certificado válido

Cursos online grátis da EW Cursos

Para se dar bem de verdade em sua carreira, é fundamental ter qualificação profissional comprovada, pois isso que vai mudar seu futuro.

Faça cursos online grátis da EW Cursos. Com nossos cursos, você estará mais bem preparado para o mercado, pois aqui, você encontra mais de 370 cursos 100% online, gratuitos e com opção de certificado válido e aceito em todo país. 

Potencialize seu currículo com nossos cursos e torne-se em um profissional requisitado no mercado. Matricule-se e não deixe seu futuro para depois e invista em sua carreira com os cursos online EW Cursos.

Leia também