5 Dicas para uma análise de crédito mais eficiente

Neste artigo, falaremos sobre 5 dicas para uma análise de crédito mais...

Publicado quarta, 21 de julho de 2021
[Capa 5 Dicas para uma análise de crédito mais eficiente ]

Uma empresa de sucesso é uma empresa com uma análise de crédito eficiente. Com cuidado a esse ponto, é possível reduzir inadimplência, dar mais segurança a fornecedores e manter um relacionamento mais estreito com os clientes, criando uma parceria mais sólida e fidelizada.

Muitas empresas sofrem para manter as contas em dia, por conta dos inúmeros problemas com crédito de muitos de seus clientes. Para evitar essas situações, as empresas precisam mudar sua forma de se relacionar e negociar com seus clientes, e isso, inclusive, engloba a cobrança, que deve ser outro ponto que merece atenção e cuidado para não se tornar em um tipo de importunação ao consumidor.

Neste artigo, falaremos sobre 5 dicas para uma análise de crédito mais eficiente que serão excelentes para que sua empresa continue crescendo e seus clientes se mantenham fiéis a seus produtos e serviços, sem dores de cabeça para ambos os lados tanto em pagamentos e sem cobranças desnecessárias.

Tenha um relacionamento estreito, amigável e atualizado com seus clientes

Os clientes de hoje são bem diferentes dos consumidores do século passado: com o advento da internet, ficaram mais exigentes, interagem mais quanto a preço, qualidade e condições como benefícios e querem se sentir únicos, serem bem atendidos e reconhecidos pela empresa que compram produtos e serviços.

Por isso a primeira dica, é manter um bom relacionamento com seus clientes, que seja amigável e estreito para falar a mesma língua, chamá-lo pelo nome e assim criar um vínculo que faça com que ele se sinta confortável e querido.

Outro ponto que é importante frisar e que faz parte desse relacionamento único é a atualização do cadastro. A cada 6 meses ou 12 meses, oriente seus clientes a fazer a atualização do cadastro pessoal, pois mudanças de endereço, telefone e-mail, podem ser fundamentais para auxiliar sua empresa a encontrar o cliente, tratá-lo como ele quer e merece e oferecer-lhe as novidades de seu negócio.

Tenha uma política de crédito eficiente

Antes de oferecer crédito, é preciso garantir que seu negócio terá condições de dar este serviço e mais do que isso, de se manter, principalmente se preparando para situações de inadimplência.

Portanto, esta dica é relacionada a segurança do negócio e muitas empresas não definem sua política com cuidado, como avaliação do fluxo de caixa ou as reais condições do cliente, e aí depois do crédito concedido, quando ocorre problemas como inadimplência, a situação da empresa pode ficar séria.

Então desenhe um plano e política de crédito que evite a todo custo que a empresa sofra com as questões do cliente e tenha para si as vantagens para oferecer condições que regularizem a dívida e mantenha a operação da empresa normalizada.

Seja uma empresa com várias linhas de contato com o cliente

Antigamente, a única forma de manter um contato irrestrito com o cliente era através do telefone, mas hoje existem tantas formas como e-mail, mensageiros como WhatsApp, SMS, aplicativos em vídeo como Meet do Google, chat no site e aplicativo e enfim, várias formas para não perder o foco no cliente.

Por isso, busque sempre manter o contato por estas linhas de contato, pois isto não é só importante para o relacionamento, principalmente quando o cliente está devendo, por exemplo, e precisa haver negociações, mas para quando ele precisa conversar sobre algo relacionado a seu serviço ou produto e isso indo além do usual SAC.

Cuidado com a cobrança excessiva e promova sempre o diálogo e negociação

Ligar diariamente, toda hora, de números diferentes e chegando a incomodar o cliente, é uma das maiores reclamações de órgãos como o PROCON e sites como o Reclame Aqui. Para termos uma ideia da seriedade dessa situação, muitas empresas são obrigadas a pagar indenizações a clientes que não hesitam em entrar na justiça com acusações de abuso de cobranças até indevidas.

Portanto, cuidado com a gestão de cobrança de sua equipe e alinhe de maneira que não seja nada além do normal e que cause incômodo e passe dos limites. O cliente sabe que está devendo e sim, deve ser lembrado do fato, mas nada que seja uma imposição que assedia e abuse de seus direitos.

Oriente a equipe a fazer atendimentos por várias linhas de contato, inclusive por telegrama e caso não haja contato do cliente pelo prazo mínimo imposto pela lei e segundo a política da empresa, então somente deverá ser feita a colocação do nome do cliente nos programas de proteção ao crédito. Tenha esse cuidado para não ultrapassar os limites da lei a seu favor e muito menos a do cliente devedor.

É preciso dar limite ao crédito para evitar problemas

 Essa história de cartão sem limites não existe e nem funciona. Para uma empresa continuar crescendo e dando certo com seus clientes, ela precisa estar bem alinhada não só com sua política de crédito, mas também de concessão dele.

O valor que será oferecido deve ser calculado e consciente, conforme a realidade do cliente para que não haja inadimplência futura. Pedido de imposto de renda, e qualquer tipo de comprovação de renda, é importante para ser determinado o valor limite a ser concedido e tudo dentro de uma segurança para ambos os lados.

Análise de Crédito e cobrança EW Cursos

Dicas infalíveis para qualquer negócio, não é? A Análise de Crédito e Cobrança é uma área de suma importância que toda empresa precisa e necessita de profissionais que saibam como conversar com o cliente para mantê-lo satisfeito, mas também em dia com suas responsabilidades financeiras.

Por isso o curso Análise de Crédito online gratuito EW Cursos é importante, pois ele prepara jovens e adultos para trabalhar com o público e no relacionamento do cliente para manter a inadimplência em seus níveis mais baixos e o faturamento sempre no alto.

O curso possui conteúdo de qualidade e atualizado, recursos modernos e plataforma intuitiva, com opção de certificado válido em todo Brasil. Matricule-se agora e não deixe seu futuro para depois investindo em você com os cursos EW Cursos.  

Leia também