Você sabia que 7 em cada 10 pessoas preferem pagar um produto mais caro, só por causa do bom atendimento? Que para 61% dos consumidores, o preço e a qualidade de um produto se tornam irrelevante, quando são bem atendidos? E pasme: um consumidor insatisfeito com o atendimento, pode contar para até uma média de 15 pessoas sobre sua experiência ruim com um produto, serviço ou marca?
É, estas pesquisas recentes só evidenciam o que toda boa empresa já sabe: garantir um bom atendimento, pode fazê-la crescer, muito mais do que bons produtos e preço competitivo. O bom atendimento faz maravilhas para qualquer negócio, e estar atento a sempre atender melhor deve ser o foco das empresas do futuro.
Neste artigo, falaremos sobre o Atendimento ao Cliente: 7 Dicas para atender mais e melhor, como vale a pena investir no bom atendimento e como o profissional de vendas pode se capacitar para ser um atendente e vendedor mais eficiente.
Seja carismático, atento e verdadeiro sempre
Segundo uma pesquisa de 2017, 89% dos clientes valorizam o atendimento humano, e não estamos falando apenas da pessoa em si, mas de serem tratados como pessoas e não algo automatizado e que parece que foi feito um treinamento com robôs.
As pessoas querem ser atendidas por pessoas e bem, obtendo um sorriso e atenção a sua necessidade. Além disso, a verdade e sinceridade do vendedor também é determinante para o cliente optar pelo produto ou serviço oferecido. Outra pesquisa inclusive, mostrou que 30% dos consumidores dão total valor a um vendedor amigável e tem mais chance de voltar a comprar, só por causa desse bom atendimento.
Demonstre ao cliente domínio sobre o que vende
Segundo estudo, 75% dos consumidores preferem comprar em um local, seja físico ou online, onde se sintam confortáveis e que o ambiente seja agradável, onde os vendedores saibam o que vendem e falam a mesma língua do cliente.
Seja uma loja de roupas ou de peças para carros, o cliente quer conversar com um atendente que entenda um pouco sobre o que vende. Conhecer diferentes tipos de tecidos, quais as cores da moda e que aquela peça pode aumentar a potência do carro em tantos %, são exemplos de conhecimentos que farão o cliente se sentir mais a vontade para comprar.
Valorize os clientes fiéis
Eis um dos grandes erros das empresas: não reter clientes, pois não valorizam o cuidado que esses consumidores merecem. Uma pesquisa incrível chegou à conclusão que é de 5 até 25 vezes mais caro conquistar um novo cliente, do que manter um cliente assíduo!
A pós-venda tem que deixar de ser um ponto sem importância para as empresas. Vejam que as pesquisas mostram claramente que os clientes querem ser respeitados não só quando compram, mas sempre para continuar comprando.
É importantíssimo que as empresas estejam atentas ao cliente recorrente, dando o verdadeiro valor que eles precisam. Descontos, alguns mimos de vez em quando e uma relação mais humana e íntima no abordá-lo, passa a sensação de uma parceria, então invistam nesses pontos para ganhar mais confiança.
Seja paciente e faça o possível para resolver o problema do cliente
E quando o cliente liga, manda aquela mensagem bem mal-educada ou vai pessoalmente a loja reclamando de um produto ou serviço, o que o atendente e vendedor devem fazer? Discutir com ele? Expulsá-lo? Dizer que isso não é problema deles, agora que a venda foi concluída?
Não, lógico que não. A obrigação da empresa é mostrar ao cliente que está lá quando ele precisar, inclusive depois da compra feita. A empresa não deve abandoná-lo, mas dar total suporte e que se sobrepõem, inclusive, a garantia.
Seja qual for o problema, muitos clientes se exaltam, ofendem e o vendedor deve saber lidar com a situação, buscando resolver o problema e passando calma ao consumidor. É importantíssimo que o cliente se sinta atendido com respeito e sua queixa levada a sério, pois isso poderá ser decisivo para uma nova compra.
Nem sempre o cliente tem razão, então deixe claro os limites
Aquela máxima de que o cliente sempre terá razão não é verdade...terá momentos que ele exigirá coisas e situações que estarão fora da realidade financeira da empresa e mesmo do que normalmente é praticado no mercado, inclusive acima da lei, e aí a empresa deve se impor.
Não é questão de perder clientes, mas de deixar de atender um cliente ruim que pode trazer problemas e levantar questões que possam atacar a credibilidade da empresa. Então é de suma importância que os limites sejam colocados desde o início para que tanto a empresa quanto o cliente estejam assegurados e não haja excessos de nenhum dos lados.
Capacitação profissional para vendedores e atendentes, faz toda diferença
Com tantas dicas importantes, o profissional que trabalha como vendedor e atendente precisa ir além disso, precisa se capacitar para aprender técnicas novas, como abordar os clientes e fidelizá-los, para continuar vendendo com mais qualidade.
Uma empresa séria sempre fará o treinamento e capacitação de seus trabalhadores, mas também irá incentivar os estudos e preparo desses profissionais. Na busca de incrementar seu currículo, faça cursos livres, que além de serem de curta duração, ainda possuem certificação e conteúdo que irá potencializar seus conhecimentos e ajudar no crescimento profissional.
Atendimento ao Cliente EW Cursos
Dicas valiosas não é verdade? Sua empresa tem tudo para decolar depois dessas sugestões e para quem está em busca de uma oportunidade no mercado de vendas, já sabe como começar e se diferenciar dos demais, oferecendo atendimento especial.
O curso Atendimento ao Cliente online grátis EW Cursos, é um curso que trata sobre as principais dicas e os temas mais importantes sobre como vender sempre e visando a qualidade do atendimento.
Além disso, são mais de 10 curso online gratuitos da categoria Marketing e Vendas para você estudar e complementar ainda mais seu currículo. Matricule-se já no curso Atendimento ao Cliente e não deixe seu futuro para depois, invista em sua carreira com a EW Cursos!