As carreiras mais buscadas na área da Logística

Neste post, conheça sobre o setor logístico, sua história e como tem sido seu...

Publicado quinta, 13 de outubro de 2022
[Capa As carreiras mais buscadas na área da Logística]

A área da Logística tem evoluído muito nos últimos anos, se tornando um dos setores com os melhores salários e oportunidade de crescimento profissional.

Em 2021, o transporte de carga no país teve um aumento de 38% comparado com 2020, com faturamento de mais de 3 trilhões em relação ao ano anterior. 

Além de ser uma área com profissionais qualificados, a área de Logística é uma das poucas que não exige faculdade para se tornar um bom profissional, além de ter muitas oportunidades em inúmeros setores diferentes. 

Neste post, conheça um pouco sobre o setor logístico, sua história no país e como tem sido seu crescimento, com as 6 carreiras mais procuradas e de maior sucesso nesse mercado. 

História da área da logística no Brasil

Quando o Brasil era uma nação basicamente agrária, a Logística já acontecia. Nas primeiras décadas do século 20, o transporte de alimentos e produtos do campo para os pequenos mercados nas capitais e cidades já era uma realidade.

Sem tecnologia e grandes planejamentos, a Logística de empresas de transportes já atuavam no atendimento de pequenos aos grandes produtores do campo, até os empresários nas cidades. 

Por volta da década de 1940, a Logística teve um avanço em seu desempenho, impulsionado pela segunda guerra mundial. 

Durante 40 anos, o setor logístico se manteve em amplo crescimento, mas foi a partir da década de 1980, que os avanços tecnológicos iniciaram seu processo de evolução na área.

Com ampliação nos recursos, otimização dos processos e maior eficiência na redução de custos. 

Atualmente, estamos vivendo o advento da Logística 4.0, que oferece frete mais rápidos, análise dos dados com mais eficiência, melhoria no controle das cadeias de suprimento, além de gestão de frota e automatização de operações com maior performance. 

Esse mercado necessitará de cada vez mais profissionais qualificados e a seguir, listaremos algumas áreas profissionais que serão boas opções para seu futuro profissional. 

As carreiras da área da logística mais procuradas do mercado 

Para atuar nesse mercado, é preciso estar bem qualificado. Com os cursos EW Cursos na área Logística, você terá um norte certo em sua carreira. Confira alguns cursos que você pode fazer:

  • Noções de Logística

Antes de tudo, é preciso compreender como funciona a Logística, seus pontos básicos e iniciais, além da atividade em si.

Neste curso de Noções de Logística, o aluno terá conhecimento básico sobre o assunto, entendendo sobre a interrelação com os setores como compras e movimentação, até planejamento e programação. 

  • Estratégia de Logística

As estratégias de logística, são os pontos principais que fazem a grande diferença no dia a dia do profissional dessa área. 

É a partir de processos mais curtos e com menos custo, que é o setor acaba tendo crescimento e avança em tecnologia. 

No curso Estratégia de Logística, o aluno terá contato com aulas como Sistemas logísticos, Gestão da cadeia de suprimentos, além de logística empresarial e reversa. 

  • Agenciamento Portuário

A gestão de portos é uma área de grandes movimentações de cargas, tanto para importação como exportação. 

Para que tudo funcione corretamente, o gestor de portos deve estar atento aos processos relacionados. 

Por isso, o curso Agenciamento Portuário, garante a administração correta de um porto, garantindo as operações portuárias, suprimentos e reparos, além do planejamento e manutenção. 

  • Logística Internacional

O profissional que trabalha na Logística Internacional, deve ter seu foco voltado para gestão no relacionamento entre compra e venda de produtos e serviços entre países. 

Neste curso, o aluno aprenderá como funciona a relação e o gerenciamento entre a importação e exportação de mercadorias, por todos os tipos de transportes existentes. 

O curso tem aulas, como: O que é logística internacional, o que é comércio exterior, como importar-tratamentos administrativos, como importar-código NCM, exportação entre outros. 

  • Gestão da Produção

A área de produção precisa sempre de profissionais que a venham gerir com responsabilidade, tornando os processos mais ágeis, melhores e com custo reduzido.

Com o curso Gestão da Produção, o profissional terá a base necessária para atuar nessa atividade. 

Aprenda conceitos importantes como: Fundamentos da gestão de produção, tipos de operações nos projetos com suas aplicações, determinando o layout físico produtivo e tipos de layout, além de PCP-Previsão da Demanda e Eficiência produtiva. 

  • Distribuição e Logística

A cadeia de suprimentos com sua distribuição de mercadorias de forma precisa, passa pela Distribuição e Logística.

Desde que o cliente pede um produto até o recebê-lo, existem etapas num longo processo para que a mercadoria seja entregue no prazo e com qualidade. 

Neste curso, o aluno aprende Sistema de informações logístico, Marketing Logístico, Estratégia de transporte, Controle de estoque, entre outros. 

Projeções do setor logístico para o futuro

Esse é um setor com altos ganhos e crescimento constante nos próximos anos. Segundo a Abdib- Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base, o setor terá investimento de mais de 124 bilhões até 2026. 

As áreas beneficiadas serão a rodoviária, de portos, ferrovias, aeroportos e mobilidade urbana. No Brasil atualmente, segundo o LinkedIn, são mais de 23 mil vagas disponíveis.

Além disso, as tendências de tecnologia industrial e informática nessa área, terão crescimentos que exigirão cada vez mais, profissionais qualificados e você pode ser um deles se começar a se preparar agora!

Curso de Logística online grátis da EW Cursos

A Logística é uma área que mostra crescimento vertiginoso nos próximos anos, mas precisa de profissionais capacitados, para oferecer serviço de qualidade aos clientes. 

Se você busca uma área que te ofereça boas oportunidades, o setor Logístico é uma grande aposta para sua carreira profissional. 

Com 20 cursos online gratuitos, a EW Cursos oferece na categoria Logística, toda base educacional e de capacitação para você iniciar nesse setor profissional. 

A EW Cursos é uma escola online com mais de 10 anos de história e mais de 50 mil alunos formados. 

São mais de 430 cursos livres para você escolher e tornar seu currículo muito mais interessante para o mercado de trabalho.

Mude sua vida e carreira com cursos com opção de certificado válido em aceito em todo país. Não deixe seu futuro para depois e invista em você com os cursos EW Cursos. 

 

 

 

Leia também