fazer login

Fluxo de Caixa: Como fazer e dicas de Finanças para seu negócio

Fluxo de Caixa é todo dinheiro que a empresa movimenta, seja em ganhos como...

Publicado segunda, 15 de fevereiro de 2021
[Capa Fluxo de Caixa: Como fazer e dicas de Finanças para seu negócio]

Fluxo de Caixa é todo dinheiro que a empresa movimenta, seja em ganhos como venda de produtos, até em gastos como pagamento de funcionários e outros custos, tanto fixos como não.

Com auxílio de uma planilha fluxo de caixa, é possível fazer este controle com exatidão, garantindo um fluxo de caixa financeiro muito mais claro e fiel ao patrimônio, auxiliando no crescimento da empresa a médio e longo prazo.

Aprenda neste artigo, como fazer um fluxo de caixa simples e eficiente e confira dicas de finanças para seu negócio crescer e tornar-se referência no mercado.

O que é Fluxo de Caixa

A organização financeira é fundamental para o funcionamento de uma empresa, e o Fluxo de Caixa é um dos grandes aliados do crescimento do negócio.

O Fluxo de Caixa é o dinheiro que entra e sai da empresa, como já foi citado na introdução do artigo, porém, mais do que somente um conceito, o Fluxo de Caixa é muito mais profundo do que se imagina.

É através dele que o empreendedor pode ter uma ideia da saúde do negócio, como por exemplo, quando é a hora de fazer investimentos, de guardar dinheiro ou simplesmente apertar os cintos, por conta de uma crise.

Aliás, o fluxo de caixa consegue prever crises financeiras, dando ao empreendedor sinais de quando o negócio não vai bem ou quando será preciso fazer intervenções importantes. O Fluxo de caixa possui dois tipos de análise: o controle de fluxo de caixa e o próprio fluxo.

O Controle de Caixa é uma análise diária ou semanalmente e estabelece os ganhos, perdas ou custos daquele período.

O Fluxo por sua vez, é focado em períodos totais como u ano inteiro, por exemplo, e, também, dá uma visão mais abrangente do negócio.

Como é feito o Fluxo de Caixa

O Fluxo de Caixa geralmente revela a verdadeira “cara”do negócio, ou seja, como realmente está sua saúde, para determinar um planejamento de um crescimento a médio e longo prazo.

O fluxo de caixa requer que todas as despesas e receitas sejam registradas, independente se o ganho ou perca foi muito pequena. Assim, o empreendedor consegue perceber erros e para onde o dinheiro está indo e como isso está sendo positivo para o negócio.

Por exemplo, em uma loja virtual, um empreendedor pode fazer uma promoção na busca de aumentar vendas e acabou vendendo 25% a mais do que o normal, porém, com o fluxo de caixa sendo feito, percebeu que os gastos foram iguais aos ganhos, ou seja, nenhum lucro.

Assim, o empresário pôde perceber que a estratégia não foi a mais acertada no momento, que diminuir o preço de alguns produtos e elevar outros, poderia ter sido melhor, para manter os ganhos e garantir no futuro, uma promoção mais promissora.

Geralmente, empresas pequenas usam planilhas fluxo de caixa, mas já é possível para esses pequenos negócios, serviços de gestão como os que são praticados em grandes empresas e que além de serem otimizados, ainda geram relatórios simplificados, facilitando as tomadas de decisões. 

Dicas financeiras para o negócio prosperar

Com um fluxo de caixa bem desenhado, o empreendedor tem mais clara a situação do negócio e como deve agir. Além disso, ele não pode se esquecer de algumas atitudes que fazem toda diferença durante o processo:

 - Ter um pro labore

Pro labore é o salário do empreendedor. Como proprietário do negócio, é comum- principalmente nas pequenas empresas- o empresário misturar o dinheiro destinado a empresa com o dinheiro pessoal.

Este erro pode não ser tão claro quando os ganhos são baixos, mas quanto mais a empresa cresce, se torna mais necessário que o empresário tenha um valor específico para seus gastos pessoais e outro para investir na empresa, para não cair no perigo de ficar sem dinheiro para o negócio quando ele mais precisa.

 - Desenvolver um plano estratégico

Eis um dos grandes benefícios do Fluxo de Caixa, que é facilitar as tomadas de decisões e consequentemente a criação de um plano estratégico realmente eficiente. O plano ou planejamento estratégico é marcado por um objetivo e todos os caminhos que serão necessários para atingi-lo.

Dessa forma, o empreendedor sabe exatamente o que será necessário fazer para alcançar tal objetivo, inclusive, se adequando ao planejamento ou modificando metas, quando essas não surtem o efeito esperado.

Ou seja, o planejamento precisa estar sendo constantemente avaliado e modificado para que o objetivo seja alcançado com sucesso, dentro do prazo estimado inicialmente.

- Definir os valores para cada setor

Os setores da empresa precisam de atenção financeira e por isso é preciso destacar quais os valores para cada um.

Essa separação de valores é importante, pois evita que falte dinheiro para uma área, enquanto outra recebe investimentos em demasia. Além disso, com tudo bem definido, geralmente não acontece imprevistos como falta de recursos.

- Conte apenas com o dinheiro disponível

Eis um erro comum: contar com ganhos futuros e, que já até já foram computados, mas ainda não entraram de fato na empresa. Muitos imprevistos podem acontecer como erros de transferência, o valor estar errado e até atrasos.

Por isso é preciso estar preparado para essas situações e sempre ter as contas em dia e de preferência, dinheiro sobrando para mudanças de planos ou de problemas com inadimplência, por exemplo.

- Manter o fluxo de caixa sempre atualizado

Enquanto muitas empresas mantém o controle de caixa sempre atual, nem sempre se atentam para fazer o mesmo com o fluxo. Este erro pode custar a empresa ou seu crescimento, por vezes, atrasando o sucesso do negócio.

Manter o fluxo de caixa atualizado, por exemplo, mensalmente, ajuda a observar possíveis gastos desnecessários nos 30 dias anteriores e quais atitudes que podem ser tomadas para economizar nos 30 dias seguintes.

Fluxo de Caixa EW Cursos

 Seja um profissional ou empreendedor, em uma empresa, é preciso conhecer várias áreas de gestão, e uma delas é o Fluxo de Caixa, fundamental para manter o negócio em pé.

Com o curso online Fluxo de Caixa EW Cursos, o aluno tem o conhecimento apurado sobre o assunto e pode gerenciar a empresa com mais sucesso, pois aprende a calcular todos os ganhos, perdas e custos que o negócio gera, criando novas estratégias para a empresa escalonar com mais segurança e representatividade no mercado.

Matricule-se agora no curso Fluxo de Caixa e torne-se um expert no assunto, vendo sua empresa crescendo mais e muito melhor. Curso gratuito com certificado e 100% online é com a EW Cursos!

Leia também