O que é Growth Hacking? Como impulsionar o marketing digital

No atual marketing digital, esse termo tem sido muito utilizado para criar...

Publicado segunda, 02 de maio de 2022
[Capa O que é Growth Hacking? Como impulsionar o marketing digital]

Quando vemos empresas de sucesso, que geram milhões todos os anos, pensamos que elas já começaram assim, mas não. Foi preciso muitos anos de trabalho duro e o uso de métodos de tentativa e erro, para ver os primeiros faturamentos reais.

E essa tentativa e erro tem um nome: Growth Hacking, termo em inglês que significa atalho de crescimento, ou seja, uma maneira menos convencional de conquistar novos clientes e aumentar as vendas, arriscando planejamentos e métodos certeiros para o sucesso de uma ideia. 

No atual marketing digital, esse termo tem sido muito utilizado para criar campanhas e situações que causam mais vendas rapidamente. Confira o que é e como impulsionar o marketing de seu negócio online com Growth Hacking. 

O que é Growth Hacking?

O Growth Hacking é um método com foco na tentativa e erro, ou seja, a busca nessa estratégia é em melhorar as práticas já estabelecidas e criar ideias para alcançar objetivos ainda mais desafiadores. 

Tem sido uma estratégia muito usada no marketing digital atualmente, mas apesar do termo ser novo, cunhado em 2010 por Sean Ellis, ex profissional de growth do Dropbox, a ideia é muito mais antiga. 

O Mc Donald's por exemplo, já fazia estratégias de Growth Hacking na década de 50, quando as autoestradas americanas eram construídas, e para atrair novos clientes, a empresa montou várias lojas nas bifurcações dessas estradas, gerando um espantoso faturamento, o que ajudou muito no crescimento e evidência da marca. 

Mas para utilizar o Growth Hacking como o méqui fez e faz até hoje, é preciso entender que esta não é uma proposta milagrosa ou genial, mas a intenção de mudar a forma de pensar a partir da construção de hipóteses e geração de experimentos, até a conquista de fato de uma meta específica. 

O Growth é firmado em 5 pilares:

  1. Esforçar-se para compreender o problema que a empresa possui;
  2. Focar nas melhorias e soluções para esse problema;
  3. Planejar de maneira simples e econômica, novas ideias e hipóteses para aplicar como experimentos e observar o comportamento delas;
  4. Aprender com os erros e acertos desses experimentos;
  5. Usar esses acertos e erros para testar mais vezes e de maneiras diferentes, até atingir o objetivo.

Basicamente, a empresa deve ter o foco no crescimento e começar pela aquisição de novos clientes, mas deve ampliar este leque para outros pontos de importância que serão fundamentais para a continuidade e manutenção do negócio, como:

  • Ativação da ideia, que é a validação pelo público-alvo, do produto ou serviço ofertado;
  • Aumento da receita, ou seja, um faturamento maior ao longo do processo;
  • Retenção dos clientes, fidelizando para compras recorrentes;
  • Indicação desses clientes fiéis, a outros possíveis compradores. Ou seja, a propaganda boca a boca, a mais eficaz entre todas as estratégias de marketing que existe. 

Toda empresa pode aderir ao Growth Hacking, porém, é preciso abrir a mente e ser criativo nas muitas possibilidades que a técnica oferece, além de ter um amplo conhecimento em marketing digital, para uma implementação correta e consistente. Veja no próximo tópico. 

Como deve ser implementado o Growth Hacking?

Apesar do crescimento ser o ponto fundamental do Growth Hacking, é preciso pensar a longo prazo, e não somente num ganho momentâneo. Pensando nisso, a primeira dica e entender quais os pontos que têm sido um empecilho para seu crescimento, ou seja, os problemas do seu nicho, como, por exemplo, concorrência e preço muito alto.

Depois, é preciso fazer um plano que visa as formas para atingir o objetivo de superar o concorrente ou diminuir o preço dos produtos e serviços. Nesses planejamentos, haverá vários experimentos diferentes para análise, como testes A/B onde 1 ou mais serão eficazes, enquanto outros deverão ser descartados. 

Por último, aprender com o processo e saber qual o caminho mais eficiente para o sucesso total do implemento, e não parar de pensar e determinar novas táticas que visem novas visões do negócio, como buscar um público diferente ou um nicho diferenciado. 

Como impulsionar o marketing digital das empresas, através dessa estratégia?

Se sua empresa já é consolidada no mercado e visa continuar seu crescimento, agora com mais rapidez e novos objetivos, nesta etapa, pode ser feito uma otimização do produto ou dos serviços oferecidos, ao invés de desenvolver um novo.

Por exemplo, se é um produto e a ideia é não modificar sua fórmula, que já é um sucesso, mas baratear a embalagem e consequentemente o preço irá diminuir para o consumidor final, uma ideia é criar um refil para que a embalagem seja sempre reutilizada e além de oferecer um preço mais amigável, ainda ajudará o meio ambiente. 

Para fazer testes, opte por criar, também, uma embalagem biodegradável, ou seja, que tenha fácil decomposição ao longo do tempo e seja mais econômica. 

No marketing digital, esses pontos podem ser evidenciados a cada campanha, através de anúncios que foquem essas novidades. Outra forma de garantir a economia ao consumidor, é negociando com os fornecedores, varejistas e atacadistas, sendo que desse modo, o consumidor terá acesso facilitado a seus produtos e com um preço mais amigável.

Foque nas redes sociais e no tráfego pago, não subestime os vários tipos de canais, inclusive, blogs e landing pages, avisando a todos sobre a novidade que você tem a oferecer, não abrindo mão da qualidade, mas dando mais economia e ainda com uma visão sustentável, algo que hoje, é o objetivo de grande parte das empresas. 

Curso Marketing Digital online da EW Cursos

O Growth Hacking tem ganhado espaço no mercado com sua ideia inovadora de crescimento fora da caixa, mas para fazê-lo com eficiência, é preciso que seja da maneira certa. 

Através de um Marketing Digital de qualidade, qualquer ideia que você implementar dará certo. Para isso, faça curso Marketing Digital online grátis EW Cursos, que lhe dará a base necessária para começar nesse mercado que já é o futuro e só tende a crescer mais nos próximos anos. 

Não perca tempo e faça cursos livres EW Cursos, e aprenda do básico ao avançado em uma plataforma 100% online e gratuita, com mais de 330 cursos com conteúdo de qualidade, em curta duração e opção de certificado válido e aceito em todo país. 

Torne-se em um profissional mais completo com a EW Cursos. Matricule-se e não deixe seu futuro para depois, invista em sua carreira com os cursos online da EW Cursos. 

Leia também