fazer login

Como começar um negócio próprio e 5 dicas para ter sucesso

Apesar da pandemia, o brasileiro buscou começar um negócio próprio para...

Publicado terça, 06 de abril de 2021
[Capa Como começar um negócio próprio e 5 dicas para ter sucesso]

Apesar da pandemia, o brasileiro buscou começar um negócio próprio para manter não só as contas em dia, mas para obter sucesso a médio e longo prazo, sendo um empreendedor de sucesso.

O SEBRAE em conjunto com o GEM- Global Entrepreneurship Monitor, avaliou que nunca o empreendedorismo brasileiro foi tão grande como em 2020. Aproximadamente, 25% dos brasileiros adultos estão investindo em seu próprio negócio, um total de mais de 53 milhões de pessoas.

Para especialistas, apesar do momento de crise econômica, o brasileiro tem buscado meios de se manter e encontra no empreendedorismo, algo que vai além da crise, sendo uma esperança de bons frutos para um futuro próximo.

Neste artigo, entenda como começar um negócio próprio do zero e confira 5 dicas para ter sucesso em qualquer segmento e setor profissional.

Como começar seu próprio negócio

Como você deve ter percebido, no Brasil os negócios só têm avançado, e isso não é só pela crise e a necessidade de manter a vida financeira em dia, mas a vontade de muitos brasileiros em fazer história no empreendedorismo no país.

Para começar primeiro defina qual seu segmento profissional e se você possui conhecimento ou experiência na área, pois é fundamental conhecer o mercado e área que irá atuar.

Outro ponto que deve ser feito para abrir sua empresa é criar um plano de negócios, um documento em que você determina todos os passos que serão necessários para chegar até seu objetivo final, como abrir franquias, por exemplo.

Além disso, no plano de negócios, é importante frisar os pontos fortes e fracos do negócio, quais os concorrentes e quais seus diferenciais, pois estas marcações ajudarão a fazer de seu negócio algo promissor e sustentável por mais tempo.

Por fim, formalize o seu negócio e o deixe o mais profissional possível, com CNPJ, conta própria para investimentos e custos destinados a empresa e sua marca e site promovidos na web para chegar a seus potenciais clientes com mais rapidez.

Dicas para ter sucesso no empreendedorismo

Sabendo por onde começar, com o ramo certo a seguir e um plano de negócio bem desenhado, algumas dicas de empreendedores mais experientes, podem ajudar a começar com menos erros e mais otimismo pelo crescimento do negócio. Confira algumas dicas:

1 - Faça cálculos do investimento e custos envolvidos

Toda empresa precisa de investimentos, assim como gera custos todos os dias, por isso é importantíssimo que você tenha os cálculos bem definidos do quanto pretende investir e gastar com o negócio, antes mesmo de iniciá-lo.

Se a empresa será toda em formato físico, dependerá de um local para guardar produtos, ter uma loja e equipamentos, e isso requer investimentos que muitas vezes serão altos. Assim como o investimento, os custos também poderão ser maiores que o esperado.

Por isso é fundamental ter esses dados no plano de negócio, o custo desse investimento e os gastos que ocorrerão, tendo sempre mais dinheiro guardado para evitar surpresas desagradáveis durante o processo.

2 - Se tiver empregados, invista nestes profissionais

Os empregados são importantes em qualquer negócio, seja ele online ou físico. Pensando neles, defina quantos profissionais serão necessários e esteja pronto para garantir que eles tenham sempre treinamento e possam fazer cursos e participação em workshops.

Estes incentivos promovem mais ânimo e credibilidade no trabalhador que fica mais motivado e melhora diariamente em seu desempenho como profissional. Neste quesito, todos ganham.

3 - Cuidado com as dívidas logo no início do negócio

Eis um erro que muitas pessoas cometem, que é investir no negócio com recursos de empréstimos, bancários sem ao menos ter a certeza do retorno e se será o suficiente para cobrir tais despesas.

Evite ao máximo pegar qualquer tipo de empréstimo, ou se for necessário, que o valor seja o mínimo possível, para que não tenha problemas em pagar as parcelas, principalmente se a empresa não seguir como o planejado.

4 - Empreendedor trabalha muito, então mude sua mentalidade

Muitas pessoas têm a visão deturpada, que empresários são pessoas ricas que apenas tem pessoas trabalhando para elas, enquanto vivem uma vida tranquila e endinheirada, mas o empreendedor que começa de baixo, sabe que terá que passar por muitas dificuldades e trabalho duro, até conquistar esse padrão de vida.

A dedicação de um empreendedor ao seu negócio é fundamental para que ele dê certo. Portanto nos primeiros 2 ou 3 anos, esteja pronto para trabalhar até mais do que como trabalhava como empregado, se quiser conquistar os frutos desse esforço no futuro.

5 - Não desanime! Se for preciso, recomece mais motivado e maduro

Vai ter momentos que sua empresa passará por épocas difíceis, em que você irá se desanimar e achará que cometeu um erro e até pode desistir da empreitada..., mas não desanime! Se for preciso, recomece quantas vezes forem necessárias e com mais motivação e amadurecimento.

Os erros e fracassos são para nos mostrar que podemos recomeçar mais fortes e mais sábios, tomando atitudes mais focadas e corretas em relação ao negócio. Então ao invés de desistir, reformule seu plano, continue estudando sempre e sempre invista em diferenciais imbatíveis que farão o nome da sua empresa despontar no mercado.

Como iniciar seu próprio negócio EW Cursos

Começar um negócio não é fácil, pois além de todas as dicas que demos neste artigo, ainda conta com seu perfil empreendedor e sede de vencer.

Para ajudar a começar seu negócio próprio com mais tranquilidade e com o foco certo, no curso online como iniciar seu próprio negócio da EW Cursos, você aprende tudo o que precisa para se tornar um empreendedor com segurança.

O curso conta com conceitos sobre empreendedorismo, estratégias mais utilizadas para gerir o negócio e as vendas se produtos e serviços, além de instruções básicas de como fazer seu plano de negócios e montando sua empresa do zero.

Matricule-se agora no curso online como iniciar seu próprio negócio e conheça ainda mais de 250 cursos 100% online e gratuitos que só a EW Cursos oferece para você, com opção de certificado válido e aceito em todo país!

Leia também