Recrutamento e seleção de Pessoal: práticas de otimização de entrevistas

Neste artigo, falaremos sobre como tem sido essas mudanças na área de...

Publicado segunda, 15 de agosto de 2022
[Capa Recrutamento e seleção de Pessoal: práticas de otimização de entrevistas]

Em Recursos Humanos, o recrutamento e seleção de pessoal tem a função de atrair e contatar pessoas para vagas de trabalho em uma empresa. 

Através de análise de currículo, entrevistas, avaliação de desempenho, além de testes, o recrutador consegue definir em meio a vários candidatos, aquele que está mais preparado para ficar com a vaga.

Para se tornar mais estratégica, o setor dos Recursos Humanos tem passado por mudanças bruscas na sua forma de avaliar os candidatos, para que apenas os mais qualificados e com boa conduta profissional e pessoal possam crescer junto com a empresa. 

Neste artigo, falaremos sobre como tem sido essas mudanças na área de recrutamento e seleção de pessoal e as formas de avaliação e otimização dos processos tanto presencial como online. 

Importância do processo de recrutamento e seleção de pessoal

Um dos pilares de qualquer empresa, o setor de Recrutamento e seleção de pessoal é fundamental para definir os melhores profissionais para todas as áreas da empresa. 

O setor de Recursos Humanos precisa estar atento aos profissionais que combinem de fato com os desejos e interesses da empresa a longo prazo, cumprindo e batendo as metas estabelecidas.

Outro ponto que deve ser frisado, é que as mudanças na tecnologia e no mundo, são necessárias e uma prova de que os processos de recrutamento, precisam ser mais ágeis, com a definição de profissionais qualificados com mais assertividade, pois o mercado está sempre muito rápido e logo, o processo de seleção também precisa ser. 

Determinar técnicas de seleção eficazes

As estratégias de otimização dos processos, precisam ser baseados com técnicas eficazes que façam a empresa economizar tempo e custos e obter os melhores e mais qualificados profissionais. 

Para isso, o setor de Recursos Humanos precisa saber exatamente a posição que a empresa se destaca e quais seus interesses a longo prazo. 

Em segundo lugar, é necessário fazer um levantamento das necessidades de competências necessárias na empresa e a gestão de desempenho envolvida, para que haja um alinhamento com um novo candidato e este, a pessoa capacitada para suprir estas faltas. 

A importância do perfil comportamental e emocional dos candidatos

Não é somente a formação do profissional e suas experiências que contam para conquistar uma vaga, mas seu perfil comportamental e emocional também é relevante.

Pessoas de temperamento forte, explosivas ou que se abalam emocionalmente com qualquer cobrança, podem trazer problemas a curto e médio prazo para a empresa, principalmente na boa convivência com colegas e líderes

Ainda que tenha um currículo invejável, é fundamental que o recrutador leve em consideração essa questão, que pode causar conflitos desnecessários e desmotivar a equipe, causando improdutividade no desenvolvimento do trabalho.

Avaliar a carteira, analisar a rotatividade nas empresas e possíveis suspensões e advertências, podem ser sinais de alerta importantes para definir um perfil.

Para ter uma visão melhor de quem é este candidato, fazer ligações e entrar em contato com antigos gestores e ter uma recomendação, pode ser o necessário para a decisão.

Anúncio com descrição direta, simples e clara

Um bom anúncio faz toda diferença, e ele precisa ser bem escrito, direto ao ponto e com todas as informações em palavras fáceis de compreender e com clareza total, para que os possíveis candidatos possam se inscrever.

Por isso, o título deve ser em caixa alta, negrito e com destaque. Logo a seguir, deve ser descrita a necessidade de admissão de pessoas e quais a competências a serem realizadas.

Logo após, uma breve definição das tarefas e salários, como modalidade de trabalho e informações finais como data final para candidatura, por exemplo. 

Divulgação de vagas em locais pouco convencionais

Com o avanço da internet e o advento das redes sociais, a divulgação de vagas de emprego passou a ser em inúmeros locais, não apenas em sites específicos do meio ou na página trabalhe conosco das empresas. 

Hoje, é possível encontrar vagas em sites como o LinkedIn, nas redes sociais como Facebook, que pode, inclusive, ter grupos apenas para esse fim. Instagram e WhatsApp, também são locais muito explorados para essa divulgação. 

Por isso, para fazer o recrutamento e seleção de pessoal atualmente, está cada vez mais amplo, porém, facilitado e cabe ao recrutador, saber avaliar cada candidato com cuidado e agilidade, para não perder os melhores profissionais. 

Entrevistas online

Com a pandemia, as entrevistas online se tornaram cada vez mais comuns e mesmo com a flexibilização da economia e o retorno as atividades normais, o mercado acabou se adaptando a essa nova realidade dos trabalhos híbridos e home office, tornando o recrutamento ainda mais digitalizado. 

É fundamental que no caso de recrutamento e seleção de pessoal através de entrevistas online, tanto o recrutador quanto o candidato estejam preparados, com a internet estável e maior atenção aos detalhes. 

Quando possível, uma entrevista presencial é viável para garantir o perfil comportamental do candidato, assim como outros tipos de avaliações para confirmar a escolha desse profissional. 

Cursos de Recrutamento e Seleção de Pessoal 

No passado, as empresas se diferenciavam entre si baseando-se em sua tecnologia, o que determinava mais competitividade e qualidade no mercado. 

Hoje, a tecnologia está cada vez mais acessível e notável, fazendo com que pequenos negócios briguem como iguais com empresas de grande porte. Para que isso seja possível, porém, é preciso ter profissionais capacitados que tornem as metas desse empreendimento possíveis.

Para que o profissional em Recursos Humanos esteja preparado tecnicamente para atuar na busca e definição dos melhores profissionais, o curso Recrutamento e Seleção de Pessoal online grátis EW Cursos, oferece ensino complementar que ajudará durante o processo.

O curso oferece 11 módulos de 40 horas, perfeito para quem precisa de certificação rápida e conhecimento básico de qualidade. A EW Cursos oferece mais de 400 cursos online gratuitos e opção de certificado válido e aceito em todo país. 

Mude sua vida com os cursos online grátis da EW Cursos. Matricule-se e não deixe seu futuro para depois e invista em sua carreira com os cursos EW Cursos. 

Leia também