Os desafios do Empreendedorismo: 6 dicas para começar seu negócio de sucesso

Começar no mundo do empreendedorismo é fascinante, mas é preciso saber no que...

Publicado quarta, 27 de novembro de 2019
[Capa Os desafios do Empreendedorismo: 6 dicas para começar seu negócio de sucesso]

A taxa atual de empreendedorismo no Brasil bateu os 38%, ou seja, 52 milhões de pessoas estão vivendo hoje, a partir de seus próprios negócios.

Ao longo dos últimos anos, diante de graves crises econômicas no país e no mundo, a necessidade de empreender começou a tornar-se em um sonho possível, principalmente para quem investe em uma pequena empresa, hoje as que mais empregam no país.

Ainda necessitando de muitos incentivos, o mercado do empreendedorismo está muito mais valioso e para quem pretende começar, mas não sabe como, veja as 6 dicas para começar seu negócio de sucesso e garantir seu futuro profissional.

Pesquise e conheça seu mercado

Começar no mundo do empreendedorismo é fascinante, mas é preciso saber no que está investindo seu tempo e dinheiro para não se arrepender. Em primeiro lugar, conheça o produto ou serviço que vai trabalhar.

Não adianta investir em algo que não tem nada a ver com seus conhecimentos e experiência, apenas por que dá dinheiro, pois com certeza os gastos serão ainda maiores.

Pesquise seu mercado, conheça seus fornecedores, entenda perfeitamente que se refere seu negócio para que assim você tenha sempre um diferencial específico e válido frente a concorrência.

Calcule seus custos e ganhos

Calcule os Custos
Antes de começar qualquer negócio veja quanto você terá que investir para começar sua empresa. Pedir empréstimos ou gastar muito e não possuir um valor de segurança, podem ser arriscados caso algo dê errado.

Além disso, analise seus ganhos também, veja se o faturamento do negócio está injetando dinheiro de modo que você esteja tendo um retorno que não só pague as contas, mas que demonstre um lucro que vale a pena continuar acreditando.

Saiba a diferença de metas e objetivos e foque nelas

Muita gente confunde metas e objetivos, mas não são a mesma coisa, e saber disso será vital para seu negócio. Metas são prioridades que planejamos alcançar em um curto e médio prazo.

Já os objetivos, são prioridades com validade mais longa, que irão demorar mais para acontecer, mas devem ser o topo da lista para dar o ânimo em lutar para alcançá-lo. As empresas precisam ter ambos, metas e objetivos muito bem determinados para conquistar seus mercados e fazer dinheiro.

Por isso, crie planejamentos de curto e médio prazo que deseja alcançar e mantenha o planejamento principal, ou seja, o objetivo atrelado a esse planejamento menor e sempre como o alvo principal a atingir.

Formalize sua empresa

Muitas pessoas começam sendo freelancer em suas áreas de atuação ou trabalham em um serviço CLT e depois migram para uma vida 100% empreendedora, porém nem sempre formalizam o negócio, trabalhando como autônomos.

Investir em seu negócio é também legalizá-lo diante da sociedade e de seu país. Hoje está cada vez mais fácil se formalizar, seja como Mei e até micro e pequeno empreendedor. Analise qual a melhor categoria para seu empreendimento e ganhe mais profissionalismo junto a seus clientes.

Estude sempre

Não é por que alguém se tornou um empresário e é seu próprio patrão que não precisa de capacitação profissional. Quanto mais conhecimento tiver e atualizado, mais chances possuirá de conquistar os clientes mais qualificados e melhores ganhos financeiros para empresa.

Além disso, o investimento em capacitação como cursos online, economizam tempo e dinheiro e garantem ao empreendedor mais oportunidades e criação de novas empresas, baseado em seus novos conhecimentos. 

EW Cursos - Empreendedorismo

O melhor em cursos online com certificado é a EW Cursos! Você que quer empreender e estar mais preparado para o mercado, matricule-se no curso online de Empreendedorismo da EW Cursos e garanta sua capacitação com certificado reconhecido em todo Brasil.

Acesse já o link e se torne um empreendedor mais preparado pela EW Cursos!

Leia também