O que é a avaliação de desempenho e como melhorar a performance profissional

Neste artigo, confira o que é a avaliação de desempenho, as ferramentas...

Publicado quinta, 25 de agosto de 2022
[Capa O que é a avaliação de desempenho e como melhorar a performance profissional]

Uma das ferramentas eficazes de uso constante do RH é a avaliação de desempenho, um método de análise de performance coletiva ou individual, que visa identificar problemas, observar os talentos e desenvolver treinamentos, regras e atividades em prol do crescimento da área e da empresa. 

Atualmente, o número de metodologias utilizadas para atestar estas avaliações estão cada vez mais abrangentes e precisas, auxiliando na gestão e dando aos líderes, uma visão mais clara tanto de seu desempenho como gestor, quanto a produtividade de seus liderados. 

De olho na melhoria contínua da equipe e dos indivíduos, a avaliação de desempenho é fundamental para qualquer empresa de sucesso. 

Neste artigo, confira o que é a avaliação de desempenho, as ferramentas utilizadas e dicas para melhorar a performance profissional da equipe.  

O que é Avaliação de desempenho?

A Avaliação de Desempenho nada mais é do que formar de avaliar pessoas dentro de uma empresa, para identificar o que precisa ser melhorado em uma equipe ou estimulado em um colaborador para que ele se motive ou produza mais. 

A partir dela, é possível descobrir desde competências, até comportamentos e as técnicas a serem desenvolvidas para haver melhorias tanto de um grupo de pessoas como de um único indivíduo.

É sem dúvida, uma das formas de avaliação mais seguras e precisas, pois dá um relatório fiel de como está a equipe, suas necessidades, seus pontos fortes e fracos e os diferenciais que podem ser explorados ou estimulados. 

Além disso, esse tipo de exame consegue mostrar quais as técnicas ou métodos utilizados que não estão surtindo mais efeito, quais aqueles que precisam ser aplicados e as correções quanto as atividades.

Os processos seletivos acabam sendo beneficiados com esse tipo de análise, pois se tornarão muito mais claros e assertivos na contratação dos profissionais com o perfil perfeito para cada área. 

Em geral, a avaliação de desempenho possui uma análise por ciclos, ou seja, em períodos específicos e isto que garante uma visão geral da evolução tanto de cada pessoa, como da equipe em um todo. 

Ferramentas e métodos mais utilizados

A seguir, conheça os tipos mais comuns no mercado, para se fazer uma avaliação de desempenho correta. As ferramentas e métodos são fundamentais para garantir bons resultados:

  • Autoavaliação

A Autoavaliação é um dos testes de desempenho mais aplicados nas empresas, e consiste em 2 etapas, onde na primeira, o colaborador responde a um questionário onde será avaliado como ele vê seu desempenho na empresa durante um período X.

Na segunda etapa, pode haver um questionário idêntico ao gestor, onde ele avalia este funcionário ou uma avaliação oral, onde ele destaca os pontos fortes e fracos, enaltecendo o que precisa ser melhorado.

  • Nine Box

O Nine Box é uma ferramenta de avaliação de desempenho muito eficaz para fazer sucessões corretas entre gestores, assim como o planejamento do quadro de profissionais para admissões e demissões futuras. 

No Nine Box, é criado uma tabela visual com colunas na vertical que estabelecem o potencial do profissional e seu grau entre baixo, médio e alto e outra coluna na horizontal que determina o desempenho com grau de alto, médio e baixo, conforme a imagem a seguir:

O que é a avaliação de desempenho e como melhorar a performance profissional

A partir deste esquema, é possível saber quais os profissionais mais experientes, quais os mais preparados para uma determinada área ou qual tem tido um desempenho ruim e precisará ser desligado nos próximos meses ou estimulado para produzir melhor. 

  • Escala gráfica e 360 graus

Na escala gráfica, uma das avaliações mais comuns nas empresas, um formulário com colunas é desenvolvido, onde na primeira coluna, vão as questões variáveis do colaborador, como pontualidade e trabalho em equipe, por exemplo.

Nas próximas colunas, são colocados valores para essas variáveis e que vão de 0 a 5. Junto com ela, pode haver a escala 360 graus, onde além do colaborador expressar sua avaliação pessoal, ainda os gestores, colegas e até clientes, podem opinar sobre ele e dessa forma, dar uma análise fiel dos pontos positivos e negativos dessa pessoa. 

  • Avaliação de equipe

Na avaliação de equipe, todo um grupo de pessoas é analisado e feito um teste com questionário, onde o gestor terá acesso e dará uma averiguada final, determinando o que precisa ser melhorado quanto a comunicação, conflitos, produtividade e resultados desse grupo.

Dicas para melhoria da performance profissional 

Para atingir bons resultados nas avaliações anteriores, é fundamental melhorar como profissional constantemente. Confira algumas dicas para ir bem nas avaliações e obter bons resultados:

  1. Elabore seu plano de carreira pessoal- As empresas possuem um plano de carreira para cada colaborador, mas é fundamental que você crie seus objetivos profissionais e busque com diligência atingi-los.

Crie em uma planilha suas metas a curto prazo e os objetivos a longo prazo e comece a buscá-los. Deverá fazer uma pós? Curso de línguas ou um treinamento? O importante é garantir um currículo cada vez mais completo;

  1. Peça feedbacks a seus gestores- Você sabe como se vê como profissional, mas e seu gestor? Existem pontos a serem melhorados? O que incomoda? O que é sensacional em seu perfil? Pedir feedback é um direito e dever de bons funcionários, por isso, periodicamente, questione para continuar crescendo;
  2. Nunca deixe de se atualizar e qualificar- A qualificação profissional é essencial para qualquer carreira, mas existem áreas que precisam de atualização constante. 

Por isso, nunca deixe de estudar, fazer cursos livres e treinamentos, assim como cursos profissionalizantes ou mais complexos para atingir as metas e objetivos de seu plano de carreira com mais rapidez, e melhorar seu desempenho. 

Cursos em Avaliação de Desempenho online grátis EW Cursos

Gostou de conhecer as principais ferramentas da avaliação de desempenho? E as dicas para melhorias de performance? Com certeza serão de grande importância para sua carreira e crescimento profissional.

Para um profissional de RH diferenciado, conhecer todas essas ideias e pontos de desempenho são vitais para a profissão, e na EW Cursos, o curso Avaliação de Desempenho online grátis é a resposta para esse avanço. 

O curso possui 40 horas e 10 módulos incríveis para você estudar e aprender muito sobre a importância das ferramentas de avaliação de desempenho. 

São aulas sobre por que usar a avaliação de desempenho, seus objetivos, ciclos e processos, além dos métodos e benefícios. 

O curso possui opção de certificado válido e aceito em todo Brasil, e ainda você tem mais de 400 cursos online gratuitos para continuar seu aperfeiçoamento profissional. 

Mude sua vida com os cursos online grátis da EW Cursos. Matricule-se e não deixe seu futuro para depois, invista em sua carreira com os cursos EW Cursos.

Leia também