Como conquistar o primeiro emprego: 8 Dicas para conseguir sua primeira oportunidade

Um dos maiores desafios para um jovem é a conquista do primeiro emprego, um...

Publicado quarta, 26 de janeiro de 2022
[Capa Como conquistar o primeiro emprego: 8 Dicas para conseguir sua primeira oportunidade]

Um dos maiores desafios para um jovem é a conquista do primeiro emprego, um dos ritos de passagem da adolescência para a vida adulta, mais importantes da vida. Começar a trabalhar é alcançar a independência, começar a administrar o próprio dinheiro e ganhar experiência e conhecimento, galgando melhores posições profissionais.

Mas conseguir a primeira oportunidade não é uma tarefa das mais fáceis, levando em consideração um mundo cada vez mais competitivo e que busca profissionais que já tenham alguma experiência, o jovem que anseia por uma chance, deve se qualificar para mostrar a diferença no mercado. Neste artigo, daremos 8 dicas para você conseguir sua primeira oportunidade e como se preparar.

Construa um currículo objetivo e verdadeiro

Vamos lá! A primeira coisa que você deve fazer é criar seu currículo e ele tem que ser objetivo, direto nas informações importantes e acima de tudo coerente e verdadeiro, pois qualquer omissão ou mentira, podem ser suficientes para você não conseguir uma oportunidade.

Na internet, é possível encontrar muitos modelos e escolha os mais limpos, sem desenhos ou muitas informações. Basicamente, o currículo pede seus dados principais como nome, telefone, e-mail e depois passa para as habilidades, já que você não possui experiências profissionais.

Pessoa que gosta de trabalhar em equipe, é proativo e aberto a aprender coisas novas, são alguns pontos que você pode focar para passar a ideia de quem você é e qual é sua personalidade. Outro ponto que você deve salientar, são as atividades que já participou como intercâmbios, trabalhos voluntários e até mesmo trabalhos temporários, seja remunerado ou não.

Para essas atividades, escreva um pouco o que fez, como foi a interação com a equipe, caso tenha tido grupos de trabalho ou como foi fazer intercâmbio em outro país. Depois, reforce conhecimentos como cursando uma faculdade e curso técnico. Idiomas e cursos online também entram nessa área e concluem o currículo, que agora pode ser impresso ou enviado para empresas por e-mail. 

Desenvolva um portfólio incrível para profissões artísticas e de humanas

Design gráfico, estilistas e estudantes de moda, precisam ter um portfólio além do currículo, assim como modelos devem ter um book que mostre suas fotos e consiga desta forma oportunidades na moda.

Invista em design gráfico e refaça alguns projetos para mostrar aos recrutadores. Leve em pastas e álbuns ou em formato digital. O importante é mostrar o que você conhece e sabe fazer para obter uma chance que pode dar o pontapé que faltava para sua carreira decolar. 

Informe-se antes como será a entrevista e prepare-se

Assim que seu currículo chega nas mãos de um recrutador e é aprovado, você será chamado para uma entrevista e precisa estar preparado para tal. Pergunte qual o estilo de roupa que será usada para a entrevista, pois muitas empresas prezam pelo vestuário formal, porém outras não possuem qualquer tipo de exigência quanto a isso.

Anote o nome do entrevistador e informe-se o tipo de empresa, valores, missão e produtos e serviços que trabalha. Durante a entrevista, esteja com os olhos fitos nele e atento a cada informação e as perguntas feitas, respondendo a todas com segurança e de forma objetiva.

Para não bater o nervosismo na hora, treine em casa em frente ao espelho ou com ajuda de amigos e parentes. Respire fundo e procure confirmar e focar em seu currículo, confirmando tudo e reforçando que você é a pessoa certa para a vaga.  

Cuidado com suas redes sociais

Está aí algo que praticamente todo mundo tem, e é muito importante que você policie suas redes sociais, para que não compartilhe informações que possam te prejudicar, principalmente profissionalmente.

Fake News, postagem de teor preconceituoso e imagens como fotos de pessoas feridas ou mortas, são alguns exemplos de postagens que podem fazer seu currículo de sucesso ser descartado sem uma segunda chance.

As empresas atualmente, estão muito preocupadas com as pessoas que contratam e por isso, recrutadores visitam as redes sociais de cada candidato antes de chamar para uma conversa.

Invista no networking com colegas, familiares e empresas

Entregue seu currículo para familiares, amigos e converse com eles sobre a empresa que trabalham, se gostam das oportunidades que possuem e o tempo que estão empregados.

Além disso, liste de 5 a 10 empresas que admira e gostaria de trabalhar e mande seu currículo para elas, mesmo que não haja uma seleção em curso. Geralmente as empresas possuem trabalhe conosco e você pode anexar seu currículo lá, obtendo uma oportunidade em algum momento.

Não desista nos primeiros nãos

Sim, os nãos virão e pode ser que você não consiga evitá-los. Não desanime e nem desista só porque aquela chance que tanto queria não veio.

Pode ser que uma empresa nem tão prestigiada está dando uma oportunidade, que será incrível para seu crescimento a longo prazo. Muitas pessoas começam bem debaixo em uma empresa e vão crescendo aos poucos, o importante é continuar e se especializando, quem sabe no futuro aquela oportunidade esperada não aparece? É preciso continuar e sempre se aperfeiçoando.

Nunca deixe de aprender

Aprender é fundamental e se você está em busca do primeiro emprego, tem que estar completamente aberto para isso. Foque em sua vida acadêmica, leia e procure estar aberto a aprender algo novo, que com certeza a empresa que for trabalhar terá muito a te ensinar.

Invista seu tempo em cursos online também, que são rápidos, conteúdo simplificado e com recursos que te ajudarão a deixar o currículo ainda mais interessante e abrirá muitas portas profissionais agora e para o futuro.

Cursos online grátis EW Cursos

Gostou das dicas? Elas vão te ajudar bastante a conseguir seu primeiro emprego, mas é fundamental que você estude e tenha conhecimento acadêmico para fazer a diferença, porque o mercado está cada dia mais acirrado.

Para isso, faça os cursos online grátis EW Cursos. São mais de 20 categorias e mais de 279 cursos online gratuitos para você investir em uma carreira e até atualizar o que já sabe e dar aquele UP em seu currículo.

Não deixe seu futuro para depois, matricule-se hoje e conte com opção de certificado válido e aceito em todo Brasil. Encontre já o curso perfeito para você com a EW Cursos.

Leia também