Conheça os 9 estilos de currículos e se destaque no mercado

Para se destacar no mercado de trabalho, é preciso dominar o currículo certo...

Publicado quinta, 02 de junho de 2022
[Capa Conheça os 9 estilos de currículos e se destaque no mercado]

Para conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho, você precisa de um bom currículo que prove seus conhecimentos, as empresas onde passou e experiência, além de habilidades e algumas informações pessoais importantes. 

Porém, nem todo currículo é igual. Assim como uma roupa não é igual a outra, podendo ser diferente para cada ocasião, o currículo segue a mesma linha de raciocínio. Para cada estilo de trabalho, existem estilos de currículos. 

Para se destacar no mercado de trabalho, é preciso dominar o currículo certo e neste artigo, conheça os estilos de currículos mais comuns do mercado e dicas para se destacar frente a concorrência. 

Os estilos de currículos mais comuns

Existem basicamente 9 estilos de currículos usados no mercado, e cada um, possui um foco diferente:

Currículo simplificado

O currículo simplificado é o mais simples de todos, ou seja, sem muitos dados, a não ser de dados pessoais e poucas informações em relação a vaga ou a experiências. Geralmente é mais focado nas habilidades e muito usado por pessoas que estão em busca do primeiro emprego ou mudando de área profissional. 

Currículo com foco na Cronologia

O currículo cronológico é aquele que foca na trajetória profissional da pessoa na ordem que acontecem os eventos mais importantes, como empresas de renome onde trabalhou e a data de cada momento. 

Geralmente, o recomendado é que seja colocado as experiências mais recentes e por fim as primeiras oportunidades, enfatizando as últimas empresas e atividades.

Currículo com foco na funcionalidade

O currículo com foco nas funcionalidades, tem maior observância nas competências e qualificações e torna-se um currículo mais completo, onde o candidato redige mais informações sobre seus cargos e tudo o que fez na área.

Currículo combinado

Assim como o funcional, o currículo combinado tem um foco mais completo nas informações, porém, é misto com o cronológico, já que destaca as empresas por onde passou e de forma cronológica do mais recente para as primeiras oportunidades. 

Esse currículo é muito comum em sites como o LinkedIn, onde o máximo de informações e atividades exercidas são uma vitrine importante para conquistar novas oportunidades. 

Currículo temático

O currículo temático tem a sua ênfase em áreas específicas, ou seja, o candidato concorre para uma vaga determinada e foca em informar todo seu conhecimento e experiência nessa atividade.

Este currículo pode ser essencial para pessoas que estão mudando de área ou no primeiro emprego, e querem uma oportunidade em um setor específico. 

Além disso, pode ser fundamental para quem quer focar em habilidades e conhecimentos como o falar mais de um idioma e ter trabalhado com uma máquina ou área exclusiva. 

Currículo com foto 

Este estilo de currículo não é muito usado, mas é importante citar, já que algumas profissões fazem essa exigência. 

No mercado artístico como atores, músicos e modelos, é importante que o currículo tenha foto e, às vezes, é exigido um portfólio ou book para analisar as pessoas para eventos e produções artísticas. 

Currículo com portfólio

O estilo de currículo com portfólio, pode seguir o modelo de qualquer outro currículo, mas é exigido, também, um portfólio digital ou físico, onde o profissional mostrará seus principais trabalhos. Muito utilizado entre arquitetos, ilustradores e publicitários.

Currículo com carta de apresentação ou recomendação

O currículo com carta de apresentação, é um currículo simples que possui uma carta redigida de próprio punho ao recrutador, onde o profissional destaca sua trajetória de trabalho e tudo o que pode fazer para atingir os objetivos da empresa e sua contribuição. 

Já a carta de recomendação é mais específica, e pode ser exigida por algumas empresas onde o candidato está tentando uma vaga por indicação ou mesmo que seja um processo seletivo e a empresa esteja na dúvida entre mais de 1 candidato, e pede informações e recomendações de antigos superiores para definir qual a melhor escolha. 

Currículo por vídeo

Por conta da pandemia, muitas empresas precisaram ser criativas em seu processo de recrutamento e seleção e para isso, foi criado o currículo por vídeo.

Basicamente, o currículo por vídeo é um vídeo curto de no máximo 5 minutos, onde o candidato pode se apresentar como em um currículo comum, porém, falando toda sua experiência e conhecimento como se estivesse em uma entrevista. 

O currículo por vídeo não dispensa a entrevista que será ao vivo, mesmo por vídeo conferência. É um recurso importante e interessante para ser utilizado durante a pandemia e para o trabalho home office. 

Para cada tipo de currículo, existe um estilo de entrevista diferente. Algumas serão online, outras precisam ser presenciais. A maioria exige formalidade, outras áreas como humanas e artísticas, nem tanto. É importante se atentar para isso para determinar no estilo de currículo certo para sua vivência profissional. 

Plataformas para criação de currículos online

Uma forma de agilizar o processo, é fazer currículos online, como foco no LinkedIn, mas também, outras plataformas onde o currículo pode ser armazenado e compartilhado com facilidade. 

A grande maioria das plataformas são gratuitas e facilitam bastante o acesso as empresas, por isso, escolha bem o ambiente digital e mantenha seu currículo sempre acessível e atualizado. 

Curso Recrutamento e Seleção de pessoal online grátis da EW Cursos

Se você é estudante de RH ou trabalha com recrutamento de novos profissionais, tem que conhecer todos os tipos de currículos existentes para saber como escolher as pessoas certas para cada trabalho. 

No curso Recrutamento e Seleção de Pessoal, aprenda como é o processo de escolha dos currículos, a triagem e todos os testes necessários para encontrar os melhores candidatos. 

Neste curso, atualize seus conhecimentos e aprenda tudo em uma plataforma moderna e cheia de recursos completos e simplificados. Curso de curta duração e com opção de certificado válido e aceito em todo Brasil. São mais de 350 cursos para você escolher. 

Torne-se em um profissional completo com a EW Cursos. Matricule-se e não deixe seu futuro para depois e invista em sua carreira com os cursos online EW Cursos. 

Leia também