Plano de carreira para funcionários públicos: Como crescer profissionalmente

Neste artigo, entenda como é estabelecido o plano de carreira para servidores...

Publicado terça, 30 de agosto de 2022
[Capa Plano de carreira para funcionários públicos: Como crescer profissionalmente]

Foi-se o tempo que plano de carreira para funcionários públicos era algo impossível de se imaginar. 

Na mentalidade da maioria, o servidor ao passar em um concurso, será obrigado a trabalhar por anos em uma mesma função, sem ter esperança de mudanças ou crescimento na área.

Mas isso já é passado. Em geral, o funcionário público tem um plano de carreira já determinado desde sua admissão e por ela, deverá galgar os degraus para conquistar seu crescimento dentro do setor. 

Neste artigo, entenda como é estabelecido o plano de carreira para servidores e dicas para seu crescimento profissional nas instituições públicas. 

Plano de Carreira para funcionários públicos: O que é Plano de Carreira

O plano de carreira é um guia profissional que ou a empresa ou o trabalhador definem, como metas a serem vencidos para conquistar um objetivo. 

É fundamental frisar que existem dois tipos de planos de carreira: um que as empresas oferecem aos funcionários e o outro que o próprio profissional estabelece seus objetivos a longo prazo. 

O primeiro caso é o mais comum, porém, o mais engessado, onde as empresas estabelecem certas regras e etapas que o profissional deve atingir para conseguir subir de área ou melhorar de salário.

Já no segundo caso, o profissional que planeja como pretende crescer, estabelecendo um lugar para chegar e todos os métodos para atingir esse lugar. 

Neste momento, o trabalhador pode ter um plano da empresa, mas seguir paralelamente um plano de carreira pessoal. Nesse plano, pode haver cursos de idiomas, uma nova pós-graduação ou fazer mais networking, vale tudo para obter esse desenvolvimento. 

Como funciona o plano de carreira para servidores 

Atualmente com a reforma administrativa, o funcionalismo público não é mais tão seguro quanto no passado. 

Mesmo mantendo a estabilidade, atualmente, tem se reforçado a ideia de que sim, é preciso trabalhar em prol de um crescimento profissional e não apenas manter o trabalho.

No passado, era comum servidores que se mantinham em uma única área por décadas, se aposentando exatamente na mesma função que iniciou. Hoje, a geração atual busca novos desafios e o próprio mercado estimula isso.

Por isso, os planos de carreira para servidores são um pouco diferentes da inciativa privada, porém com o mesmo fim, de haver profissionais mais capacitados e no caso do serviço público, melhor qualidade para o contribuinte.

Cada cargo do funcionalismo público possui regras distintas quanto a planos de carreira internos. Dentro de cada área, existem posições hierárquicas que podem e devem ser almejadas, e existem 3 pontos para ocupação dessas áreas que precisam ser considerados:

  • Legislação- Quem está na carreira pública, terá seu plano de carreira ditado pela lei, seja ela um decreto ou estatuto da área a qual atua;
  • Remuneração- Os salários de servidores são determinados pela lei e possui progressões conforme os decretos são expedidos. No setor público, existem negociações que podem alterar os valores conforme qualificação do profissional;
  • Alterações- A cada 3 anos, é comum segundo a lei, que os servidores tenham uma progressão natural em sua carreira pública, e quanto mais qualificado for, maiores as chances de crescimento.

Seguindo esses pontos, é definido o plano de carreira do servidor, que pode, ainda, contar com alterações como cargos abertos por aposentadorias de outros servidores. O importante é que a estabilidade da função não seja a única intenção do profissional de se manter, mas seguir crescendo como pessoa e trabalhador. 

Dicas para crescer na carreira do funcionalismo público

O desenvolvimento pessoal dos servidores públicos deve ser um diferencial na vida deste funcionário, e assim como qualquer trabalhador CLT, deve ter ambições maiores quanto a seu futuro profissional.

Veja algumas dicas que separamos para você, para crescer na carreira do funcionalismo público:

  • Analise sua carreira profissional, metas e objetivos

Quais os objetivos que pretende em seu desenvolvimento profissional? Para um plano de carreira de sucesso, determine onde quer chegar e todos os meios que deverá vencer para alcançá-lo.

Se pretende ser gestor na Receita Federal, além do concurso, deverá passar por provas e qualificações internas, galgando as atividades e áreas relacionadas. Para isso, se qualificar é fundamental para garantir uma boa performance. 

  • Peça feedback a seus superiores

Este ponto é vital. O feedback dos superiores é importante, pois somente desta maneira você saberá se o trabalho que tem desempenhado tem qualidade e se estão satisfeitos. 

Através do feedback, é possível saber, também, o que pode ser melhorado em seu desempenho, para ter uma trajetória profissional ainda melhor. 

  • Nunca deixe de estudar

Se qualificar é vital para garantir uma carreira de sucesso em qualquer área e como funcionário público, essa máxima não muda. 

Faça cursos livres e cursos online, dedique-se em treinamentos e qualifique-se ainda mais em sua área, especialize-se. Torne-se ainda mais preparado para o mercado e seja um servidor diferenciado em sua área de atuação. 

Cursos para Concursos Públicos online grátis da EW Cursos

Os funcionários públicos, assim como qualquer profissional CLT, precisam de um plano de carreira bem elaborado e que lhe dê oportunidades para crescer no mercado.

Ainda que tenha pontos distintos, o profissional do funcionalismo público, deve ter objetivos e metas muito bem desenhadas para seu futuro na carreira, para continuar oferecendo um bom serviço ao contribuinte, sem abrir mão de seus interesses. 

Com os cursos na categoria Concursos Públicos, aprenda com 110 cursos online, o conteúdo necessário e preciso para continuar crescendo na carreira como servidor. 

São cursos de curta duração e divididas em módulos para facilitar seu aprendizado. Matricule-se e conte com 12 meses para estudar e adquirir todos os conhecimentos necessários.

Aprenda pedagogia, noções de direito, saúde e noções de informática, além de assuntos relacionados a finanças e línguas. 

Todos os cursos possuem ao final, opção de certificado válido e aceito em todo Brasil, e ainda você pode fazer mais de 400 cursos online gratuitos para continuar seu aperfeiçoamento profissional. 

Mude sua vida com os cursos online grátis da EW Cursos. Matricule-se e não deixe seu futuro para depois, invista em sua carreira com os cursos da EW Cursos.

Leia também