Como conquistar um estágio? 6 dicas para oportunidade

Qualquer estudante pode conseguir um estágio. Para conquistar um estágio e...

Publicado sexta, 25 de março de 2022
[Capa Como conquistar um estágio? 6 dicas para oportunidade]

Muitos profissionais reconhecidos no mercado de hoje, começaram por estágios no passado, sendo suas primeiras oportunidades profissionais e o melhor: nas áreas que desejavam seguir na carreira. 

O estágio é uma oportunidade para estudantes trabalharem na área que estão cursando e assim tem contato direto na prática do dia a dia da profissão. Estágios são ótimos para descobrirmos nossas habilidades, desenvolver-se no mercado e conhecer melhor a profissão.

Mas para conquistar um estágio nem sempre é uma tarefa fácil, já que muitas empresas hoje em dia fazem exigências que muitas vezes pode dificultar a entrada da maior parte dos estudantes, porém, o mercado atual está bem aquecido nesse quesito.

Segundo o CIEE- Centro de Integração Empresa-Escola, o primeiro semestre de 2021 teve um aumento de 27% de vagas em relação ao mesmo período de 2020. Foram mais de 108 mil vagas abertas e o perfil da grande maioria dos estudantes são de jovens entre 19 e 21 anos e cursando a universidade, além de serem boa parte do sexo feminino e seguindo profissionais como Administração, Pedagogia e Direito. 

Qualquer jovem estudante pode conseguir um estágio, mas é preciso mais do que estudar. Para conquistar um estágio e melhorar suas chances, separamos 6 dicas para garantir uma boa oportunidade. Confira! 

Sempre fale a verdade

A primeira dica pode parecer um tanto estranha, mas infelizmente é muito comum que pessoas mintam sobre suas habilidades e conhecimentos numa entrevista ou mesmo no currículo, podendo colocar tudo a perder em pouco tempo.

Isso ocorre, porque nenhuma mentira fica escondida por muito tempo, uma hora ou outra a empresa irá descobrir no seu dia a dia de trabalho. Para evitar constrangimentos, seja sincero e honesto tanto no currículo quanto diante do entrevistador para evitar problemas futuros. 

Fortaleça sua inteligência emocional

A inteligência emocional é um fator muito importante nos dias de hoje, pois com um mercado cada vez mais competitivo e um mundo que pressiona os profissionais a serem sempre perfeitos, é preciso ter muita segurança e controle sobre as próprias emoções. 

Para um jovem profissional em início de carreira, pode ser que algumas situações como a pressão de um chefe para concluir uma tarefa ou um conflito com algum colega no ambiente de trabalho, sejam suficientes para desestabilizá-lo, por isso, ter uma boa inteligência emocional será primordial para encarar os desafios de cabeça erguida e muito sangue frio. 

Deixe seu currículo bem elaborado

O currículo é um documento que detalha seu perfil profissional e mais do que isso, ele é sua carta de apresentação para o mundo corporativo, dizendo que está disponível para trabalhar e que possui conhecimento e interesse na vaga destacada.

Mas como fazer um currículo de sucesso sem ter experiência? A dica é focar em suas habilidades e conhecimentos, além de suas projeções para o futuro e o que está cursando. 

Por exemplo, dê foco sobre habilidade com tecnologia e possui conhecimento em algumas linguagens de programação. Como projeções para o futuro, coloque que pretende em x tempo ser um engenheiro de TI ou diretor em alguma empresa de tecnologia, além de destacar o que está cursando, como um curso de idiomas. Desta forma, o recrutador terá uma visão geral de quem você é e suas ambições e se combinam com a vaga oferecida e se sim, com certeza irá te chamar. 

Informe-se sobre as empresas que está concorrendo

Crie o hábito de mandar currículos e sempre analisar quais são as empresas e pesquisar rapidamente sobre elas, conhecendo sua maneira de trabalhar, localização, número de funcionários, ramo profissional e todos os serviços e produtos que produz. 

Essas informações são importantes, pois quando a empresa é informada de antemão ao candidato, o entrevistador pode perguntar se você procurou saber sobre ela e isso poderá ser um dos pontos decisivos para optar por você ou não, já que a grande parte das empresas desejam profissionais interessados e que vistam a camisa do negócio para valer. 

Muitas empresas de recrutamento não fornecem informações básicas sobre as empresas, como o nome dela antes da entrevista, mas assim que fizer a entrevista e souber mais sobre ela, comece suas pesquisas.

Conseguiu o estágio? Nunca pare de estudar

E depois de seguir nossas dicas você foi para as entrevistas e conquistou um estágio bem legal, agora não é hora de relaxar e achar que não precisa fazer mais nada... agora que terá que fazer. 

Os estudos assim como a melhoria de suas habilidades e o aperfeiçoamento na profissão é que te tornarão em um profissional diferenciado no mercado, ao ponto de não só se manter no estágio, mas conseguir novas oportunidades na empresa ao longo do tempo, como por exemplo, a efetivação e crescimento constante em sua área.

Para isso acontecer, é preciso continuar estudando e além do curso na faculdade ou profissionalizante, é fundamental fazer cursos online que enriquecerão ainda mais os conhecimentos e o currículo a longo prazo. 

Cursos online grátis da EW Cursos

Gostou das dicas para você conseguir um estágio em breve? Todas as sugestões irão te ajudar muito no processo de procura de uma vaga e logo terá um estágio para chamar de seu, não desista!

E para dar ainda mais condições de você conquistar seu tão sonhado estágio, faça cursos online que serão perfeitos para complementar seu currículo e vão te ajudar muito a conseguir a primeira oportunidade.

Com cursos livres online, além do estágio que lhe dará mais conhecimento para profissão escolhida, ainda te abre maiores chances no mercado e você ainda pode concorrer processos seletivos em mais de uma empresa, para complemento de horas em estágios em universidades e cursos profissionalizantes e com certificado reconhecido em todo Brasil. 

A EW Cursos oferece cursos online para você com 100% de gratuidade, para sua carreira deslanchar. São mais de 10 anos no EAD e com mais de 300 cursos para você escolher e começar a mudar sua história de vida. Torne-se em um profissional mais completo com a EW Cursos. Matricule-se e não deixe seu futuro para depois e invista em sua carreira com os cursos online EW Cursos. 

Leia também