Como será o mercado de trabalho pós-pandemia? Veja como se preparar

Confira alguns dados de como o mundo já enxerga o novo normal do mercado de...

Publicado terça, 02 de agosto de 2022
[Capa Como será o mercado de trabalho pós-pandemia? Veja como se preparar]

O mercado de trabalho pós pandemia já é uma realidade, com a mudança bruscas de formas de exercer atividades e relacionar-se com outras profissões e profissionais. 

Home office, crescimento do trabalho PJ, atuação internacional sem sair do país de origem e novas habilidades para atuar em diferentes áreas, são algumas das tendências de mercado que apareceram durante a pandemia ou foram reforçadas para nunca mais acabar. 

Os profissionais atuais perceberam que o trabalho não pode e nem deve ser algo chato e estressante, mas prazeroso, saudável e com resultados que refletem o futuro esperado.

O mercado está em busca de novos profissionais que estejam dispostos a trabalhar pelos seus sonhos, se dedicando e aproveitando tudo o que a pós-pandemia oferece em tecnologias e ideias para trabalhar mais, porém, melhor em qualidade de vida.

Confira alguns dados de como o mundo já enxerga o novo normal do mercado de trabalho e como você deve se preparar para trabalhar na pós pandemia que só está começando. 

A hora do trabalho home office/híbrido

Com o isolamento por conta da pandemia, as empresas precisaram se adaptar para manter seu funcionamento e o posto de trabalho da maioria de seus funcionários, enquanto evitava o contágio da covid-19.

E uma dessas adaptações foi aplicar o home office, sistema de trabalho que o profissional atua diretamente de seu escritório em casa. Em contrapartida, outras empresas preferiram dar a opção aos empregados de um trabalho híbrido, ou seja, alguns dias em casa e outros na empresa.

Independente da modalidade de trabalho, é visível que o mercado percebeu que algumas áreas podem ser mantidas a partir de casa, sem a necessidade de empregados nos escritórios. 

Com os avanços tecnológicos como internet rápida, acesso a smartphones com inúmeras funções e computadores com mais capacidade e softwares avançados, é possível oferecer serviço de qualidade de qualquer lugar do mundo e com muito mais flexibilidade

Profissionais disruptivos

Continuando a ideia do tópico anterior, os profissionais disruptivos são aqueles que perceberam que podem trabalhar, ganhar dinheiro e viver uma vida com muito mais qualidade de onde ele quiser. 

Estes são profissionais que preferem atuar sem vínculo empregatício ou se existem algum vínculo, este é o menor possível, dando-lhe liberdade total em suas negociações e formas de trabalho. 

Isso significa que estes profissionais estão livres e podem aceitar ou negar negócios e oportunidades de trabalho quando lhe convém, principalmente quando sua qualificação é alta o suficiente para atuar em diferentes frentes para ganhar mais tanto em valores monetários como em qualidade de vida.

Este é, também, um profissional com cabeça aberta, mentalidade empreendedora e soluções de inovação e gestão de desenvolvimento pessoal e de sua equipe, sendo alguém com espírito livre e de liderança, pronto para as mudanças que o mercado oferecer. 

Mercado mais tecnológico

É notório que o mercado está mais tecnológico como nunca. Temos acesso hoje a computadores muito mais complexos e poderosos que conseguem otimizar nosso trabalho.

Os smartphones nunca estiveram tão modernos, nos dando acesso ao mundo, como contas de banco, jogos, redes sociais, trabalho, tudo em um lugar, fora os aplicativos que facilitam nosso dia a dia. 

A pandemia acelerou todos esses processos citados. Em busca de garantir uma vida mais profissional e empreender digital tendo a tecnologia como base e auxílio principal, com certeza, a tecnologia irá avançar ainda mais nos próximos anos, para garantir que os novos trabalhadores tenham todos os recursos necessários para seu crescimento.

Recrutamento e seleção online

Eis um dos avanços que a tecnologia pode oferecer: os recrutamentos online, onde não é necessário o candidato se deslocar até a empresa, tudo é feito através de videochamada, 100% digital.

As empresas precisam ter regras e um direcionamento um pouco diferente para garantir que somente os melhores sejam escolhidos, porém, a iniciativa tende a se manter mesmo depois da pandemia no mercado de trabalho.

Atenção à saúde física e mental

Não podemos falar tanto da vida profissional e esquecer que a saúde física e mental deve ser o foco para garantir um bom trabalho, enquanto vive o melhor da vida. 

O profissional do futuro busca qualidade de vida aliada a bons trabalhos e salários, portanto, não abra mão de sua saúde, principalmente mental, já que é nela, na mente, onde tudo começa e acontece. 

Novas profissões

As novas profissões já estão surgindo, e muitas das que conhecemos vão ficando para trás, mostrando que o novo é sem dúvida, mas surpreendente e você não pode ficar para trás. 

Marketing Digital, Engenheiro 3D, gestor ambiental, distribuição e logística, Big Data entre outras de tecnologia, já são reais no mercado e tendem a se tornarem ainda mais complexas e especializadas, para um futuro ainda mais disruptivo. 

Responsabilidade total por sua qualificação profissional

Muitos profissionais antigamente, faziam cursos livres e se profissionalizam por causa da empresa que trabalhavam e não por uma vocação ou gosto específico em uma área. 

Atualmente, ainda que isto seja uma realidade, algumas mudanças têm sido observadas, como por exemplo, profissionais que fazem cursos online em outras áreas para ter conhecimentos específicos que podem ser válidos no trabalho atual ou para atuar de forma indireta. 

Ou seja, o profissional pós-pandemia é aquele que se responsabiliza por seu crescimento e não se limita, mas está apto a aprender e se capacitar para agora e o futuro, em tudo o que puder atuar. 

Curso online grátis da EW Cursos

O mercado de trabalho está em constante mudanças, porém, nunca houve um período com transformações tão bruscas e necessárias como o período da pandemia, forçando os profissionais a buscarem melhorar sua capacitação para as melhores oportunidades. 

Se você deseja ser um profissional completo em sua área e aproveitar esse momento, qualifique-se com os cursos online grátis EW Cursos. 

Oferecemos mais de 390 cursos livres em mais de 20 categorias e segmentos diferentes, para você garantir uma carreira de sucesso.

Estude por 1 ano, em cursos de curta duração e todos com opção de certificado válido e aceito em todo país. 

Mude de vida com os cursos online grátis EW Cursos. Matricule-se e não deixe seu futuro para depois e invista em sua carreira com os cursos EW Cursos. 

Leia também