8 dicas para aprender a programação sem complicação e com cursos online

Confira nesse artigo, estas 8 dicas de como aprender programação sem...

Publicado quarta, 08 de setembro de 2021
[Capa 8 dicas para aprender a programação sem complicação e com cursos online]

Das 15 profissões que mais crescem no mundo, 10 delas são na área de tecnologia e todas necessitam de profissionais que saibam programar o básico. Um dado interessante é que o setor da tecnologia teve crescimento de abertura de novas oportunidades em 670% em 2020.

O que isso mostra é que o mercado da tecnologia nunca esteve tão aquecido e com tantas chances profissionais, mas se tem algo que esse mercado valoriza muito é conhecimento. A área da tecnologia necessita de precisão, estruturas perfeitas e para fazer desde um site simples até criar programas ou aplicativos complexos, é necessário saber bem o que está fazendo.

Por isso é tão importante estudar e aprender programação com o melhor conteúdo e algumas dicas profissionais para se dar bem. Nesse artigo, veja com estas 8 dicas, como aprender programação sem complicação e como os cursos online podem te ajudar no seu futuro.

1 - Compreenda bem a lógica da programação

Programação não é ficar sentado o dia todo escrevendo códigos e mais códigos, é muito mais que isso: é conhecer a estrutura de programas e focar no seu planejamento, é olhar para os detalhes e não somente o todo que é o que todos veem.

A lógica da programação é dominar a linguagem e o profissional que sabe disso, estará capacitado para corrigir falhas em programas e criar sistemas novos para facilitar a vida das pessoas.

2 - Conheça todas as linguagens, se concentre em uma e torne-se especialista nela

É legal ter um conhecimento geral em todas as linguagens, inclusive as antigas, para mostrar seu domínio e experiência, mas o que fará de você um expert é se dedicar em uma delas e ser um especialista.

O mercado está sempre em busca de profissionais que conheçam várias linguagens de programação, mas com certeza os especialistas são aqueles diferenciais que ele não abre mão. Então se especialize, aprenda mais e seja o melhor naquela linguagem como ninguém.

3 - Não desanime! Concentre-se e continue.

Programar é como qualquer outra profissão: é preciso muito estudo e trabalho duro, e como qualquer coisa que estamos aprendendo e ainda somos iniciantes, tem hora que dá uma desanimada, principalmente quando tudo se torna cada vez mais complexo.

Não desista e continue aprendendo. É preciso ler, reler e claro, praticar para conseguir o êxito. Tire dúvidas e mantenha a mente aberta para entender novas técnicas que com o tempo, se tornarão hábitos e detalhes simplificados do que já foi difícil um dia.

4 - Não desmereça as linguagens antigas. Quem conhece está meio passo à frente de você

Sabe a linguagem de programação COBOL? Pois é, bem antiga e datada lá do fim da década de 50 e foi uma das primeiras e mais utilizadas comercialmente, mas que mesmo não sendo utilizada hoje, se torna uma bagagem imensa de conhecimento teórico para quem tem alguma familiaridade.

Conhecer, as linguagens antigas é entender como começou a programação no mundo e sua importância, além disso, muitos termos e comandos utilizados ainda hoje, vem lá de trás. Por isso respeite cada uma e enriqueça seus conhecimentos se quiser ser um programador diferenciado no mercado.

5 - Crie pequenos projetos pessoais para exercitar seu aprendizado

Conforme for aprendendo a programar, vai perceber que a cada dia que passar, estará interessado em aprender mais e mais e por isso é tão importante criar seus próprios projetos e planos pessoais.

Não importa o quão iniciantes ou primitivos eles possam ser, o importante é aprimorá-los conforme o tempo passar. Grandes programadores que construíram impérios tecnológicos de hoje em dia, começaram assim e por isso, siga por esse caminho, principalmente se tem boas ideias.

6 - Faça cursos, mas é na prática que você irá se aprimorar

Como foi dito no tópico anterior, o aprimoramento daquilo que é aprendido só acontece de fato através da prática. Ainda que você leia meia dúzia de livros e entenda teoricamente cada conceito, é só fazendo que realmente entenderá para que serve cada comando.

Por isso cada curso que fizer, tenha sempre um editor de texto ou um compilador para criar e fazer os exercícios propostos. Se já trabalha na área, aperfeiçoe suas técnicas e esteja pronto para sempre aprender algo novo, o que nessa profissão é algo sempre muito comum.

7 - Cursos online para aprender programação

E o que são dicas se não forem colocadas em prática? Por isso é importantíssimo escolher bem onde estudar e se o conteúdo que será oferecido é de qualidade.            Veja alguns dos cursos que a EW Cursos oferece em sua plataforma online e gratuita, pra você não perder tempo:

  • Javascript para iniciantes- Praticamente todas as páginas da internet possuem a codificação por Javascript, e isso significa sites mais dinâmicos e interação com seu público;
  • PHP-MySQL iniciante- Uma das linguagens de programação mais modernas, o PHP MySQL é um curso excelente para quem está começando e quer iniciar por uma das programações mais intuitivas e interativas da web;
  • Microsoft ASP.Net- Crie páginas dinâmicas com a plataforma da Microsoft e com um sistema totalmente único e sofisticado para internet;
  • Java na prática- Uma das linguagens mais antigas, mas ainda em circulação e de grande importância no mercado, o Java é fácil, seguro e eficiente e possui 3 cursos que ensinam códigos, nível intermediário e avançado.

Além destes cursos, aprenda um pouco mais sobre o assunto com cursos como HTML 5, uma das revoluções da criação de sites profissionais, além da criação de blogs através do Wordpress e Fireworks, e também banco de dados SQL, Power BI e aplicativos para Android.

8 - Cursos em Informática online grátis EW Cursos

Gostou das dicas que listamos aqui? E os cursos então? Incríveis para rechear seu currículo de habilidades e conhecimentos e te dar ainda mais chances de conquistar novas oportunidades profissionais.

E só na EW Cursos você encontra estes cursos que irão mudar sua vida. São mais de 30 cursos na categoria informática para você estudar, sendo 7 cursos de programação, 2 de banco de dados e além de 3 para criação de sites e 5 de web design, vídeo e android.

Não perca esta chance e matricule-se já! Cursos gratuitos e 100% online, além de opção de certificado válido e aceito em todo Brasil. Não deixe seu futuro para depois e invista em você com os cursos online EW Cursos.  

Leia também