Saiba tudo sobre o curso Auditoria e Perícia Ambiental

Para entender melhor como funciona o trabalho do perito ambiental, preparamos...

Publicado quarta, 23 de março de 2022
[Capa Saiba tudo sobre o curso Auditoria e Perícia Ambiental]

O mercado do meio ambiente e investimentos sustentáveis tem crescido muito nos últimos anos, inclusive durante a pandemia. As empresas perceberam que levar em consideração o valor que o meio ambiente possui e os cuidados que devemos ter com ele a longo prazo.

As empresas têm muito a ganhar com investimentos sustentáveis, porém o Brasil ainda está longe de compreender este mercado com o cuidado que deveria. Menos de 1% dos produtos levam atenção sustentável como o mercado internacional leva em consideração.

Porém, o país começa a ficar atento a esses cuidados e investimentos e por isso é cada vez mais necessário profissionais especializados na auditoria e perícia ambiental, que estarão atentos a qualquer crime ambiental, inclusive documental que abra brechas para atuar de forma ilegal no território brasileiro. 

Para entender melhor como funciona o trabalho do perito ambiental, preparamos um post que fala sobre o curso Auditoria e Perícia Ambiental online, curso que foca nas noções sobre a área e o mercado. Confira.

O que é Auditoria e Perícia Ambiental e quais as atividades que executam?

A política ambiental começou a ser implantada nas empresas brasileiras no intuito de atender as necessidades do mercado. 

A natureza fornece todos os recursos que precisamos para viver, porém, é preciso utilizá-lo com responsabilidade, já que muitos se exaurem com o tempo ou podem ter sua qualidade prejudicada caso sua manipulação não seja feita corretamente. 

Por isso, a política ambiental começou a focar em enquadrar as empresas de todos os setores em mais responsáveis quanto ao meio ambiente e para ter a certeza de que elas seguem todos os regimentos para ser uma empresa responsável, é preciso de auditores e peritos ambientais. 

O auditor ou perito ambiental é quem utiliza de recursos técnicos para avaliar situações e possíveis crimes ambientais de empresas ou pessoas em uma determinada área. Através de métodos científicos o profissional consegue identificar pontos divergentes e de ilegalidade como crimes em processos como compra de terras nativas, a extinção de animais e a contaminação da água, por exemplo.

As atribuições do dia a dia desses profissionais, são:

  • Analisa documentos e áreas com possíveis degradações ambientais;
  • Desenvolve laudos técnicos para processos judiciais;
  • Faz a avaliação sistemática de documentos;
  • Coleta dados com testemunhas e entrevista pessoas e grupos que possam corroborar suas suspeitas e afirmações;
  • Faz a comparação dos dados colhidos e determina possíveis crimes e atos de ilegalidade. 

O auditor e perito ambiental faz o levantamento de todas as denúncias, suspeitas e situações que evidenciam possíveis crimes ambientais e pode exigir dos suspeitos a explicação e documentação que comprovam tais atitudes. Quando existe crimes comprovados, o perito pode determinar desde multas até prisões dependendo da gravidade. 

Qual o perfil do profissional em auditoria e perícia ambiental?

O profissional em Auditoria e Perícia ambiental possui um perfil único e importante para executar suas atividades com qualidade, segurança e seriedade. Confira alguns atributos do perfil do auditor e perito ambiental:

  • Pessoa calma e controlada em pressão- No processo de auditar e periciar documentos e atividades ambientais, o profissional deve estar calmo e relaxado, sem deixar-se abater pelas dificuldades ou gravidades relacionadas. O controle da pressão também é fundamental, já que esta área exigirá do profissional que ele seja excessivamente minucioso e rápido, o que pode acarretar muita pressão. 
  • Ser honesto e transparente- O profissional em auditoria e perícia deverá ser honesto e garantir essa honestidade com sua transparência e integridade. Por se tratar de uma área que lida com perícia de documentos financeiros e administrativos, além de crimes e possíveis sanções, o profissional deve ser o mais verdadeiro e correto possível em suas atuações. 
  • Comunicativo- A comunicação é essencial, e o auditor e perito ambiental deve ser alguém que não tenha dificuldade em expor suas posições a empresa periciada, buscando saber todas as informações possíveis para corroborar suas teses de inocência ou culpa. 
  • Atencioso- A profissão exige alto grau de atenção do profissional, já que a perícia é uma área que analisa documentos e pontos a serem examinados quanto a crimes ambientais. Nada pode ser passado batido. 
  • Organizado- A organização é outro ponto fundamental na vida profissional do auditor e perito, que deve ser alguém que cuida do planejamento do seu dia, possui suas documentações e dados sempre a mão e informações corretamente catalogadas para suas pontuações e autuações. 

Mercado de trabalho do auditor e perito ambiental

O profissional em Auditoria e perícia ambiental pode trabalhar em praticamente todo mercado de trabalho, principalmente dentro de empresas especializadas em auditoria e perícia. 

Trabalha, também, em empresas de todos os setores e que buscam se adequar as políticas ambientais, usufruindo de seus serviços na manutenção das políticas ambientais, como a orientação necessária em relação ao mercado. 

No setor público, o auditor e perito ambiental podem se preparar para atuar em prefeituras, governos estatuais e federal, além de trabalhar em cooperativas e ONG voltadas ao meio ambiente. 

Curso Auditoria e Perícia Ambiental online grátis da EW Cursos

Com o aumento dos crimes ambientais, é cada vez mais necessário um perito ambiental que cuide da preservação de nossa fauna e flora, além de orientar as pessoas dos cuidados necessários para manter o meio ambiente e garantir que as empresas sigam todas as regras para produzir produtos e desenvolver serviços que não agridam a natureza. 

Para isso, o Auditor e Perito Ambiental são profissionais fundamentais que irão garantir a lei, a ordem e a preservação correta do meio ambiente. No curso Auditoria e Perícia Ambiental, o aluno aprenderá aulas como métodos de valoração ambiental, Sistema de gestão ambiental, impacto ambiental, legislação e análise de riscos, entre outras aulas para iniciar no mercado. 

Conte com os cursos EW Cursos que estão sempre atualizados com o mercado, conteúdo de qualidade e simplificados, além de recursos como videoaulas e material didático digital. Continue seus estudos na categoria Meio Ambiente e nas mais de 20 categorias que a EW Cursos disponibiliza. São mais de 300 cursos para você estudas e o melhor, com opção de certificado válido e aceito em todo país. 

Matricule-se agora e não deixe seu futuro para depois, investindo em sua carreira com os cursos online EW Cursos. 

Leia também