Como escolher a carreira certa? Veja 5 dicas para ajudar em sua decisão

Neste artigo, você vai ver dicas para escolher a carreira certa e 5 dicas...

Publicado quarta, 15 de setembro de 2021
[Capa Como escolher a carreira certa? Veja 5 dicas para ajudar em sua decisão]

Com mais de 14 milhões de pessoas desempregadas, o Brasil tenta se recuperar da crise que instalou no país e no mundo, por conta da pandemia. Com um pequeno aumento de pouco mais de 4 milhões de novas ocupações abertas no último ano, o país ainda está longe de uma recuperação total, e por isso é importante que os trabalhadores se qualifiquem, se quiserem boas e novas oportunidades de trabalho.

Para os jovens, o maior contingente entre os desempregados, o que tem feito a diferença é saber escolher a carreira certa, com base não apenas em suas habilidades e gostos, mas também seguindo as tendências do mercado.

Existem muitas profissões que mesmo na crise, tem crescido como nunca e por falta de mão de obra capacitada, acaba sendo uma oportunidade para quem está no páreo e se preparando. Por isso neste artigo, veja dicas para escolher a carreira certa e 5 dicas para ajudar você em sua decisão.

Faça um bom teste vocacional

Todo estudante deve fazer um teste vocacional, pois ele dará um norte sobre quais as profissões perfeitas para você, com base em sua personalidade, gostos e habilidades. O teste vocacional é um tipo de "prova", onde terá perguntas a situações, comportamentos que você teria a essas situações e principalmente como você se vê.

Além disso, é uma maneira eficaz de se conhecer, de saber pontos de sua personalidade que até então você desconhecia. O teste é fundamental para sua vida pessoal e profissional e não deve ser deixado de lado.

Veja se tem afinidade com a profissão

Ainda que o teste vocacional diga que você tem tudo para se dar bem em uma determinada área, isso não significa que você se vê naquela profissão. As vezes, alguns pontos daquela área específica não te agradam, e por não ter afinidade, o melhor é não continuar nela.

Lembre-se que quando somos jovens, é normal investirmos tempo e sonhos em uma área que nem sempre é um futuro promissor para nós. Geralmente o teste vocacional indica mais de uma profissão, por isso é interessante analisar todas as opções e se encaixar em uma delas.

Busque conhecer bem a profissão que deseja seguir

Fez o teste vocacional e tem afinidade com uma profissão que te saltou aos olhos? Então é hora de buscar o máximo de informações sobre ela, antes de mergulhar de cabeça.

Procure conhecer os profissionais mais badalados dessa área, quais as áreas que são ligadas a essa profissão e a versatilidade desse setor, para que você tenha mais oportunidades profissionais. Leia sobre e faça cursos online que além de serem ótimos para dar a noção certa sobre a área que deseja atuar, garantem certificação e o começo na carreira.

A escolha é sua e não deixe que ninguém decida por você

Sua família tem uma empresa familiar? Seu pai quer que você siga uma determinada carreira? Por mais que estes sejam caminhos até cômodos para muita gente, se você não se enxerga naquela área, dialogue e busque o que realmente te faz feliz.

Escolher uma profissão não significa que ela será para vida toda, uma hora você poderá mudar, mas saiba que será mais desafiador em aspectos emocionais e financeiros. Por isso, é importante pensar, decidir e lutar pelo seu sonho desde o início, para não só se especializar com rapidez, mas evitar percalços no meio do caminho profissional.

As profissões do momento

Depois destas dicas preciosas, veja quais são as profissões do momento que estão em alta no mercado:

  • Área da saúde- O setor da saúde cresceu muito entre 2020 e 2021, e não foi só por causa da pandemia. Em 2020, o setor teve um aumento de novos empregos de 2,2% no terceiro trimestre. As empresas que oferecem serviços de saúde, como hospitais, ambulatórios e clínicas, inclusive odontológicas, tiveram um aumento de 1,6%, muito por conta da retomada da economia. Empresas e startups também tiveram bons resultados, já que houve um aumento considerável em novos negócios com a abertura de mais cnpj´s. Os números estão na casa dos 118%. Isso mostra o quanto o mercado está cheio de oportunidades e necessita de mais profissionais especializados;
  • Tecnologia- Entre 2011 e 2021, houve um crescimento de 210% na abertura de novas empresas voltadas para a tecnologia. Exportações neste segmento tiveram alta de 22,9% e investimentos de mais de 200 bilhões de reais. Com os avanços e exigências da LGPD, o crescimento da inteligência artificial terá aumento de 46%. Este setor é um dos que mais precisam de profissionais qualificados, e se você se vê neste mercado, não perca tempo;
  • Marketing- A demanda por profissionais no marketing digital tem sido o que mantém este mercado aquecido. Com faturamento de mais de 35 bilhões somente no e-commerce dos primeiros 3 meses de 2021, as projeções é que o setor tenha crescimento médio de 25% ao ano. Redes sociais e SEO, são outras áreas que tem necessitado de especialistas e garantido boas oportunidades de salários e condições;
  • Área de finanças e contabilidade- Com o avanço das Fintechs, o setor de finanças tem crescido muito na pandemia, e a contabilidade, também tem obtido bons resultados, já que o aumento de novas empresas, necessitam de profissionais para abertura e gestão dos negócios.

Comece nestas áreas em cursos online que além de práticos e oferecerem comodidade, ainda garantem seu início ou atualização profissional, garantindo um currículo muito mais completo e valioso para o mercado.

Cursos online grátis EW Cursos

Esta é a hora para você se destacar no mercado profissional, por isso não pode perder nenhuma oportunidade. Para se dar bem, os cursos online são a melhor opção para iniciar em uma carreira e fazer sucesso.

Cursos online grátis EW Cursos são cursos de curta duração, com conteúdo rico e de qualidade e perfeito para iniciar ou atualizar seu currículo e trajetória profissional. São mais de 250 cursos 100% online, gratuitos e com opção de certificado, perfeitos para auxiliar em sua caminhada e qualificação profissional.

Não deixe seu futuro para depois e matricule-se agora nos cursos online grátis. Invista em você e em sua carreira com a EW Cursos.

Leia também