9 habilidades que todo empreendedor de sucesso deve ter

Quer saber como se destacar no mercado? Desenvolva estas 9 habilidades de...

Publicado sábado, 05 de novembro de 2022
[Capa 9 habilidades que todo empreendedor de sucesso deve ter]

O Brasil ainda está de pé por causa empreendedor de sucesso que mesmo pequeno, não desiste do país, e isso não é uma história qualquer. 

Segundo dados do Boletim Mapa das Empresas do Ministério da Economia, foram abertas nos primeiros 4 meses do ano de 2022, mais de 1,3 milhão de empresas. 

Atualmente, são mais de 19.373.257 empresas ativas, sendo que 99% dessas empresas, são Micro e representam 62% de todos os empregos no país. 

Estes dados mostram a força do empreendedorismo no Brasil, como a nossa gente é batalhadora e não desiste de buscar alternativas para crescer e prosperar.

Para ser um sucesso empreendedor, porém, é necessário ter e desenvolver algumas habilidades fundamentais, pois é isso que fará o sucesso ser real em seus negócios. 

Quer saber como se destacar no mercado e fazer valer seu negócio? Desenvolva estas 9 habilidades de empreendedores de sucesso possuem e onde investir nesse desenvolvimento.

1- Empreendedor de sucesso deve estar pronto para correr riscos

A primeira grande habilidade de todo empreendedor de sucesso é estar disposto a correr riscos.

Montar uma empresa é basicamente isso: investir tempo e dinheiro em um sonho empresarial que não sabe se dará certo. 

O empreendedor está apostando tudo o que tem para fazer seu negócio prosperar, e terá que abrir mão de férias, fins de semana, algumas comemorações e apertar o orçamento para ver o negócio decolar.

Portanto, é fundamental que antes de seguir com a ideia de empreender, você entenda a seriedade que montar uma empresa envolve e sem medo, encarar a empreitada.

2- Empreendedor de sucesso é resiliente

O segundo ponto é que estando disposto a correr riscos, você tem a consciência que pode vencer, mas também ter algumas derrotas pelo caminho.

Ser resiliente é aprender a se recuperar de perdas e situações ruins, é se levantar depois da queda e ainda mais forte. 

Se a empresa não deu certo não é hora de se abater. Volte com novo planejamento e ideias, tente mais uma vez ou mude de ramo, só não desista nos primeiros nãos e problemas. 

3- Ser um bom planejador

Um bom planejamento é que dá o tom do sucesso de um negócio ou sua ruína. Se você planejar um bom percurso que deseja alcançar, com certeza haverá maior chance de acerto.

O planejamento é a preparação dos passos que pretende andar para atingir um determinado objetivo. 

Para definir as tarefas que serão executadas em todo esse percurso, é vital que o planejamento seja consistente, bem-feito e flexível, para que sejam feitas mudanças quando necessário. 

4- Liderança

Um empreendedor de sucesso é um líder, alguém que toca seu negócio com o coração e a mente e quando tem colaboradores, deve ser alguém que transmite organização e autoridade.

O líder deve ser justo, verdadeiro e integro, humilde e um pouco de bom humor para manter um bom relacionamento com todos e a paz na empresa. 

Deve ser um exemplo, por isso, esteja sempre de olho em suas atitudes para transmitir sempre o melhor aos seus liderados. 

5- Um toque de competitividade

A competitividade não é ser somente o melhor, mas saber que é o melhor e trabalhar para não perder esse posto.

Frisamos que ser competitivo não é ser trapaceiro ou ser melhor que a concorrência com visão negativa, mas reconhecer sua qualidade e buscar crescer e ser o melhor dia a dia. 

A competitividade nos impulsiona a sermos melhores, e uma das habilidades mais importantes para qualquer empreendedor.

6- Inteligência Emocional

O empreendedor de sucesso precisa ser alguém que equilibra suas emoções, não se deixando levar por elas. 

Geralmente, os empreendedores são pessoas mais frias e racionais, pois lidam com situações que não podem colocar o coração. 

Ao lidar com os conflitos, é preciso pensar duas vezes e tomar o cuidado de decidir com foco na inteligência emocional e jamais nas emoções e sentimentos pessoais. 

7- Aberto à network

Para o sucesso da empresa, é preciso, também, ter um bom relacionamento com a concorrência e conhecer os grandes nomes do mercado.

Faça network em feiras, palestra e eventos empresariais. Conheça seu público a fundo e ouça suas dores. Esse tempo investido será de grande valia para inovar sua empresa. 

8- Sendo persistente

Quando sabemos qual o objetivo que desejamos alcançar e não desistimos frente a ele, nos tornamos uma pessoa persistente e determinada, que não desiste do ideal do sucesso.

Os obstáculos para o negócio irão ocorrer, mas cabe ao empreendedor saber quando é preciso fazer mudanças, porém, jamais tirando o foco do objetivo final. 

9- Nunca para de estudar

Por fim, o empreendedor de sucesso deve ser um estudioso do mercado que está inserido, ligado nas tendências da economia e com conhecimento básico de alguns assuntos.

Finanças, administração e marketing digital, não precisam ser sua especialidade, mas deve conhecer como funciona para gerir o próprio negócio.

E para obter esse conhecimento, os cursos EW Cursos ajudarão a ter as noções necessárias para colocar a empresa no topo do mercado. 

Curso de Empreendedorismo online grátis da EW Cursos

O que achou das habilidades citadas para ser um empreendedor de sucesso? Se identifica com alguma delas? Ou percebeu que precisa estudar e desenvolvê-las melhor?

Para auxiliar você em seu crescimento profissional e o avanço do seu negócio, faça o curso Empreendedorismo

Neste curso, você terá contato com conceito de negócios, os planos envolvidos, além de dicas para planejamento e como fazer pesquisa de mercado.

Curso básico, mas perfeito para quem está começando o próprio negócio e não sabe qual o próximo passo a dar.

Invista em um currículo mais completo e atrativo para o mercado e faça seu negócio crescer aprendendo como com os cursos de empreendedorismo EW Cursos.

A EW Cursos possui mais de 10 anos de história no EAD e mais de 50 mil alunos formados, com mais de 430 cursos livres para você escolher.

Mude sua vida com nossos cursos e com opção de certificado válido aceito em todo país. Não deixe seu futuro para depois e invista em você e seu negócio com a EW Cursos. 

Leia também