Como estudar para concursos com 8 dicas incríveis

Se você está estudando para concursos, separamos 8 dicas incríveis para te...

Publicado sexta, 04 de fevereiro de 2022
[Capa Como estudar para concursos com 8 dicas incríveis]

Com o início de um novo ano, os concurseiros de plantão já ficam de olho nos concursos que serão lançados e começam a se preparar para conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho do funcionalismo público.

Mesmo com algumas mudanças na lei, conquistar uma vaga como servidor público é o sonho de muitos brasileiros que veem nesse setor, a saída para uma vida financeira melhor. Mas para isso, é preciso mais do que talento, mas preparo e muito conhecimento.

Por isso se você está estudando para concursos, separamos 8 dicas incríveis para te ajudar nesse processo e fazer com que você conquiste sua tão sonhada posição com servidor público. Confira.

1 - Em primeiro lugar, esteja altamente motivado

A automotivação é sem dúvida a primeira coisa que você tem que ter se quiser fazer algo, e quando o assunto é concursos, é fundamental que essa motivação esteja em alta, para não desanimar no meio do processo.

Muitos concurseiros quando não atingem seu objetivo de conquistar uma vaga desistem, mas o importante é que você tenha em mente que esse tipo de situação poderá ocorrer, mas se o sonho estiver bem claro em sua mente, estes obstáculos devem ser a mola propulsora que te levará ao seu sonho definitivo. Continue, persista e não desista!

2 - Defina bem a área que pretende seguir

Todas as áreas dos concursos são profissionais e necessitam de pessoas qualificadas e possuem algumas exigências para serem realizadas, sendo que algumas em específico, necessitam de profissionais com formação e diplomação para exercê-las.

Observe sempre o edital antes de se inscrever em um concurso ou começar a estudar para um que acontecerá em breve. É de suma importância que você tenha bem definido a área, esteja dentro do perfil da vaga e siga com todos os requisitos que serão necessários para prosperar nos estudos.    

3 - Organize-se, principalmente se trabalha e estuda fora

A organização é fundamental para garantir um planejamento perfeito de suas obrigações. Se é possível estudar sem precisar trabalhar ou ter outra ocupação acadêmica fora, dedique-se que as chances podem ser ainda mais promissoras, já que seu tempo é 100% para o concurso.

Agora, se sua vida é pautada em ocupações como trabalho e faculdade, por exemplo, é preciso ser ainda mais organizado. Por isso, tenha uma agenda e um plano de aulas e estudos seguindo horários e calendário até o dia da prova.

4 - Cuidado com as distrações do dia a dia

É, as distrações são o grande problema para quem estuda para concursos, por que é fácil perder o foco e necessário ter seus objetivos e metas bem claras e segui-las com afinco.

Com falamos no tópico anterior, é importantíssimo que você crie um método, um planejamento que tenha suas aulas e horários muito definidos e isso deve levar em consideração o seu tempo de descanso e lazer, inclusive de alimentação e sono.

Esses pontos são importantes e se possível, durante o tempo que estiver se dedicando aos estudos, busque cortar algum lazer como um cinema ou um barzinho com os amigos. Além de economizar, ainda ganha tempo para continuar se dedicando.

Mas calma, não deixe de se divertir, mas dose esses momentos, principalmente quando o dia da prova está mais próximo. Nesse tempo, é necessário estar bem concentrado para não colocar tudo a perder.

5 - Busque um lugar sossegado para seus estudos e com tudo o que precisa

Separe um lugar em sua casa para fazer seus estudos e que seja silencioso, bem arejado e com boa iluminação natural e com tudo o que for necessário para passar algum tempo envolto a livros, cursos online e anotações.

Se for possível, coloque o celular no silencioso, deixe a porta fechada e tenha sempre a mão água, alguma fruta e a cada 40 minutos, levante-se, alongue-se e volte a estudar. Quando terminar esse tempo, tente focar em algo mais leve que mantenha sua concentração afinada, porém, menos agitado para continuar ao longo dos dias.

6 - Peça o apoio de sua família e amigos

Em sua casa, deixe sua família ciente de seus estudos para o concurso, explique a importância disso e os ganhos futuros que será para todos e peça o apoio deles tanto no silêncio quanto no auxílio para você conseguir estudar o máximo de tempo possível com o mínimo de distração e importunações.

Para quem estuda fora ou trabalha, o tempo de estudo é sempre mais escasso, e mais importante ainda que a família entenda a necessidade de se adaptar e apoiá-lo nesse processo que pode ser muito valioso num futuro próximo.

Outro grupo de pessoas que tem que entender seus esforços são seus amigos, que podem continuar te chamando para sair ou conversar, quando você precisa estar estudando. Explique seus esforços e garanta que depois de aprovado, será tudo ainda melhor, mas por hora, é necessário sacrifícios.  

7 - Tenha um método de estudos que funcione

Um bom método de estudos para concursos engloba dedicação, planejamento e material de qualidade que auxilie na hora da prova. Se não for possível fazer um cursinho, compre livros dedicados ao concurso que deseja trabalhar e comece a estudar o conteúdo.

Outra forma, é estudando cursos online de curta duração, que além de ter um conteúdo rico e que abrange o cenário da profissão que deseja focar, ainda te dá conhecimento e certificação para continuar nessa carreira e continuar atualizado com o mercado.

8 - Cursos Concursos Públicos online grátis EW Cursos

Os estudos para concursos não são nada fáceis e se você não tem muito tempo para se dedicar, é hora de buscar ajuda para ter uma chance real de aprovação.

Com os cursos na categoria Concursos Públicos online grátis EW Cursos, aprenda e se prepare mais para o concurso que está estudando, com conteúdo de qualidade e cheio de recursos que irão te ajudarão a assimilar melhor tudo o que precisa saber para fazer as provas com mais segurança e precisão.

São mais de 97 cursos para inúmeras áreas profissionais e com conteúdo importante para concursos como Constituição Federal, Nova Gramática Brasileira, Funções Matemáticas, Ensino da Língua Portuguesa e muito mais. Não deixe seu futuro para depois e invista em sua carreira com os cursos online EW Cursos.

Leia também