Como estudar em casa? 7 dicas para aprender de seu home office

Estudar e trabalhar home office é um tremendo desafio, principalmente para as...

Publicado quinta, 02 de dezembro de 2021
[Capa Como estudar em casa? 7 dicas para aprender de seu home office]

Estudar e trabalhar home office é um tremendo desafio, principalmente para as pessoas que tiveram que se adaptar a essa rotina de uma hora para outra, causado pela pandemia que iniciou em 2020.

Apesar da vacinação e avanços na volta gradual da vida ao novo normal, muitas empresas aderiram de vez a ideia de trabalhar home office, seja para o corte de custos, seja pela praticidade que a vida remoto traz aos colaboradores...porém nem todo se adaptam fácil a essa nova realidade, e isso não se restringe apenas a ideia de trabalhar, mas estudar online também.

Estudar em casa é difícil para muita gente e para você começar seus estudos sem qualquer tipo de dor de cabeça, veja como com essas 7 dicas para aprender direto de seu home office e despontar na carreira.

Tenha um cantinho privativo e com boa luz natural

Escolha um local em sua casa que seja bem aconchegante, silencioso e de preferência com boa luz natural. Abra as janelas, deixe o ar puro entrar e feche a porta, tornando o local bem privativo para seus estudos.

É importante ter um local assim e, caso sua casa seja pequena ou tenha que usar luz artificial, de vez em quando estude no quintal e se possível vá a outro lugar como os coworking, locais próprios para trabalho e estudo onde você aluga um período e pode se concentrar em suas aulas com tranquilidade.

Decore com criatividade e bom gosto

Se o local é um quarto que não tem uma funcionalidade no momento, torne esse ambiente em seu escritório, pintando as paredes de uma cor bem legal e que te anime como laranja, amarelo e verde. Fuja de cores mais tranquilas como tons claros de azul, verde ou rosa, pois estar cores acalmam e podem comprometer sua concentração.

Além disso, use a criatividade e faça desenhos que tornem o espaço com mais personalidade, coloque prateleiras que facilitem a acomodação de seus livros de estudos e uma mesa para o computador e anotações. Adquira uma cadeira de escritório confortável e bora para concentração total!

Tenha tudo o que precisa na hora dos estudos

Livros, cadernos, lápis e caneta, são alguns dos itens que você não pode deixar de ter a mão, assim que começa a estudar online. Assim como no presencial, você precisará fazer anotações, atividades e leitura, portanto, é fundamental ter tudo próximo para não se perder.

Procure se organizar minutos antes de iniciar a aula, dispondo todos os itens na mesa, pois deixar para depois, poderá te atrapalhar e até atrasar, caso precise parar para procurar um livro ou um lápis porque não se organizou antes.

Caso pretenda fazer tudo online, opte por ter no celular um bloco de notas ou mesmo no computador, e ir anotando e salvando. Busque sempre se adiantar para não perder nada.

Organize seus horários para não se perder

Além de ter tudo sempre a mão, é importante se organizar em relação aos seus horários de estudos. Se as aulas forem ao vivo, como numa aula presencial, é mais fácil de organizar as horas, porém se são vídeos gravados que você pode ver a qualquer momento, é importante deixar tudo ajeitado para não se perder.

Se você tem horário para trabalhar, determine um tempo de no mínimo 1 hora para estudar por dia e estabeleça uma rotina. É importante criar esse costume diário, pois não comprometerá suas outras ocupações obrigatórias e ainda te dará condições de estudar numa boa.

Converse com o pessoal de casa para respeitarem seu momento

Com o local de estudos escolhido, decorado, organizado e sua rotina já definida, é essencial que sua família colabore para que seus estudos sejam um sucesso, e você alcance seus objetivos.

Uma casa barulhenta, com pessoas entrando e saindo do local que você está estudando e que pedem coisas pra você, torna a concentração difícil e pode influenciar seu aprendizado e suas notas.

Por isso, bata um papo com todos e explique quais são suas metas, o porquê está estudando, quanto tempo irá destinar a isso, tanto no sentido do horário como na duração do curso e deixe claro que a colaboração deles te ajudará a conquistar melhores resultados. Com certeza tudo será bem mais tranquilo e satisfatório.

Cuide da saúde sempre

Não basta apenas se dedicar aos estudos, se sua saúde não estiver legal ou pode ser comprometida durante esse tempo. Faça exames de rotina anuais, como hemograma, para ver se tudo está em equilíbrio em seu organismo, vá no dentista regularmente e caso necessite fazer algum tratamento, siga as recomendações do médico.

Para cuidar da saúde a longo prazo, beba 2 litros de água, faça atividade física regularmente e cuide da alimentação, preferindo alimentos como hortaliças, legumes e frutas, além de uma quantidade balanceada e comendo a cada 3 horas.

Outra dica importante é cuidar da sua saúde no home office. Compre uma cadeira de escritório que seja ergonômica, pois este tipo de mobiliário é perfeito para proteger a coluna e garantir que você fique sentado por bastante tempo sem sentir dores ou incômodo.

Observe a altura da mesa, opte por periféricos que sejam confortáveis como teclados com teclas macias e aposte em mobiliário que seja prático, como o uso de rodinhas. Estas dicas são vitais para que você mantenha sua saúde em dia e evite problemas que possam comprometer seus estudos e sua qualidade de vida.  

Cursos online grátis EW Cursos

Gostou dessas dicas? Perfeitas para você começar a dedicar em sua vida. Os cursos online grátis são excelentes para dar aquele UP em seu currículo e fazê-lo despontar no mercado.

Inicie no mercado de trabalho, mude de área profissional ou comece a se preparar para a carreira dos sonhos com cursos online grátis EW Cursos. São mais de 280 cursos em mais de 20 categorias profissionais de capacitação profissional. Cursos com opção de certificado válido e aceito em todo Brasil.

Por isso, não deixe seu futuro para depois e invista em sua carreira profissional com os cursos online grátis EW Cursos. Matricule-se já!

Leia também