Como ser um Vídeo Maker: entenda como crescer na carreira

Hoje em dia, muita gente quer aprender como ser um Vídeo Marker. E é fácil...

Publicado sexta, 27 de novembro de 2020
[Capa Como ser um Vídeo Maker: entenda como crescer na carreira]

Hoje em dia, muita gente quer aprender como ser um Vídeo Marker. E é fácil entender o porquê disso, quando olhamos para as condições dessa profissão e para os contextos atuais do mercado. Afinal, a popularidade da área está ligada a sua viabilidade econômica e poucos segmentos, atualmente, têm tanta viabilidade no mercado quanto ser um produtor de vídeos.

Um exemplo simples disso é ver como o YouTube é responsável, sozinho, por quase 40% de todo o tráfego na Internet mundial. Somente essa audiência gigantesca já é o suficiente para alguém iniciar o seu trabalho na área e agir por conta própria. Some-se a isso o fato de que é possível trabalhar como freelancer

 para empresas de todos os tipos, tanto na edição, quanto no roteiro e na produção de vídeos, e ser Vídeo Maker torna-se uma das profissões do presente e do futuro.

No entanto, é importante saber como ser um Vídeo Maker de sucesso. Dá para aprender isso ou é algo que se nasce sabendo? Dá para aprender sim! Veja como a seguir!

Tenha os equipamentos certos para fazer o trabalho

O primeiro passo para se tornar um Video Maker de sucesso é ter os equipamentos necessários para esse tipo de trabalho. Afinal, trabalhar com vídeos exige ser capaz de captar e editar imagens de forma a conseguir executar essa função.

Nesse caso, é necessário que você tenha os seguintes:

  • câmera para captar vídeo;
  • microfone para captar áudio;
  • editor de vídeo sem marca d’água;
  • HD para armazenar o material bruto;
  • computador com RAM o suficiente para fazer a edição.

Dentre todos esses equipamentos, todos eles precisam ser os mais avançados possíveis? Não, claro que não. É possível começar a fazer vídeos com opções medianas ou até mesmo abaixo disso em todos os quesitos.

O único desses equipamentos que você realmente precisa ter é o editor de vídeo para não fazer vídeos que levam uma marca d’água. Afinal, não cumprir esse requisito pode realmente prejudicar um pouco o seu conteúdo.

De resto, é importante fazer o melhor possível dentro das suas condições e, aos poucos, melhorar cada equipamento até conseguir chegar em um nível considerado profissional.

Entenda como fazer vídeos de forma engajante

Um ponto essencial sobre como ser um Vídeo Maker é entender como prender a atenção do seu público. Afinal, de nada adianta fazer vídeos de 15, 20 minutos se a sua audiência assiste apenas 5, 10 segundos deles.

Portanto, o conhecimento mais importante que você precisa ter (mais do que saber como editar vídeos ou como ter os melhores equipamentos) é saber como manter a atenção do seu público em você durante toda a duração do vídeo.

Isso é muito difícil de saber e, honestamente, não há quem ensine. É uma coisa que se aprender apenas com horas e horas de prática. Você pode analisar os principais vídeo makers do mercado, mas o máximo que vai conseguir aprender é saber como eles fazem, o que necessariamente não é a melhor resposta para você.

Assim, é importante fazer vídeos, postar e tentar obter feedback construtivo real de amigos e familiares. No entanto, o melhor feedback possível são os dados e informações obtidos pela publicação dos vídeos. Veja quantas pessoas assistiram, onde deixaram de assistir, em que ponto o conteúdo faz mais sucesso ou em qual ponto faz menos sucesso. Analisar esses dados ajudará a entender como criar um bom material para você.

Tenha a mentalidade certa de como ser um Vídeo Maker

Ser um Vídeo Maker não é tarefa fácil. Pode parecer, vendo de longe, mas é necessário gravar horas e horas, fazer edições, criar um conteúdo que engaja e ainda conseguir cuidar da divulgação, da análise de resultados, da criação de uma comunidade ao redor do seu trabalho. Em alguns casos, dependendo do tipo de Vìdeo Maker, da busca por empresas contratantes.

Para conseguir se manter nessa área, é importante ter a mentalidade certa. Na prática, isso significa ter as seguintes características:

  • ser curioso para pesquisar assuntos e aprender como resolver certos problemas;
  • facilidade para aprender por conta própria;
  • boa comunicação;
  • dedicação e disciplina;
  • organização;
  • boa capacidade de analisar dados;
  • facilidade para entender feedbacks e revertê-los em ações concretas;
  • boa capacidade de trabalhar em grupo.

Como deu para ver, o Vídeo Maker é alguém que precisa entender um pouco de várias áreas. Deve ter conhecimentos técnicos de audiovisual para saber como captar imagem e som, deve saber como editar vídeos, precisa de bons conhecimentos de comunicação, além de capacidade de analisar o mercado e marketing.

Essas dicas são os primeiros pontos para quem quer aprender como ser um Vídeo Maker de sucesso e poder conquistar trabalhos por conta própria nessa área, mas também poder criar um canal de destaque e conseguir visualizações do público. Lembre-se de que existem muitas formas diferentes de trabalhar com vídeo e você não precisa, necessariamente, seguir o padrão de pessoas famosas. É possível criar o seu próprio estilo.

Gostou do conteúdo? Então não vá embora sem antes deixar um comentário dizendo qual o tipo de vídeo você gostaria de fazer!

Confira nossos cursos na área de informática.

Leia também