Investindo em Renda Fixa: O que é e como começar a investir

Para saber como seguir investindo em renda fixa e ter rendimento...

Publicado quinta, 01 de dezembro de 2022
[Capa Investindo em Renda Fixa: O que é e como começar a investir]

Investindo em renda fixa é o tipo de investimento mais comum entre as pessoas mais conservadores e faz parte da diversificação de bens dos investidores mais arrojados. 

A renda fixa é um tipo de investimento, onde o investidor aplica um valor sabendo o retorno e sua liquidez, além do prazo, já que tudo é definido no ato do investimento.

Segundo a Anbima, a renda fixa subiu novamente no segundo trimestre com representação de 61% dos investimentos do país em 2022.  

Esse tipo de rendimento é o mais seguro, com bom retorno, porém, tem seus pontos a considerar na hora de determinar o que é mais vantajoso para seu estilo. 

Para saber como seguir investindo em renda fixa e ter rendimento interessante, confira neste post algumas dicas para começar a investir

O que é investindo em renda fixa?

Muita gente vê o investimento na poupança como uma forma de poupar com segurança, porém a rentabilidade do retorno é quase zero.

A poupança já foi vantajosa, mas hoje é uma modalidade antiquada e, no máximo, uma forma de guardar um valor para uso imediato.

Por isso o investimento em renda fixa é a melhor opção. Investindo em Renda fixa significa você sabe quanto vai investir, a rentabilidade que terá e até a data do retorno.

É pré-fixado, sem surpresas e custos associados posteriormente. É o estilo mais indicado para pessoas conservadoras e iniciantes segundo analistas financeiros.

Investir em renda variável, como bolsa de valores, por exemplo, é um risco maior e requer maior patrimônio, tanto para investir como para assegurar possíveis perdas. 

Ao investir em renda fixa, existe mais tranquilidade, já que não necessita de valores altos e sabe-se exatamente quanto vai recuperar e quando.

Como investindo em renda fixa? Os tipos de investimentos mais conhecidos

A poupança é considerada um tipo de investimento de renda fixa, mas o tipo mais defasado e com menor retorno de todos. Confira os tipos mais comuns e lucrativos da atualidade:

  • Tesouro Direto;
  • CDB;
  • Letra de câmbio;
  • Debêntures;
  • LCI e LCA;
  • CRI e CRA;
  • Fundos imobiliários.

Dentre todas as modalidades, o Tesouro Direto e o CDB são boas opções para começar investindo em renda fixa e administrando o ganho com boa rentabilidade.

O Tesouro direto é um título público negociado pelo governo federal e foi feito para facilitar a entrada de pessoas físicas no ramo de investimentos. 

A partir do tesouro direto, a pessoa empresta dinheiro para o governo com a troca de rendimento do valor e retorno garantido em X tempo. 

É uma modalidade que tem agradado, principalmente pelo aumento considerável de alguns juros e da taxa Selic, principal variável que regula este título. 

Já o CDB é o empréstimo para bancos financiarem suas atividades de crédito e o retorno é igual ou tão interessante quanto o tesouro direto. 

Dentre os investimentos listados, os fundos imobiliários podem valores aplicados no mercado imobiliário em conjunto com outros investidores, de forma a investir um valor e ter o retorno corrigido. 

Apesar de ser uma boa fonte de renda fixa, existem vários tipos de fundos imobiliários que podem ter rentabilidade variável, o que torna esse método mais arriscado.

Para começar a investir sem medo, a renda fixa é a solução ideal, mas é preciso estudar bem o mercado. Veja algumas dicas que deixamos para você no próximo tópico.

Dicas para investir em renda fixa

  • Tenha uma reserva para possíveis emergências

Sim, a poupança pode ser uma boa alternativa para guardar com segurança seu dinheiro para investir, mas use apenas para isso, não espere bons rendimentos dela.

Essa reserva de emergência é fundamental para garantir que você diversifique seus investimentos e tenha dinheiro para uso imediato. 

  • Diversifique seu investimento

“Não coloque os ovos em uma única cesta”, já diz o famoso provérbio popular. Colocar todo seu dinheiro em um único retorno financeiro não é uma boa saída.

Para ter ganhos reais, invista um pouco no tesouro direito, outro valor no CDB e conforme ficar mais experiente com investimentos, comece em fundos imobiliários. 

O importante é ter mais de um tipo de investimento, pois cada um tem um retorno e tempo diferente, sendo vantajoso como um todo para o que você espera conquistar. 

  • Vá com calma e não se precipite em investir em renda variável agora

A renda variável é a modalidade mais arriscada, onde o retorno é geralmente alto, mas o investimento também deve ser, assim como como o risco de perda é grande. 

Antes de partir para esse tipo de investimento, analise como andam os retornos e quanto precisa investir, além da margem de segurança do mercado

De início, comece com o pé no chão, porque é mais seguro e para a renda variável, o patrimônio tem que ser alto. Vá com calma!

  • Estude o mercado e se capacite

Analise o mercado da renda fixa, veja os valores e porcentagens envolvidas e invista em aprendizado, em conhecimento.

A experiência você obterá conforme o tempo e os investimentos forem se diversificando, mas a capacitação somente com estudo e aprendizado, como o curso investindo em renda fixa da EW Cursos pode te proporcionar. 

Curso Investindo em Renda fixa online grátis da EW Cursos

Você viu como é interessante e simples investir em renda fixa? É sem dúvida, a melhor forma de começar a apostar no mercado de investimentos sem grandes perdas. 

Para saber como seguir investindo em renda fixa bem e conhecendo bem o mercado, apresentamos dicas importantes no post, mas nada como um curso para te auxiliar.

Com o curso Investindo em Renda Fixa online grátis EW Cursos, aprenda as características da renda fixa em relação a variável, os tipos de rentabilidade e tributação.

O curso possui 8 módulos e 20 horas para você dedicar em estudos e o melhor, com 12 meses de curso totalmente gratuito.

Os cursos online grátis EW Cursos são perfeitos para estudantes que estão começando no mercado de trabalho e para profissionais que desejam atualizar seu conhecimento.

Além disso, enriquece o currículo com o melhor conteúdo e o pioneirismo da EW Cursos com mais de 10 anos no EAD. Conte com mais de 455 cursos livres a sua escolha.

Temos opção de certificado válido aceito em todo país. Não deixe seu futuro para depois e invista em sua carreira ou negócio com os cursos EW Cursos. 

Leia também