7 Dicas de vendas que todo bom vendedor precisa conhecer

Se você é um vendedor iniciante, confira 7 dicas de vendas que todo bom...

Publicado sexta, 29 de outubro de 2021
[Capa 7 Dicas de vendas que todo bom vendedor precisa conhecer]

O Brasil figura entre os 10 mercados com mais vendas diretas no mundo, ficando na posição 6, ranking da World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA). O país é dono hoje, de 5% do mercado mundial e mesmo com a pandemia, o país continua forte nesse setor.

As vendas são em unanimidade o que faz qualquer empresa no mundo funcionar e crescer, e para quer isso seja um sucesso tão esperado, é preciso que os empresários tenham uma equipe de vendas comprometida e estratégias que realmente façam os clientes virem até o negócio.

Um bom vendedor sabe como abordar clientes, como ser persuasivo sem ser cansativo ou inconveniente e oferece mais do que preço, mas valor de status e qualidade do produto. Se você é um vendedor iniciante, confira 7 dicas de vendas que todo bom vendedor conhece bem e que vão te ajudar a despontar na profissão.

Vender é ajudar seu cliente a entender o que ele quer e precisa

Muitas vezes o cliente chega em uma loja e vê tantas coisas e mesmo tendo em mente um produto específico, ele muitas vezes não sabe as opções que o mercado oferece, não tem ideia de outros produtos melhores e as vezes o que ele quer mesmo é bem diferente do que idealizou.

O Vendedor precisa saber como abordá-lo, oferecer o auxílio e as informações e orientações que ele deseja para comprar aquilo que tanto precisa e almeja. Vender é ganhar dinheiro sim, mas primeiro deve ser um ato que dê ao cliente confiança e a ajuda que ele precisa para comprar e voltar a comprar. 

Invista nas vendas online

Que o e-commerce se tornou um canal de vendas de sucesso isso você já sabe, mas as vezes o medo de entrar no mundo digital pode estar te afastando de grandes oportunidades.

Não tenha medo de investir no mundo digital. Mesmo que não saiba como lidar com um computador ou a internet, faça cursos online de informática ou contrate profissionais que construam um site e gerenciem sua loja de modo que seu negócio opere em duas frentes.

Ter também multicanais que atendam estes clientes, são outras formas de manter um estreitamento na relação com o consumidor que muitas vezes om marketing convencional não oferece. Não importa o tamanho do seu negócio, a internet tem o lugar pra você aparecer e crescer.

Procure se moldar a cada tipo de cliente

Cada pessoa tem uma personalidade e isso se estende para a forma como ela compra seus bens. Alguns são calmos e calados, outros mais agressivos, já querem saber tudo sobre o produto. Outros são detalhistas e até as letras miúdas querem ler. Também tem os sovinas que não abrem a mão facilmente, se não perceber os benefícios do que está adquirindo.

O vendedor de loja precisa se moldar a cada tipo de cliente, sendo mais passivo com os compradores mais falantes e direitos, e mais persuasivos com os clientes mais tranquilos.

Com os sovinas, é preciso tem sabedoria para mostrar a qualidade do produto e convencê-lo dessa compra. O importante é nunca ser um vendedor que ache que a venda está ganha até que ela realmente tenha sido feita. Seja humilde e não subestime o cliente jamais.

Fique de olho na linguagem corporal do cliente

Um vendedor de loja experiente, sabe quando um cliente está pronto para comprar e quando ele está pronto para dar o fora dali. Um olhar desconfiado, uma levantada de sobrancelha, uma caminhada cada vez mais próxima da porta, são indícios que o consumidor dá que não quer fazer negócio.

Já quando o cliente está interessado, além de entrar e perguntar sobre o produto que quer, ele sorri, faz contato visual, dialoga e esse é o momento para aproveitar e vender bem.

Mas o fato de um cliente parecer não estar interessado em fazer negócio, não significa que ele não pode mudar de ideia. É aí que você pode persuadi-lo com um desconto legal que faça seus olhos brilharem ou falar de um produto similar melhor. Saiba a hora de fazer esta abordagem, que é quando ele está mais perto de você, pois essa é sua única chance.

Tenha inteligência emocional para lidar com todo tipo de situação

E como vendedor você pode passar por inúmeras situações, como por exemplo, ter que trocar um produto. Nesse momento, é importante que você tenha sangue frio e lide bem com respeito e empatia pelo cliente que teve que parar sua vida para ter que trocar um produto.

As trocas podem ser a chance de o cliente adquirir outros produtos, por isso é tão importante que este setor tenha atenção especial. Se o cliente foi trocar um teclado para computador, apresente nos novos mouses ou um modelo de teclado mais moderno. Faça da troca um momento de mais vendas e não algo desagradável.

Invista em treinamento e conhecimento

O treinamento do time de vendas é fundamental para qualquer empresa, e um empresário que quer ver seu negócio decolar, precisa investir na capacitação de seus colaboradores.

Quanto mais conhecimento e preparo, melhor os vendedores estarão para falar com seus clientes, tirando suas dúvidas, vendendo com mais respeito e atenção e fazendo a empresa crescer.

Curso Técnica de Vendas online grátis EW Cursos

Dicas perfeitas para você começar a colocar em prática, não é? Seja em seu próprio negócio ou como vendedor de loja, é hora de atingir suas metas e alcançar o consumidor com o que ele precisa e torná-lo fiel a sua marca.

Para aprender mais do que apenas algumas dicas, matricule-se agora no curso Técnica de Vendas online grátis EW Cursos. O curso trata sobre temas importantes e fundamentais para você aprender técnicas e métodos de vendas eficazes e vender mais e melhor.

O curso Técnica de Vendas online grátis EW Cursos, possui opção de certificado válido e aceito em todo Brasil, sendo perfeito para seu crescimento profissional. Matricule-se agora e não deixe seu futuro para depois e invista em sua carreira com os cursos online grátis EW Cursos.

Leia também