fazer login

Estudar música: dicas essenciais para seguir na carreira musical

Estudar música é um dos sonhos mais comuns para adolescentes e jovens que...

Publicado segunda, 15 de junho de 2020
[Capa Estudar música: dicas essenciais para seguir na carreira musical]

Estudar música é um dos sonhos mais comuns para adolescentes e jovens que pensam em ingressar em uma carreira artística. No entanto,não são todos que sabem como entrar no setor e nem quais são as perspectivas de trabalho para o futuro.

Para se ter ideia, só o coronavírus já causou quase meio bilhão de reais de prejuízos para os segmento musical, o que faz com que as pessoas fiquem em dúvidas sobre os caminhos profissionais para a área.

Se você quer seguir carreira musical, precisa aprender algumas dicas aceitáveis sobre como estudar música adequadamente. Veja quais são abaixo!

 

Utilize um metrônomo quando for estudar música em casa

Um dos principais desafios para quem quer estudar música em casa é conseguir criar uma boa noção de ritmo, algo completamente essencial para atuar profissionalmente no setor. No entanto, muitas pessoas têm dificuldade em acompanhar os compassos e acabam perdendo o andamento da música quando tocam com outros artistas em conjunto.

O pior acontece quando estamos praticando sozinhos, pois é muito mais fácil não perceber que perdemos o ritmo por não saber se estamos correndo ou atrasando a condução da música.

Um metrônomo pode ser muito útil para isso, pois é um aparelho que marca as pulsações na velocidade definida. Assim, você consegue entender qual é o ritmo da música e terá uma noção muito mais apurada para isso.

Normalmente, o recomendado para iniciantes é escolher uma velocidade um pouco abaixo daquela em que estamos tocando e, conforme ficamos mais confortáveis, subimos um pouco o ritmo a alguns poucos bpm por vez até chegar no ritmo correto.

 

Não se prenda a um só instrumento, mas sim a musicalidade em geral

Estudar música: dicas essenciais para seguir na carreira musical

Muitos entusiastas começam a estudar música tendo em vista um instrumento em específico. Basicamente, a pessoa se apaixona por um violão, bateria ou teclado e foca apenas neste instrumento.

Por um lado, isso é bom. Afinal, a paixão é um enorme combustível para o avanço nos estudos. No entanto, por outro lado, isso é um limitante sério para o futuro profissional e artístico da pessoa.

É bom sim começar com foco em um instrumento, mas é essencial avançar para uma visão mais ampla da teoria musical e uma compreensão de outros instrumentos também. Assim, será possível ter maior flexibilidade na sua vida e carreira musical.

 

Grave o que estiver tocando para analisar depois

Uma das melhores maneiras de aprender a fazer algo é analisando os resultados depois de prontos. Por isso, uma boa forma de estudar música é gravar o que você toca para depois ouvir e fazer ajustes, caso necessário.

Uma das vantagens de gravar é poder analisar a música acompanhando um metrônomo próprio e fazendo anotações em um caderno para entender possíveis erros e problemas. Talvez você suba o ritmo em alguma nota, talvez tenha dificuldade em alguma transição.

Tudo isso dá margem para elaborar novos pontos de ação e de aperfeiçoamento dentro do seu estudo, o que conduz a uma melhor evolução artística.

Por fim, quando estiver mais confortável, compartilhe as gravações com amigos e seu professor de música, de modo a obter feedbacks honestos e especializados no assunto. Isso oferecerá mais insights ainda para a evolução.

 

Direcione seus estudos para uma atividade profissional

Uma boa forma de poder ter uma carreira musical é direcionar os seus estudos de música para sua atuação na área. É claro que todo estudante tem metas ambiciosas, como ter uma banda famosa, participar de uma orquestra reconhecida ou ganhar prêmios internacionais.

No entanto, o primeiro ponto é tentar transformar a sua paixão em um meio de subsistência para continuar aprimorando e melhorando os seus conhecimentos. Por exemplo, você pode buscar uma colocação em uma orquestra para casamento. Pode não ter o mesmo glamour de uma apresentação em um grande palco internacional, mas é uma forma de tocar músicas, impactar pessoas e ganhar dinheiro para continuar estudando e crescendo.

Para que isso dê certo e você não tenha de amargar o desemprego enquanto seu sonho não se realiza, uma boa ideia é tentar direcionar os seus estudos para as necessidades do mercado. Assim, você aumentará as chances de ter uma boa colocação profissional cedo.

 

Escute muita música de todos os gêneros

Um erro muito impactante que vários estudantes de música cometem é o de só ouvir o estilo musical que eles gostam. Isso mantém suas cabeças com uma visão artística limitada o que, na prática, também limita o seu aprendizado e sua futura carreira.

Uma dica essencial para quem quer estudar música é escutar todos os gêneros que puder a todo o momento. Talvez você goste de rock, mas já ouviu jazz? Há uma ligação enorme entre eles. E MPB, já ouviu? Talvez sertanejo e pagode? Inclusive o funk, que é um gênero muito menosprezado, pode ensinar muita coisa.

Sem falar nas variações culturais. O Rock no Japão, por exemplo, tem uma pegada diferente do Rock Britânico. É importante ouvir ambos para entender os limites da música.

Agora que você já viu essas dicas, está pronto para poder estudar música na sua casa e dar os primeiros passos rumo a uma carreira musical.

E aí, o que você tem a dizer sobre o assunto? Comente abaixo com a sua opinião!

Gosta de música? Matricule-se no nosso curso de Cultura Musical

Leia também