Educação Ambiental nas escolas: Crianças e o Meio Ambiente

O meio ambiente no Brasil sofre de todos os lados, por isso a Educação...

Publicado terça, 16 de março de 2021
[Capa Educação Ambiental nas escolas: Crianças e o Meio Ambiente]

O meio ambiente no Brasil sofre de todos os lados, por isso a Educação Ambiental é tão importante, pois a formação de crianças e jovens hoje, é a certeza de pessoas mais esclarecidas e que irão preservá-lo no futuro, tornando o mundo em um lugar melhor.

Segundo o IBGE, 90% das cidades do país possuem algum tipo de problema ambiental, e muito disso, é a falta de conscientização das pessoas, que não descartam seu lixo nos locais corretos, que faz uso da água com desperdício, além de não plantar árvores e plantas.

É na infância que aprendemos grande parte do que levaremos para nossa vida adulta, e nada melhor que investir na Educação Ambiental das crianças, para que a próxima geração se preocupe mais com a natureza, cuidando melhor do planeta para todos.

Educação Ambiental- Preservação para o futuro

Entre 2010 e 2020, a população mundial cresceu 1 bilhão a mais em indivíduos, e isso significa que o mundo está cada vez mais necessitado de espaço e de condições mínimas de qualidade de vida para sobrevivência.

Mais alimentos devem ser produzidos, mais moradias, mais empregos e oportunidades, enfim, para isso, o meio ambiente está relacionado, já que muitas vezes será necessário intervenções na natureza, para que as pessoas possam viver melhor.

O ideal, é que a vida humana possa ser adaptada ao meio ambiental em que vive, ou seja, ao invés de derrubarmos mais árvores, adaptá-las a um projeto e preferir a reciclagem a produção de mais e mais lixo indiscriminadamente.

Por isso é tão importante envolver as crianças nesse processo de educação ambiental, pois ensinar como deve ser o cuidado com a natureza, dando aos pequenos, senso de responsabilidade e entendimento de como o meio ambiente é importante e devemos preservá-lo, para uma vida mais saudável e um mundo com mais recursos e qualidade para animais, plantas e humanos a longo prazo.  

Dicas de como envolver as crianças na Educação Ambiental

Educação Ambiental nas escolas: Crianças e o Meio Ambiente

Quando falamos em crianças, a forma de abordá-las com qualquer assunto deve ser específica, já que elas não são como os adultos, pois necessitam de recursos e estímulos que estejam o tempo todo aguçando sua atenção.

Para ensinar sobre natureza, preservação e meio ambiente, o docente tem que ser criativo e estar preparado para destacar a importância do meio ambiente, o porquê de preservá-lo e quais as medidas para fazer isso. Através de métodos simples, é possível ensinar educação ambiental para crianças e criar uma geração que amará a natureza e estará apta a preservá-la. Dicas da Educação Ambiental para crianças:

1 - Utilizando lixeiras coloridas e específicas para cada tipo de lixo

Uma das melhores maneiras de ensinar as crianças a importância sobre o meio ambiente é começando pelo cuidado com o lixo e seguindo a dica dos 3 R: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Este método é uma das formas mais eficazes de ensinar crianças a saber como lidar com o lixo. Através de lixeiras coloridas, o professor deve explicar aos alunos o que é lixo orgânico e que os não orgânicos podem ser reduzidos no uso, reutilizados em muitos casos e sempre reciclados.

Nas lixeiras, cada cor é para um tipo de lixo reciclável diferente e as crianças devem ser estimuladas a sempre descartar papéis, plásticos e latas em cada lixeira específica e na comum, apenas orgânicos.

2 - Plantando árvores e tendo uma planta em sala de aula

Em muitas escolas, áreas descampadas podem ser um ótimo local para se plantar árvores e isso ser um estímulo para as crianças gostarem de colocar a mão na terra, plantar e querer fazer isso junto com os pais em outros locais.

Em casa por exemplo, ter um vaso de planta e ensinar as crianças a aguá-las e adubar de vez em quando, ajuda muito a elas entender como é o cuidado com as plantas e valorizar o verde.

3 - Promover o cuidado dos animais domésticos

Crianças que tem animais domésticos, podem aprender muito como cuidar dos bichinhos e dessa forma, saber a importância de cuidar da natureza para os animais selvagens. Aprender a dar banho, comida, sair com eles e dar carinho, é um processo que auxilia as crianças entenderem que os animais precisam se respeito.

4 - Horta coletiva e vertical

Educação Ambiental nas escolas: Crianças e o Meio Ambiente

Muitas escolas possuem hortas coletivas, produzindo legumes e hortaliças, e envolver as crianças nesse momento é importante para que elas aprendam como muitos alimentos são produzidos e feitos. Isso é um estímulo para que elas aprendam sobre hortas verticais, hortas pequenas que podem ser feitas em casa.

5 - Utilizando menos água para ter sempre mais

Outra forma de ensinar as crianças a preservar o meio ambiente, é utilizando menos água do que precisa. Ensinar a levar garrafinha de água, usar copos, lavar as mãos com rapidez e tomar banhos mais rápidos, são dicas importantes que elas podem aprender e auxiliar a própria família, evitando desperdício de água.

6 - Ensinar as crianças a fazerem sua parte em prol de um mundo melhor

Tudo o que foi dito, só é possível quando as crianças compreendem que cada uma tem sua parte a fazer no processo de preservação do meio ambiente. O docente quando capacitado, não só ensina, mas é um exemplo de educador ambiental que elas seguirão e serão multiplicadores desses cuidados ambientais em suas vidas.

EW Cursos- Educação Ambiental

Para o professor da educação infantil, é fundamental ter conhecimento e recursos para preparar as crianças para a realidade de uma vivência ambiental mais consciente.

Para isso, também, é necessário ter conhecimento acadêmico e especializado, e para isso, o curso online Educação Ambiental EW Cursos auxilia o docente a saber como conversar e impactar as crianças sobre os cuidados com o meio ambiente e o meio em que vive.

O curso Educação Ambiental EW Cursos é um curso gratuito e 100% online, com conteúdo atualizado e metodologia moderna, com opção de certificado válido e aceito em todo Brasil, para auxiliar em sua carreira profissional. Não deixe seu futuro para depois e matricule-se agora na EW Cursos! 

Leia também