O que faz o Social Media e como começar nesta carreira

Mas quem quer seguir a carreira de social media, por onde deve começar? Como...

Publicado quinta, 15 de dezembro de 2022
[Capa O que faz o Social Media e como começar nesta carreira]

A profissão de Social Media é uma das mais requisitadas quando o assunto é impulsionamento de marca, produtos e serviços pelas redes sociais. 

Segundo dados da RD Station, aumentou em 74% as contratações de profissionais em social media e atualmente, praticamente 100% das empresas investem em estratégias nas redes sociais. 

Com um número de mais de 4,7 bilhões de contas ativas nas redes sociais e pesquisas mostrando que ao menos, as pessoas ficam em média 2 horas nessas mídias, é vital investir nesse mercado que só tende a crescer nos próximos anos. 

Mas quem quer seguir a carreira de social media, por onde deve começar? Como funciona a profissão? E os ganhos e crescimento profissional? Saiba tudo agora neste post completo para você. 

O que é a profissão de Social Media?

O Social Media é um profissional que está responsável pelas redes sociais de perfis de empresas, gerando novo conteúdo diário e planejando novas estratégias que atraiam tráfego. 

Além do tráfego, o social media acaba atraindo seguidores e leads qualificados para compra de produtos e serviços oferecidos pelas empresas gerenciadas.

É uma profissão que se tornou real nos últimos 10 anos com o advento das redes sociais. 

Com o crescimento das muitas redes e mercados digitais, a profissão se tornou indispensável para o time de marketing de inúmeros empreendimentos.

Aliás, pequenos empreendedores perceberam como o investimento em social media é fundamental para esta que se tornou a profissão do momento. 

Segundo pesquisa da RD Station, 90% dos empreendedores consideram que o Instagram é das redes mais relevantes e o Tik Tok é o mais baixado entre as redes atuais. 

Para gerenciar tudo isso, é importante um profissional arrojado e com bom poder de análise, com conhecimento em fundamentos do marketing digital e visão estratégica. 

Conheça as principais atividades que o social media faz no seu dia a dia no próximo tópico.  

O que faz o Social Media e qual o perfil profissional?

O social media tem dia de trabalho bastante intenso, começando com o planejamento de conteúdo, desenvolvimento das postagens e agendamento dos posts. 

Além disso, ele monitora como está o crescimento de tráfego, análise dos resultados e tem que fazer o relacionamento com o público através de comentários.

O profissional deve estudar graduação em Publicidade e propaganda, Relações públicas ou jornalismo, além de outras áreas voltada a análise e linguagem como Letras. 

Apesar de ser interessante para sua qualificação, não existe obrigação na formação profissional em graduação, porém, é fundamental obter conhecimento em marketing digital para obter diferencial no mercado.

O perfil do profissional em Social media é de uma pessoa atenciosa, boa com números e principalmente as palavras, tendo noção estética e algum conhecimento em design. 

O profissional pode ganhar média salarial de R$ 2.014,00, mas quanto mais qualificado, maiores as chances de crescimento no mercado de trabalho e na área do marketing digital. 

Como iniciar na carreira de Social Media? X dicas para você

A carreira de Social media é muito gabaritada e para começar nela, confira 5 dicas básicas e fundamentais para entrar de cabeça nessa profissão:

  • Ter conhecimento em planejamento estratégico

O planejamento estratégico é a primeira coisa que o social media deve pensar antes de criar postagens para as redes sociais. 

Qual a intenção com os posts? Qual o público-alvo? Como abordar e envolver esse público com posts cativantes? Quais dias e horários mais relevantes para seu conteúdo?

Estas são algumas das questões que o social media deve fazer para saber como planejar de forma estratégica todo conteúdo oferecido nas redes sociais e atingir o objetivo da empresa para qual atua. 

  • Criar cronograma de posts e agendamentos

Os cronogramas e agendamentos de posts fazem parte do planejamento e servem como calendário e determinação do tempo que o conteúdo será postado e os programas utilizados para isso.

O agendamento é uma forma simplificada de garantir a postagem do conteúdo nos dias e horários determinados no cronograma e de maneira automática, utilizando software próprios para tal.

  • Desenvolver postagens impactantes

Um dos maiores desafios do social media é desenvolver as postagens que serão postadas e utilizar um bom design photoshop para social media baseado em fundamentos do marketing digital, obtendo mais tráfego e compartilhamento entre os seguidores. 

As postagens devem seguir uma linha editorial e baseada na marca e interesses no objetivo da empresa, além disso, usando um tom de voz menos formal para impactar mais pessoas e utilizando, inclusive, o humor como forma de ganhar novos clientes. 

  • Enriquecer as ideias e criatividade

Para que o social media esteja sempre atualizado no mercado, é vital que este estude o mercado e analise a concorrência, o estilo gráfico das postagens atuais e seguir caminho similar. 

Além disso, ler e estar antenado nas novidades e tudo o que acontece no mundo, dá novas ideias de posts modernos, divertidos e que chamam atenção dos potenciais leads. 

  • Fazer cursos online

Por fim e não menos importante, o social media de respeito, é um estudante eterno, que não deixa de lado a busca pelo aprendizado constante. 

Com os cursos EW Cursos, por exemplo, na categoria Marketing e Vendas, você terá noções não só de Social Media, mas de várias carreiras fundamentais na área do marketing digital e offline, aplicando na profissão ou começando uma nova trajetória profissional. 

Curso Design para Social Media online grátis da EW Cursos

Depois de conhecer a carreira do profissional em Social Media, faça o curso Design para Social Media online grátis EW Cursos. 

O curso possui dicas e noções básicas da profissão mais requisitada do mercado atual. Estude com conteúdo de qualidade, atual e simplificado em uma plataforma completa e intuitiva. 

A EW Cursos possui mais de 460 cursos online para você estudar com o melhor conteúdo do mercado e aumentar suas chances acadêmicas e profissionais. 

Curso 100% online e gratuito com opção de certificado válido e aceito em todo país. Matricule-se agora e não deixe seu futuro para depois, invista em você e sua carreira com a EW Cursos. 

 

 

 

 

Leia também