Como cursos online ajudam e conseguir o primeiro emprego.

Chegou a hora de procurar seu primeiro emprego e bateu a preocupação de como...

Publicado sexta, 09 de julho de 2021
[Capa Como cursos online ajudam e conseguir o primeiro emprego.]

Chegou a hora de procurar seu primeiro emprego e bateu a preocupação de como será esta oportunidade, como está o mercado ou se simplesmente vai se adaptar? Calma, relaxe e procure com cuidado e responsabilidade, se preparando para crescer rapidamente, através dos cursos online.

Os cursos online são cursos livres de extensão e complemento curricular, que são fundamentais para quem não tem experiência profissional, mas precisa de uma chance no mercado, e através de máximo conhecimento, pode se tornar atraente para o mercado.

Segundo o site Uol, as matrículas em cursos online cresceram 425%, muito por conta da pandemia, mas também porque as pessoas perceberam que para se dar bem numa profissão, é preciso se capacitar. Neste artigo, daremos dicas de como conquistar seu primeiro emprego e como os cursos online te ajudam a se dar bem no mercado de trabalho.

Monte um currículo foque em suas habilidades e conhecimento

A primeira dúvida de quem está em busca do primeiro emprego e não tem experiência, é como montar um currículo. A primeira dica é focar em suas habilidades. Por exemplo, se você tem prática com planilhas, se sabe como utilizar bem um computador e domina os principais programas, são pontos que você deve destacar em currículo.

Outro destaque importante é se participou de eventos ou trabalhos voluntários, que hoje em dia tem se tornado cada vez mais importantes para as empresas. O conhecimento acadêmico é outro ponto de suma importância e fundamental para te fazer se destacar no mercado.

Se está estudando ou concluiu o ensino médio, fazendo graduação, o que importa é deixar claro para as empresas que você sempre está em busca de qualificação, se tornando um profissional cada vez mais capacitado.

Na entrevista, seja sempre verdadeiro e com postura profissional

Envie seu currículo para empresas que estão com processos seletivos abertos e para empresas que você admire e gostaria de fazer parte, que trabalham na área profissional que mais te motiva.

Depois de aguardar ser chamado, na hora da entrevista, vá sempre bem-vestido e sem muita extravagância ou com peças que causem algum tipo de inconveniência como decotes por exemplo. Diante do entrevistador, fale sempre a verdade e cuidado para omitir informações.

Tenha uma postura profissional, mesmo que ainda não saiba exatamente como isso funciona. Postura profissional é saber se comunicar, se portar de modo educado e tenha uma postura ativa, ou seja, demonstre ser alguém proativo e confiante, pontos que farão toda diferença no mundo corporativo.

Cuidado com palavrões, com gírias e comentários depreciativos ou preconceituosos. Observe a forma como está sentado, pois não pode ser muito tenso e nem relaxado demais. O equilíbrio é fundamental para se dar bem não só em entrevistas, mas em qualquer situação. Esta primeira impressão é essencial para a sua continuidade no processo seletivo.

Esteja preparado para o feedback negativo e se capacite ainda mais

E quando o resultado da entrevista ainda não for o tão esperado sim, não desanime e continue se capacitando, além de analisar seus erros, buscando sempre melhorar. As primeiras entrevistas sempre serão mais tensas, mas procure se acalmar e foque em se preparar para o momento, treinando o que falará.

Se foi a entrevista que você não se sentiu muito à vontade, procure relaxar na próxima. Se foi algo no currículo que acha que não ficou bem explicado ou mesmo um erro de digitação, corrija e envie novamente para as empresas, focando em novas oportunidades que surgirem.

Comece a construir seu Networking

Networking é se comunicar com diferentes grupos de pessoas e criar ligações profissionais e de negócios. No caso de um primeiro emprego, ter um bom relacionamento com amigos de escola e da faculdade, além de professores, é uma forma de reforçar seu networking.

Muitas pessoas conseguem seu primeiro emprego com o auxílio de outras, seja por indicação ou por ter uma oportunidade na empresa de um parente, por exemplo. A dica aqui é honrar essa chance e se doar o máximo para aprender tudo o que puder para se tornar em um profissional indispensável ao negócio e construir assim uma carreira de sucesso.

Leia bastante

Conhecer um pouquinho de tudo é outro ponto que é muito observado pelas empresas e não existe forma mais eficiente de obter conhecimento amplo como através da leitura.

A leitura nos leva para outros tempos, para histórias fantasiosas e principalmente para as verídicas, nos dando um melhor vocabulário, mais bagagem intelectual e mais condições de estar capacitado para as várias nuances da vida e que também ocorrem na vida profissional. Por isso leia sobre a profissão que deseja seguir, mas também outros livros sobre assuntos variados, pois isso lhe dará um nível superior de conhecimento, frente a seus concorrentes.

Como os cursos online podem ajudar a conseguir seu primeiro emprego

A capacitação profissional é a porta principal para qualquer emprego, e isso é um fato. Quanto mais conhecimento você tiver, melhores serão as oportunidades. Os cursos online como os cursos livres, auxiliam muito nesse processo, pois você estuda e ganha atualização em seu conhecimento, além de mais valor ao seu currículo.

Além disso, esse complemento mostrará ao mercado que você é um profissional completo, mesmo que ainda lhe falte experiência, algo que qualquer boa empresa se sentirá feliz em te ajudar a conquistar, baseado em um currículo tão rico. Por isso, invista em sua carreira com cursos online e se destaque no mercado!

Cursos online gratuitos EW Cursos

Viu como os cursos online podem te ajudar a não só conseguir o seu primeiro emprego, mas aprender uma profissão para uma carreira de sucesso? Então não deixe as oportunidades passarem e garanta sua vaga em um dos mais de 250 cursos online gratuitos EW Cursos.

Cursos 100% online e gratuitos, com conteúdo de qualidade e numa plataforma cheia de recursos e intuitivo, para você ter total praticidade em acessar seus cursos e estudar com toda comodidade e tranquilidade, com opção de certificado válido e aceito em todo Brasil.

Confira os cursos online grátis EW Cursos e turbine seu currículo. Tenha mais conhecimento em sua profissão e aprenda coisas novas. Matricule-se agora e não deixe seu futuro para depois investindo em você com os cursos EW Cursos.

Leia também