Recolocação Profissional: O passo a passo para um novo emprego

Neste artigo, entenda o passo a passo para a tão sonhada recolocação...

Publicado terça, 31 de agosto de 2021
[Capa Recolocação Profissional: O passo a passo para um novo emprego]

Com mais de 14 milhões de brasileiros desempregados, o que corresponde a 14,6% da população, nunca a recolocação profissional foi tão importante. Com muitas empresas fechando as portas e outras desligando colaboradores para se manterem no mercado, o trabalhador deve fazer todo o possível para conseguir uma nova oportunidade..., mas sabemos que não é fácil!

Mesmo assim, é possível conquistar um novo posto de trabalho, desde que saiba como deixar o currículo mais atraente para o mercado e como se sobressair nas entrevistas de emprego, além, é claro, de estar sempre estudando e enriquecendo seus conhecimentos. Neste artigo, entenda o passo a passo para a tão sonhada recolocação profissional. Confira e conquiste seu novo emprego ainda em 2021!

Primeiro, respire fundo e analise sua vida profissional

Não importa quanto tempo você se dedicou a uma empresa, a hora de sair dela é o momento certo de avaliação de todos os prós e contras dessa experiência e principalmente quais são os próximos passos em sua carreira.

Vai continuar nessa área profissional? Pensa em se aventurar por outras profissões? Ou melhor: quer começar um novo negócio? Agora é o momento de analisar estes pontos, e tem que ser com a cabeça fria e centrada, sem cobranças, pois este pode ser o momento decisivo para sua carreira, por isso foque naquilo que pretende seguir a longo prazo, investindo tempo em muito planejamento.

Se atente para a organização de suas finanças

Dívidas, um comportamento consumista e não ter o costume de poupar, podem ser um risco para quem acabou de ser desligado de uma empresa. Reorganize suas contas e faça o possível para deixar sua vida financeira tranquila, pois você não sabe quando conseguirá uma nova oportunidade e não pode esbanjar até lá.

Para uma recolocação profissional bem-sucedida, é preciso que antes suas finanças estejam alinhadas, sem dívidas e nome em dia. Por isso, é importante que você tenha um pé de meia e não conte somente com a rescisão do contrato, focando em investir esse dinheiro futuramente.

Atualize o currículo antes de começar a enviá-lo por aí

Independente do tempo de serviço na empresa anterior, não é costume nosso ficar atualizando e enviando currículos para empresas enquanto estamos empregados, mas deveria ser.

Geralmente só pensamos nisso depois do desligamento e é importantíssimo que você mexa em seu currículo e deixe-o mais atrativo, com atualizações como os cursos online concluídos, empresas que tenha trabalhado e uma descrição específica sobre o que fazia, além de ditar outras atividades como serviços em ONG´s.

Tudo isso dará a seu currículo um peso muito maior no mercado, se tornando mais evidente e atrativo. Além disso, não se esqueça em hipótese alguma de fazer atualização em seu LinkedIn, pois ele é como uma vitrine que se torna cada vez mais essencial na carreira dos profissionais em qualquer lugar do mundo. 

Cuidado com suas redes sociais

Você sabia que 90% dos recrutadores visitam as redes sociais dos candidatos? Desses, 69% decidem por um candidato, a partir de suas interações nas redes sociais. Ou seja, as empresas não se focam em profissionais apenas com a visão de sua carreira, mas também observando aquilo que ele pensa, defende e vive.

Por isso, esteja sempre atento ao que você posta em suas redes sociais. Cuidado com a forma de se expressar, observe se o que foi compartilhado não é fake News e nunca esqueça que está sendo sempre observado, portanto, não dê qualquer motivo para perder boas oportunidades por conta de postagens sem sentido.

Comece a ampliar seu networking

O Networking é fundamental nesse momento de recolocação profissional. Mas, afinal, o que é Networking? Traduzindo do inglês, é o mesmo que rede de contatos com pessoas e empresas.

O profissional de hoje, precisa investir no seu networking, em se desenvolver e conquistar mais visibilidade para as empresas, com conexões com outros profissionais e negócios que gerem valor.

Não se desespere! Sua nova oportunidade está próxima

Na caminhada da recolocação profissional, conforme o tempo passa a gente dá uma desanimada mesmo, e é normal. Entrega de milhares de currículos, fazer muitas entrevistas e ver o dinheiro indo embora, sem dúvida bate a preocupação uma hora ou outra.

Mas o importante é não se deixar abater e confiar que os melhores dias estão por vir e logo a tão sonhada recolocação irá chegar. Não se desespere e continue investindo em você e em sua qualificação para que sua nova oportunidade chegue logo.

Estude! Nunca pare de estudar

Não importa sua área profissional, é fundamental que você nunca pare de estudar, nunca! Quanto mais estiver estudando, obterá conhecimento, reconhecimento do mercado e a recolocação profissional será muito mais rápida.

Seu nível de informática precisa ser atualizado? Então faça cursos que deixem seu currículo mais especializado na área. O que está pegando é o idioma que ainda é um problema? Invista em um curso de inglês e espanhol, línguas das mais utilizadas no mundo e que darão uma visão ainda melhor de você ao mercado.

O que você quer mesmo é tentar ser empreendedor? É preciso estudar também, para tocar o negócio com o máximo de profissionalismo e crescimento real. A partir de cursos online, você se capacita, atualiza o currículo e ainda garante certificação que serão vitais para sua carreira no presente e futuro.

Cursos online grátis EW Cursos

A recolocação profissional não é uma tarefa fácil, mas sem dúvida, se torna muito mais simples quando buscamos nos qualificar e nos capacitar profissionalmente, aprendendo ao máximo sobre a profissão que sempre trabalhamos ou pretendemos seguir.

Por isso a EW Cursos é tão importante, pois só nela você aprende cursos atualizados com o mercado, com conteúdo simplificado e numa plataforma moderna e fácil de utilizar, onde você poderá estudar com total tranquilidade e conquistar a capacitação que precisa para voltar para o mercado ainda melhor.

Só na EW Cursos, você tem mais de 250 cursos 100% online e gratuitos, para seu crescimento profissional e novas e as melhores oportunidades. Matricule-se e não deixe seu futuro para depois e invista em sua carreira com os cursos online grátis EW Cursos.

Leia também