Inteligência Emocional no trabalho: Como ativá-la em sua carreira.

Conhecer as próprias emoções é o primeiro passo da Inteligência Emocional,...

Publicado quarta, 17 de fevereiro de 2021
[Capa Inteligência Emocional no trabalho: Como ativá-la em sua carreira.]

Conhecer as próprias emoções é o primeiro passo da Inteligência Emocional, uma das linhas de estudo da psicologia que tem por conceito principal o autoconhecimento e a forma como se reage emocionalmente a inúmeras situações do dia a dia.

Para isso, o indivíduo pode nascer com uma série de habilidades que fazem dele uma pessoa resiliente ou pode, ao longo da vida, desenvolvê-las.

Estas habilidades são fundamentais em algumas áreas, como a profissional, onde é necessário encarar os desafios com sabedoria, e ter inteligência emocional neste momento, é que faz toda a diferença.

Em meio a equipe de trabalho ou com o chefe, conflitos e novas oportunidades de trabalho surgem e ter um emocional equilibrado, define quem está preparado para lidar com esses desafios e quem não. Confira dicas de como ativá-la em sua vida profissional.

Mas afinal, o que é Inteligência Emocional?

Em um sentido prático, é a forma como lidamos com as dificuldades emocionais do dia a dia. A maneira que reagimos a um xingamento no trânsito ou a um elogio no trabalho, pode destacar como é nosso emocional.

Para psicologia, existem 5 pilares para a Inteligência Emocional:

1 - Conhecer as próprias emoções;

2 - Controlá-las;

3 - Automotivação;

4 - Ser empático;

5 - Relacionar-se com outras pessoas.

- Conhecer as próprias emoções é saber reconhecer o que está sentindo no momento, seja esse sentimento positivo ou negativo. Quando conseguimos reconhecer nossas emoções, é mais fácil de saber como lidar com elas e da maneira correta;

- Controlar as emoções é definir com que intensidade e qual será a importância que dará para aquele sentimento;

- O terceiro pilar, da automotivação, é criar um universo de possibilidades e sensações positivas, para se dedicar em prol de elevar o astral e ficar mais confiante;  

- A empatia é fundamental para que a Inteligência Emocional fique apurada. Empatia é o mesmo que se colocar no lugar da outra pessoa, sentindo suas dores e observando com seus olhos, todo o contexto de sua realidade;

- Por fim, a pessoa que possui uma inteligência emocional forte, saberá como se relacionar com outras pessoas, seja no ambiente que for e com qualquer tipo de personalidade.

Na vida corporativa, o profissional será testado diariamente com inúmeras situações que poderão desestabilizá-lo emocionalmente, por isso é tão importante saber como agir diante de cada uma delas.

Administre bem suas emoções negativas

Diante de um momento de raiva, como geralmente reagimos? Na maioria das vezes, atacamos quem se opõe a nós, mas nem sempre é essa a atitude mais correta.

Dentro de uma empresa por exemplo, diante de uma injustiça ou bronca de um superior, a raiva pode transparecer, mas jamais aflorar ao ponto de se tornar em um embate.

O autocontrole é fundamental para administrar conflitos, sabendo que a ira pode ocorrer, mas jamais deve ser alimentada e muito menos extravasada.

Analise a situação novamente e veja se houve erro de fato, caso tenha havido, se desculpe e corrija, porém se nada aconteceu, prove que não errou e dê o seu melhor posteriormente, mostrando seu valor...com certeza é melhor que alimentar animosidades dentro de si.

Se coloque no lugar dos outros

A empatia é uma virtude e todos podemos ativá-la em nossas vidas, porém nem sempre é fácil ser empático, principalmente na gestão de pessoas.

Se colocar no lugar do outro, é estabelecer mais intimidade e conhecimento e tentar entender as atitudes de alguém nervoso, por exemplo, é perceber que a vida é como uma roda gigante, onde hoje estamos no alto, mas o amanhã pode ser embaixo.

Por isso sente com o colega de trabalho e conheça sua realidade e procure se colocar na mesma situação, mudando ou modulando a forma como o encara, para um relacionamento menos conflituoso.

Comunique-se de forma clara e concisa

Inteligência Emocional no trabalho: Como ativá-la em sua carreira.

Um dos fatores que mais causam conflitos em empresas, é a má comunicação.

Quando há um ruído entre você e outro profissional, o projeto que está sendo feito pode sofrer alguns problemas no meio do percurso.

Seja em reuniões, ao telefone ou em aplicativos de texto, seja claro o máximo possível e de maneira concisa, ou seja, objetiva.

Evite fazer rodeios, contar histórias muito extensas e pontue somente o que é realmente importante. Isso evitará muitos desentendimentos e equívocos ao longo do processo. 

Encare as críticas negativas como crescimento

Críticas quando positivas, recebemos com carinho e cremos ser um crescimento em nossa vida, e, como afagam nosso ego! Mas, e quando elas são negativas?

Aí é que ativamos nossa inteligência emocional, encarando com maturidade e observando cada ponto da negativa feita, olhando profundamente para nós e nosso trabalho, em busca de melhorias.

Críticas negativas também servem para nos tirar da zona de conforto e mostrar um novo mundo e nova realidade, que muitas vezes o ego inflado não nos deixa ver. Aprenda com os nãos porque são eles que geralmente nos levam aos nossos objetivos.

Aprenda a se recuperar das adversidades

Quem nunca passou por tempos ruins na vida? Quedas tão bruscas que muitas vezes o que só vemos é fracasso em nossa frente, e achamos que nunca mais iremos nos recuperar.

Mas calma, há uma luz no fim do túnel sempre! Aprenda a ser resiliente e recomeçar quantas vezes forem necessárias, mesmo que doa no emocional, não conseguir atingir suas metas.

A resiliência e a Inteligência Emocional andam juntas, pois nossas decisões ao longo da vida, moldarão nosso destino, e nem sempre iremos acertar, tendo que aprender a encarar os fracassos como pontes para o nosso sucesso.

 Uma frase muito conhecida de Winston Churchill, nos ajuda a entender melhor como funciona a resiliência: “o sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo”.

Inteligência Emocional EW Cursos

Hoje, os profissionais precisam ter mais que qualificação em sua área de atuação, é preciso ter um emocional equilibrado para enfrentar as dificuldades do mundo corporativo.

Com o curso online Inteligência Emocional, você aprenderá como desenvolver os talentos e dons que já possui, além de reconhecer novas habilidades e saber como reagir diante dos desafios da profissão ou mesmo, da convivência e relacionamento com as pessoas, inclusive os perfis mais difíceis.

Matricule-se já no curso online gratuito Inteligência Emocional e estude sem sair de casa, com recursos de qualidade e conteúdo intuitivo, com o melhor método de ensino EAD do país. Curso online com certificado, válido em todo país e 100% online, é com a EW Cursos!

Leia também