NR- 17: O que é ergonomia e sua importância no ambiente de trabalho?

A ergonomia é de suma importância para vida do trabalhador, pois muitas...

Publicado terça, 17 de agosto de 2021
[Capa NR- 17: O que é ergonomia e sua importância no ambiente de trabalho?]

Seja no escritório ou no home office, ficar muito tempo diante de um computador provoca dores nas costas, nos braços e no pescoço, e muitas vezes é por conta da cadeira ou altura do monitor, é sinal de que a ergonomia não está correta e precisa ser corrigida para acabar com o problema.

Mas afinal, o que é ergonomia? A Ergonomia é ciência que estuda a adaptação do ser humano ao ambiente e objetos existentes, estabelecendo uma relação que promova atividades com mais eficiência, segurança e saúde.

Então, quando escolhemos uma cadeira para usar no trabalho, esta cadeira deve ter ajustes de altura, ser confortável e possuir recursos que qualquer pessoa a utilize e não tenha dores nas costas, por exemplo. Quer entender melhor sobre esse assunto? Dê uma olhada neste artigo e veja a importância da ergonomia, principalmente no ambiente de trabalho.

As doenças laborais e o que as estatísticas mostram sobre o assunto

A ergonomia é de suma importância para vida do trabalhador, pois muitas doenças as quais somos submetidos, ocorrem por conta do trabalho a qual executamos.

Por exemplo, alguns problemas de pele, podem ser dermatites que acometem uma pessoa, simplesmente pelo contato que ela tem com alguns produtos químicos que seu trabalho a predispõe, assim como algumas doenças pulmonares, começam depois de anos inalando produtos perigosos.

Segundo pesquisas recentes, o Brasil é o segundo país no mundo com mais casos de trabalhadores com ansiedade e burnout e o quinto em casos de depressão. Profissões da área da saúde, são as que mais tem trabalhadores que sofrem destes transtornos.

Para se ter uma ideia da seriedade desta situação, no mundo, segundo a OIT(organização Internacional do Trabalho), um trabalhador morre a cada 15 segundos de acidente de trabalho ou doença laboral. No Brasil, entre 2012 e 2020, foram mais de 21 mil profissionais mortos, uma média de 6 mortes a cada 100 mil trabalhadores.

Ainda que muitas doenças laborais não levem a morte, causam complicações na saúde do profissional a longo prazo, desencadeando uma série de eventos que ainda que prolonguem a vida da pessoa, podem render sofrimento e serem devastadoras. Atualmente, as doenças laborais mais comuns, são:

  • LER (Lesão por esforço repetitivo);
  • Dort´s- Distúrbios osteomusculares que estão diretamente relacionados ao trabalho como dores nas costas e tendinites;
  • Surdez- Que pode ser temporária ou permanente;
  • Problemas oculares- Doenças relacionadas a visão;
  • Doenças causadas pelo contato com produtos químicos- Seja por contato ou inalação;
  • Doenças Psicossociais- Doenças psicológicas e psiquiátricas que iniciam a partir de muito estresse e até episódios de assédio moral, como, por exemplo, ansiedade e depressão.

Todas as doenças listadas ou distúrbios e transtornos, podem implicar diretamente na qualidade de vida do trabalhador, afetando sua produtividade e oferecendo sérios riscos ao longo dos anos. Por isso, a ergonomia é tão importante, pois estabelece as normas básicas de segurança, para manutenção da saúde e prevenção de doenças.

A importância da Ergonomia para vida profissional

Como falamos no início deste artigo, a ergonomia é a adaptação que o ser humano tem em relação a objetos e ambientes em que exerce seu trabalho. Ao utilizar uma ferramenta, por exemplo, é importante que o design desta peça seja anatomicamente adaptável ao corpo da pessoa que irá utilizar, pois, de outro modo, irá gerar desconforto e consequentemente, dores e até comprometimentos da saúde.

Ou seja, o design de um produto pode parecer para muitos, apenas um desenho mais bonito e moderno, mas quando é criado, é pensando em vários pontos como praticidade, beleza, comodidade, enfim, a ergonomia está presente em várias coisas do nosso dia a dia e para tornar nossa vida mais fácil e saudável.  

Medidas para prevenção de doenças laborais

As doenças laborais podem ser inevitáveis, dependendo da atividade, como é o caso de pessoas que ficam o dia todo diante de um computador. Ficar sentado por várias horas, olhando para uma tela translúcida e digitando e mexendo em um mouse, podem ser fatores que com o tempo minam a saúde e nem percebemos.

Por isso, algumas dicas são importantes para garantir a saúde laboral intacta por mais tempo e sem comprometimento, veja como:

  • Adquira uma cadeira ergonômica- Cadeiras ergonômicas são aquelas que possuem alguns ajustes que garantem que qualquer pessoa, independente do peso e da altura, irá sentar com conforto e conseguirá permanecer por um tempo sem comprometer a saúde. Cadeiras ergonômicas possuem ajuste de altura, rodinhas e ajustes no encosto para acompanhar a coluna;
  • Quando for pegar caixas no chão, cuidado ao se abaixar- nunca se abaixe para pegar uma caixa, se curvando, mas flexionando os joelhos. Quando nos curvamos, se a caixa for muito pesada, podemos lesionar a coluna ou mesmo a musculatura dos braços e pernas. Flexionando os joelhos e pegando a caixa com as duas mãos, equilibramos o peso e conseguimos segurar a caixa com segurança;
  • Faça pequenas pausas para se mexer- Se trabalha sentado, levante-se a cada 45 minutos e mexa as mãos, a cabeça e alongue-se, isso ajudará o corpo a ficar menos tenso e mais aliviado de dores. Se trabalha em pé, ande um pouco para relaxar a musculatura e em casa, procure ficar com as pernas mais altas para auxiliar na circulação do sangue.

Curso NR 17 Básico Ergonomia EW Cursos

Muito interessante saber como é a Ergonomia e o que ela pode fazer pela sua saúde, não é? Melhor ainda, é conhecer os conceitos mais importantes e as medidas para colocar em prática no dia a dia de trabalho.

No curso NR 17 Básico Ergonomia EW Cursos, você aprenderá o conceito principal sobre a NR 17, os tipos de ergonomia, dicas de ergonomia e muito mais. O curso possui as noções básicas sobre o assunto, para auxiliar no conhecimento das melhores práticas de saúde e bem-estar, em busca de uma vida mais plena, principalmente no mundo corporativo.

A EW Cursos é uma escola online com mais de 10 anos de história, que oferece mais de 250 cursos gratuitos e com opção de certificado válido e aceito em todo Brasil. Não deixe seu futuro para depois e matricule-se já no curso NR 17 básico Ergonomia EW Cursos.  

Leia também