Agente comunitário de saúde, qual a sua importância em tempos de coronavírus?

Pelo fato dos agentes conectarem população e governo, o que não é uma tarefa...

Publicado quarta, 15 de abril de 2020
[Capa Agente comunitário de saúde, qual a sua importância em tempos de coronavírus?]

O programa de agentes comunitários da saúde teve início no final da década de 80 por iniciativa de algumas regiões do Nordeste, Distrito Federal e São Paulo; Esse programa foi oficializado pelo Ministério da Saúde em 1991.

Na época, a profissão era formada por profissionais das comunidades com intenção de apoiar, melhorar a qualidade de vida e as condições de saúde das comunidades.

Hoje, o trabalho dos agentes foi lapidado, e definiu-se, em suas diretrizes básicas e gerais que ele é desenvolvido por meio do exercício de práticas de cuidado de maneira participativa e democrática, sob forma de trabalho em equipe, voltadas às comunidades que pertencem a regiões definidas, pelas quais assume a responsabilidade sanitária, considerando a dinamicidade existente no território em que vivem essas populações

Além disso, o agente comunitário de saúde tem um papel importantíssimo no acolhimento da população. É ele que faz contato direto com a comunidade e cria laços devido aos cuidados que presta.

Pelo fato dos agentes conectarem população e governo, o que não é uma tarefa fácil, é umas das profissões mais estudadas nas escolas e faculdades de todo o país.

Qual a importância dos agentes comunitários de saúde em época de coronavírus?

Agente comunitário de saúde, qual a sua importância em tempos de coronavírus?

Devido à responsabilidade que a profissão possui, inclusive com questões sanitárias, seu papel se faz de grande ajuda e importância nesse momento de pandemia.

Além disso, por serem os agentes que fazem visitas nas casas das famílias para promover ações educativas, o papel deles em época de coronavírus tem sido, principalmente, o de educador da população.

O contato cotidiano que esses profissionais têm com as comunidades, especialmente no contexto das visitas domiciliares, são um meio importante de divulgação de informações seguras para a prevenção da doença.

Com esse contato diário os profissionais educam a população mais pobre, que não tem muito acesso à informação, e ajudam para que a doença não evolua entre as comunidades. Entre as medidas educativas estão: formas de proteção e prevenção, como o vírus se espalha, uso do sabão, álcool ou até mesmo máscaras feitas em casa, o que fazer em caso de sintomas, qual a necessidade de permanecer em quarentena, etc.

Segundo informação do Ministério da Saúde, os 42 mil postos do sistema de saúde possuem capacidade de atender 90% dos casos de coronavírus. Pesquisas mostram que a grande maioria dos casos de Covid-19 são enquadrados como leves e podem ser atendidos no nível de atenção dos postos de saúde quando sentirem os sintomas iniciais da doença - como febre, tosse, coriza-, por médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde.

Por essa razão, o trabalho dos agentes se faz ainda mais necessário, pois além de irem até à casa das pessoas prestar serviços educativos, também precisam permanecer nos postos para encaminhar os infectados para setores de isolamento.

Quem pode ser agente comunitário de saúde?

 Qualquer pessoa pode ser um agente comunitário de saúde, basta que tenha mais de 18 anos, saiba ler e escrever, tenha ensino fundamental completo, faça um curso profissionalizante de agente comunitário de saúde, e resida na comunidade que prestará serviços.

Se você tem interesse nessa área, quer conhecer um pouco mais, ou precisa estudar, pois, irá se candidatar para exercer o cargo, saiba que hoje, felizmente, já existe curso gratuito de Agente Comunitário da Saúde. Nesse curso você poderá aprender todos os detalhes da profissão, como legislações, atribuições do cargo, detalhamento das ações dos agentes, saúde da família, criança e adolescente, atenção à pessoa com deficiência, a prestar orientação aos familiares de pessoas acamadas ou doentes, violência familiar, entre outros assuntos importantes.

Se você tem interesse de ajudar o próximo e prestar um serviço tão importante para a população, não deixe de estudar.

Leia também