fazer login

O que é Desenvolvimento Sustentável e 5 práticas sustentáveis para um mundo melhor

Saiba um pouco mais sobre Desenvolvimento Sustentável

Publicado quarta, 27 de novembro de 2019
[Capa O que é Desenvolvimento Sustentável e 5 práticas sustentáveis para um mundo melhor]

Conceito relacionado ao Meio Ambiente e conservação de todos recursos naturais mundiais, o Desenvolvimento Sustentável são medidas simples e importantes para evitar que haja mais desperdício ou uso errado e inconsciente de tudo aquilo que a natureza nos oferece, cuidando para que estes recursos se prolonguem por muitas gerações.

Viver de forma sustentável, é buscar alternativas ou mudança de hábitos que vise economizar tudo que a natureza possui. Conservação da água, reciclagem do lixo e menos poluição do ar, são alguns exemplos que podemos fazer, apenas com medidas simples.

Neste artigo, falaremos um pouco sobre a importância do Desenvolvimento Sustentável e 5 práticas sustentais para um mundo melhor que qualquer um de nós pode começar a agir agora.

Importância do Desenvolvimento Sustentável


O Desenvolvimento Sustentável é importante para conscientizar a população do quanto é necessário ter foco em práticas de conservação e integração da nossa sociedade com sua economia na ecologia e meio ambiente.

O Desenvolvimento Sustentável foca nas próximas gerações, oferecendo não só os recursos necessários para viverem, mas que eles aprendam como utilizá-los da forma certa para que não haja o esgotamento dessa capacidade natural. A seguir, algumas dicas do Desenvolvimento Sustentável que cada um de nós pode fazer.

Reduza para ter sempre


Reduzir o uso de recursos naturais é fundamental para haver um desenvolvimento sustentável de sucesso. Ao utilizar aplicativos de pagamentos no smartphone por exemplo, é possível diminuir o uso de papel para emitir boletos.

Outra maneira de reduzir é evitar o uso de copos plásticos. Se na empresa, procure levar ou deixar no local uma caneca ou copo dobrável com seu nome e assim, reduzir o uso do plástico.

Tenha uma horta vertical em casa


Muita gente tem ouvido falar de jardins verticais e que são sucesso em apartamentos, mas você sabia que é possível ter também uma mini horta vertical não só no apê como uma cara residencial?

Muitas casas tem pouca área verde e para evitar o consumo de alimentos com agrotóxicos, a solução é produzi-los em casa mesmo, de forma orgânica.

Crie vasos suspensos ou grandes no chão e que tenham várias hortaliças como alface, almeirão e espinafre e também frutos como tomate e legumes como pepinos.

Economize energia


Evite deixar luzes acesas durante o dia, sempre abrindo janelas e portas e aproveitando ao máximo a luz natural. Quando usar um ambiente e sair, apague as luzes e troque todas as lâmpadas pelas de led, que trazem muito mais economia.

Outras dicas para economizar energia é evitar que a TV fique no modo stand by, pois dessa forma existe perca energética, mesmo que um pouco todo dia, mas que em 30 dias pode causar um rombo não só financeiro, mas ambiental em recursos energéticos.

Recicle o lixo que produz

O que é Desenvolvimento Sustentável e 5 práticas sustentáveis para um mundo melhor
Muitas cidades no Brasil tem aderido a causa da reciclagem de lixo, e os resultados tem sido muito bons em relação a menos lixo residual e vias públicas mais limpas. Cidades porém, que não possuem tais cuidados, devem ter em cada cidadão essa consciência em cobrar do poder público e fazer sua parte.

 Além disso, a população também se beneficia e aprende a separar o orgânico do que não é e favorecer por um ambiente mais saudável para todos. 

EW Cursos - Desenvolvimento Sustentável

O melhor em cursos online com certificado é a EW Cursos! Você que quer aprender ainda mais sobre uma vida com Desenvolvimento Sustentável e implementá-la para sua família e comunidade, matricule-se agora no curso de Educação Ambiental da EW Cursos e garanta sua capacitação com certificado reconhecido em todo Brasil.

Acesse já e torne-se um referencial de Gestor ambiental e sustentável pela EW Cursos!

Leia também