O que é nômade digital e como se tornar um

O Nômade Digital é um profissional que trabalha online a partir de um...

Publicado segunda, 02 de janeiro de 2023
[Capa O que é nômade digital e como se tornar um]

Livre, leve e solto. Assim pode ser definido o Nômade Digital, profissional que trabalha online a partir de um computador e não precisa ter um local fixo para isso.

O Nômade digital pode estar em um escritório em casa, sentado na cama, na varanda ou um jardim ou, ainda, na frente do mar numa praia paradisíaca, enquanto cuida do seu negócio ou presta serviço a quilômetros da empresa. 

A pandemia acelerou muito a busca por empregos e o trabalho digital e totalmente home office

Para quem já trabalhava assim, áreas do marketing e vendas, além de contábil e consultoria, só cresceu.

Esse é, sem dúvida, o sonho de muitos profissionais que pretendem se tornar nômades online, mas, afinal, como se tornar em um? 

Confira este artigo e veja o que você precisa para começar em uma profissão online e curtir o mundo enquanto trabalha.

O que é Nômade Digital?

A palavra nômade se refere aos povos antigos que para sobreviver, não ficavam muito tempo em uma região e logo desfaziam seu acampamento em busca de novos lugares. 

Desta forma, o Nômade Digital é uma pessoa que trabalha sem ter um local fixo para exercer sua carreira, e por ser tratar de digital, significa que trabalha online, através da internet. 

O Nômade digital pode exercer seu trabalho tanto para empresas como CLT trabalhando por home office, como empreendedores ou autônomos que prestam serviços como é o caso dos freelancers. 

Os empreendedores, por exemplo, podem ter lojas virtuais, marketplaces e atuar nas redes sociais e blogs de suas empresas, trabalhando de qualquer lugar do mundo.

Um dos benefícios do Nômade digital é a liberdade em trabalhar sem ter local fixo, bastando um bom computador e acesso a internet de qualidade. 

Além disso, o profissional ou empreendedor pode ter mais produtividade no negócio e ter mais tempo para investir na família e em outros empreendimentos. 

Quais profissões o nômade digital pode seguir?

Não é qualquer profissão que um profissional pode se tornar um nômade digital. Algumas áreas como da saúde e construção civil, precisam de profissionais presenciais.

Fora essas, outros setores aceitam profissionais como nômades digitais e com dedicação, você pode encontrar uma boa carreira para seguir com sucesso e liberdade:

  • Administração de empresas

A área da Administração de empresas é bem vasta quando o assunto é profissões para nômades digitais. 

Administração de tesouraria e consultoria empresarial, por exemplo, são algumas profissões que são aceitas quando o assunto é ser um nômade digital. 

Trabalhar com fluxo de caixa, principalmente para empreendedores digitais, é outro ponto que pode ser feito remotamente. 

  • Contabilidade e Finanças

As profissões em contabilidade e finanças destinadas ao controle financeiro, também podem ser executadas de longe. 

Profissões como analista financeiro, por exemplo, e áreas destinadas a investimentos e custos, são carreiras que são buscadas por nômades digitais. 

  • Direito

O direito, principalmente advogados dedicados ao setor trabalhista e família, podem ser beneficiados com o trabalho a distância. 

Direito financeiro, por exemplo, pode ser feito híbrido, ou seja, parte na empresa e parte fora dela. Ser consultor jurídico é outra carreira interessante para nômades digitais. 

  • Psicologia

A carreira de psicologia pode ser feita através da internet, desde que tenha um bom sistema de videochamada. 

É possível aumentar a quantidade de pacientes, já que pode atender de qualquer lugar do mundo. 

  • Idiomas

Qualquer pessoa que fale fluentemente um idioma estrangeiro, pode começar na carreira de professor de línguas. 

Inglês ainda é o idioma mais procurado, mas espanhol, francês entre outros como italiano, são muito buscados por quem vai estudar ou trabalhar na Europa. 

  • Informática

Profissões como programador e Design Gráfico, assim como social media, são algumas carreiras que podem ser executadas online e com bons ganhos salariais. 

  • Marketing e Vendas

Por fim, a carreira em Marketing e Vendas é das mais indicadas para ser executada online. 

O Marketing Digital, por exemplo, é um conjunto de estratégias utilizados para vender produtos, serviços ou otimizar seu conteúdo e marca através da internet. 

Você pode vender por e-commerce, marketplaces, dropshipping ou mesmo redes sociais. Ou seja, você tem uma loja e gerencia tudo de qualquer lugar do mundo. 

Como se tornar um nômade digital? Veja 4 dicas

Depois de conhecer algumas carreiras profissionais que podem ser feitas online, veja algumas dicas para ter sucesso nessa modalidade de trabalho:

  • Tenha bons equipamentos para seu trabalho

Para trabalhar online com qualidade, é necessário ter um bom computador, celular e até impressora para quando for preciso imprimir contratos, por exemplo.

Se trabalha com Design, invista em um computador potente, pois quanto mais exigente for o trabalho, necessário uma máquina que esteja à altura. 

  • Não esqueça a parte burocrática e administrativa do seu negócio

Mesmo que trabalhe em vários lugares diferentes, tenha um local fixo para assegurar a sede do negócio e guardar a parte burocrática e administrativa da empresa. 

Tenha um contador e toda papelada organizada para quando for preciso. Notas e recibos, mantenha sempre em dia, além das contas pagas. 

  • Tenha um pé de meia 

Ter dinheiro guardado é fundamental para segurar as pontas se caso algo der errado ou for preciso mudar alguns planos. Esse dinheiro deve ser tanto para custos e gastos quanto investimentos. 

  • Nunca deixe de estudar e se capacitar

Os estudos são fundamentais para que você cresça em qualquer área profissional, lugar e situação. 

Agora que conheceu algumas carreiras para seguir e ser nômade digital, matricule-se na EW Cursos e garanta um futuro brilhante de onde quiser com o trabalho que sempre sonhou. 

Curso Nômades Digitais online grátis da EW Cursos

O que achou de conhecer como é a vida dos nômades digitais? E que tal começar a se preparar para ser um profissional assim? 

Com o curso Nômades Digitais, você aprende a ser um nômade e ainda conta mais de 370 cursos online gratuitos para iniciar sua jornada. 

Seja um Designer gráfico trabalhando da Bélgica ou um especialista em SEO viajando pela Inglaterra. Nem precisa ir para fora do Brasil para trabalhar como consultor financeiro.

Para todas essas e as muitas profissões que os cursos EW Cursos tem para você, é só se matricular e começar seus estudos. 

Conte com uma plataforma completa de recursos e opção de certificado válido e aceito em todo país. 

Matricule-se e não deixe seu futuro para depois, invista em sua vida e carreira com os cursos EW Cursos.

 

Leia também