O que são doenças Psicossomáticas e como tratá-las?

Doenças Psicossomáticas precisam de tratamento neste artigo, falaremos o que...

Publicado sexta, 18 de março de 2022
[Capa O que são doenças Psicossomáticas e como tratá-las?]

Ao sentir uma dor que pode levar dias e até meses com leves acontecimentos, é normal ir ao médico e fazer inúmeros exames e não encontrar qualquer tipo de causa física que justifique as dores. Depois de vários médicos e muitos exames depois, o diagnóstico é fechado: uma doença psicossomática. Mas afinal, o que é isso?

Doenças Psicossomáticas são doenças de fundo emocional, ou seja, ocorrem a partir de problemas emocionais e psicológicos como estresse, depressão e transtorno de ansiedade, e podem afetar a qualidade de vida da pessoa, ao ponto de causar dores e distúrbios físicos. 

As doenças psicossomáticas aumentaram muito ao longo da pandemia, conforme estudo da ABP- Associação Brasileira de Psiquiatria. Ao menos 400 psiquiatras relataram que 89% dos seus pacientes tiveram um agravamento de problemas psicossomáticos por conta do isolamento e situações como desemprego e medo de contrair o coronavírus. 

Doenças Psicossomáticas necessitam de tratamento e atenção e neste artigo, falaremos o que são, como ocorrem e são tratadas para que os pacientes tenham melhor qualidade de vida.

O que são doenças Psicossomáticas?

As doenças psicossomáticas, também conhecidas como transtorno de sintomas somáticos, são enfermidades de fundo psicológico e emocional. Ocorre por contas de alterações emocionais e pode provocar dores, sensações e incômodos físicos como se o problema fosse uma doença no corpo.

Num estudo de 2019, 86% da população do Brasil possui alguma condição psicológica como transtorno de ansiedade, depressão ou doença psicossomática. As doenças psicossomáticas são males que mesmo não sendo exatamente físico, pode atacar áreas do corpo e aos poucos causando problemas de saúde no futuro.

Por exemplo, estudos já comprovam que o estresse acentuado, pode causar problemas no coração, porém, essas doenças não ocorrem de um dia para o outro, mas vão se agravando ao longo do tempo, mostrando o perigo das enfermidades psicossomáticas 

Como ocorre e quais os sintomas?

Os primeiros sinais são sempre incômodos físicos como dores de cabeça, dores de estômago e queimação, diarreias, dores musculares, falta de ar e dor no peito que assemelha com um possível infarto. 

É muito comum que as pessoas com doenças psicossomáticas sejam atendidas várias vezes em um pronto socorro para o alívio de suas dores e incômodos e visitem vários médicos e faça inúmeros exames que não fecharão qualquer diagnóstico, mostrando que a saúde física da pessoa está normal. 

Diante dessa realidade, é que os médicos indicam o tratamento psicológico caso a pessoa não o faça e se já faz, pede uma reavaliação para um tratamento mais intensivo, já que os sintomas estão piorando, causando problemas físicos sem explicação.

Pessoas que não sabem que tem problemas psicológicos, podem descobrir esses transtornos por conta de incômodos físicos que não fecham um diagnóstico e ao começar o tratamento mental, ver suas dores aliviadas ou simplesmente desaparecerem. 

A causa das doenças psicossomáticas

A causa desse tipo de doença é totalmente mental, ou seja, inicia-se no psicológico da pessoa e por conta de suas emoções que estejam em desiquilíbrio. Pessoas com depressão e ansiedade por exemplo, podem sentir muitos dos sintomas descritos no tópico anterior e não apresentar nenhuma doença física encontrada. 

Além da depressão e ansiedade citadas, outros transtornos emocionais podem causar as doenças psicossomáticas como, por exemplo, o estresse. Como citado no primeiro tópico, o estresse pode desencadear doenças cardíacas com o tempo, mas também pode facilitar dores de cabeça e musculares, entre outros males. 

Mas como as doenças psicossomáticas funcionam dentro do cérebro? Os transtornos emocionais fazem a atividade cerebral aumentar consideravelmente, aumentando também os hormônios como a adrenalina e fazendo com que a intensidade no sangue esteja aumentada ao ponto de causar os sintomas descritos. 

Tratamento

Um médico psiquiatra deve fazer uma avaliação no paciente com suspeita de doenças psicossomáticas e isso só pode ocorrer, caso todas as consultas e exames terem sido feitos para investigar possíveis causas físicas para os sintomas que a pessoa se queixa. 

Ainda assim, o médico deve ser cuidadoso e pedir outras avaliações caso ainda seja necessário para determinar que a pessoa tem um problema psicológico. Inicialmente é tratado os sintomas e com a certeza de ser uma causa emocional, é feito o tratamento com ansiolíticos e antidepressivos. 

Além disso, é indicado para o paciente buscar o auxílio de um psicólogo que irá tratar a questão psicológica emocional. Muitos pacientes possuem traumas como abusos, violência doméstica, assédio e bullying que podem causar sintomas somente no futuro, quando a pessoa está diante de situações de extrema pressão. 

É fundamental que o tratamento psicológico seja introduzido para que a pessoa consiga lidar com estes problemas. Caso os problemas sejam estresse do momento presente vivido, a terapia incentivará a pessoa a buscar novas formas de se divertir, se desestressar e viver uma vida mais leve.

Relaxar, ter uma vida mais controlada e um planejamento melhor do dia a dia, podem ser medidas simples que farão uma grande mudança na rotina, auxiliando na diminuição do estresse e consequentemente, no fim de muitas dores psicológicas. 

É fundamental que as pessoas valorizem os tratamentos psiquiátricos e psicológicos, pois eles salvam vidas e garantem uma qualidade de vida excepcional sem dores, curando e tratando problemas antigos com maturidade.

Curso Psicossomática online grátis da EW Cursos

Doenças Psicossomáticas não devem ser ignoradas, mesmo que muitos exames mostrem que não existem problemas físicos e fatais em curso. É preciso um cuidado completo que envolva a mente e o corpo como um todo.

Para entender melhor como funciona nossa mente e a fonte de tantos males físicos, o curso Psicossomática online grátis EW Cursos é o melhor conteúdo para médicos e profissionais da saúde em geral, que desejam entender e auxiliar pessoas com essa enfermidade. 

São aulas sobre estresse, corpo, mente e emoções, psicossomática e psicanálise, neurofisiologia entre outras aulas especiais. Aprenda os conceitos fundamentais da área com opção de certificado válido e aceito em todo país para manter seu aprendizado e aperfeiçoamento profissional. Matricule-se já e não deixe seu futuro para depois, invista em sua carreira com os cursos online EW Cursos. 

Leia também