Como mudar seus hábitos alimentares? Veja estas 6 dicas e potencialize sua saúde

Neste artigo, falaremos sobre como os hábitos alimentares influenciam em...

Publicado quinta, 04 de novembro de 2021
[Capa Como mudar seus hábitos alimentares? Veja estas 6 dicas e potencialize sua saúde]

Você já pensou em mudar seus hábitos alimentares? Todos os dias somos assolados com a notícia de novas doenças, por outro lado, também vemos as mazelas conhecidas matando rapidamente, apenas por causa de uma alimentação desregrada com muitas calorias e pouca saúde.

Para evitar que doenças silenciosas como diabetes, hipertensão e até mesmo o câncer te assole, é hora de pensar e mudar sua alimentação. Não é fácil mudar hábitos, pois eles são reflexo de anos de costumes e comportamentos, mas reeducando-se, você irá conquistar um corpo mais saudável e com menos chances de sofrer com enfermidades.

Neste artigo, falaremos sobre como os hábitos alimentares influenciam em nossa saúde e 6 dicas para você mudar e trazer mais nutrição para sua mesa. Confira!

Por que é tão difícil mudar hábitos? Dicas rápidas para começar

Com uma rotina cada vez mais corrida e a praticidade de comer qualquer coisa que mate a fome, acabamos nos colocando em um espiral perigoso onde nossa saúde começa a perder a força aos poucos, o que pode ser intensificado pela idade e outros comportamentos que podem ser arriscados para nossa existência a longo prazo.

Em relação a alimentação, a mudança de hábitos nocivos para saúde é fundamental para uma vida longo e de melhor qualidade. Alterar nosso cotidiano não é fácil, pois segundo estudos, levamos mais de 2 meses para contrair um novo hábito, e se ele é ruim será mais difícil de deixá-lo, principalmente se ele for prazeroso.

Tudo acontece no cérebro, que leva entre 21 dias até 66 dias para se desfazer de hábitos antigos e iniciar um novo comportamento. Algumas dicas, porém, podem ajudar a começar nessas mudanças:

  • Comece devagar, aos poucos e evite mudanças bruscas e radicais. Quanto menos radical, maior a chance de adquirir o novo hábito saudável e sem a chance de voltar ao antigo e nocivo;
  • Se informe, mas nunca faça isso em demasia. Muitas informações são boas, desde que sejam verídicas de fontes confiáveis;
  • Faça a substituição de alimentos, como evitar uma sopa calórica por uma de legumes mais saudável, por exemplo.

Veja outras dicas para que sua mudança de hábitos alimentares seja potencializada em busca de uma vida mais saudável.

Tenha um incentivo para essa mudança

Um exame de sangue não muito satisfatório, a busca por um corpo esteticamente mais bonito ou um acontecimento que faz você repensar sua vida, podem ser bons incentivos que farão você focar nessa mudança alimentar.

Antes de que algo ruim ou não muito satisfatório aconteça para que você pense em mudar a forma como se alimenta, reflita e se incentive com tudo de positivo que ajude em sua saúde, como por exemplo, começar a fazer academia, correr ou parar de comprar fast food todo fim de semana.

Mantenha o corpo sempre hidratado

A hidratação é fundamental para um corpo são. A água além de ser refrescante e necessária para nossa existência, ainda contém vários benefícios que evitam doenças e mantem o corpo em equilíbrio.

Muitos médicos mantém a ideia inicial de que precisamos de 2 litros de água por dia religiosamente, porém outros especialistas já defendem a ingestão de líquidos mais ou menos dependendo da rotina da pessoa, dos exames e biotipo físico. O importante é ingerir mais de 1 litro de água diariamente e consumir alimentos que tenham bastante água como coco, melancia e laranja, que além de tudo, reforçam a imunidade.

Aprenda diferenciar a fome fisiológica da por emoção

Quem nunca comeu algo só por vontade mesmo? Por que a fome era zero? Então, essa fome por vontade é emocional, e pode ser despertada quando assistimos uma propaganda de um lanche na TV ou mesmo pela ação de alguns hormônios emocionais que estejam agindo, como acontece no período da TPM em mulheres ou numa depressão.

É importante identificar essas duas fomes, pois elas podem, inclusive, nos dar dicas até mesmo de problemas emocionais e transtornos que estejamos passando e que possam estar sendo negligenciados e devem ser tratados. Saber a diferença entre elas, auxilia no emagrecimento e no hábito mais saudável de comer somente quando sente fome e comidas menos calóricas.

Busque apoio da família para mudar e continuar

Decidiu começar a mudança de seus hábitos alimentares? Então avise as pessoas que moram com você e peça que te ajudem nesse processo que será bem mais fácil com o apoio mútuo.

Mas entenda, pode ser que as pessoas não sigam à risca sua dieta, já que elas não são obrigadas a essa mudança também, mas devem te apoiar e evitar que produtos alimentícios calóricos e nocivos estejam a sua vista, colocando tudo a perder. Seja forte e uma dica: tenha um local no armário ou despensa que seja a parte dos outros membros da família, assim será mais fácil não cair em tentações.   

Tenha o auxílio profissional de um nutricionista

E é fundamental que toda essa jornada em busca de um corpo mais saudável seja feita com o auxílio de um nutricionista.

O profissional avalia sua forma de comer, os alimentos que consome e faz um estudo que cria uma dieta especialmente para você, levando em consideração, até medicamentos e preferências alimentares indispensáveis para seu paladar.

Além disso, esse profissional auxilia na perda ou ganho de peso de forma saudável, orienta aos exercícios físicos e ganho de massa muscular e, também, garante sua reeducação alimentar.

Curso Nutrição Básica online grátis EW Cursos

E para ter uma saúde em dia, tudo começa pela nossa alimentação. É fundamental ter uma prática alimentar equilibrada, com todos os grupos alimentares no prato, para que não haja qualquer tipo de deficiência e abra a porta para doenças oportunistas.

Para aprender sobre o assunto e mais sobre sua saúde através da alimentação, inclusive, seguindo carreira profissional, faça o curso Nutrição Básica online grátis EW Cursos.

O curso é essencial para pessoas que estejam buscando uma vida mais saudável e, também, para jovens e adultos que queiram seguir a carreira da Nutrição. Com opção de certificado válido e aceito em todo Brasil, é perfeito para seu crescimento profissional. Não deixe seu futuro para depois e invista em sua carreira com os cursos online grátis EW Cursos.

Leia também