Seja um vendedor melhor com essas 8 dicas infalíveis

Para auxiliar você a se tornar um vendedor mais respeitado e eficiente,...

Publicado terça, 24 de maio de 2022
[Capa Seja um vendedor melhor com essas 8 dicas infalíveis]

Ser um vendedor melhor é o foco de muitos profissionais que trabalham no varejo e atacado, que buscam novas oportunidades no mercado e querem oferecer uma experiência única e impecável a seus clientes. 

E esse é o momento para despontar na carreira como um bom profissional, já que o mercado está aquecido em vendas. Em 2021, o comércio varejista no país teve um crescimento de 1,4% em relação ao ano anterior. Mesmo com o avanço do e-commerce durante a pandemia, as vendas de rua tiveram uma alta de 0,8%.

Seja online ou presencial, o ato de vender requer paciência, o oferecimento de bons produtos e preço competitivo, além de enfatizar os benefícios que essa mercadoria ou serviço irá oferecer ao consumidor. 

Para auxiliar você a se tornar um vendedor mais respeitado e eficiente, preparamos 8 dicas que serão infalíveis para sua carreira decolar. Confira.

Perfil de um bom vendedor

Um bom vendedor, deve ser alguém atencioso as necessidades dos consumidores que entram em sua loja. Deve ser organizado com sua carteira de clientes e competitivo, buscando sempre se destacar de maneira justa sem pisar em ninguém.

Este profissional deve saber como fazer um bom networking, ou seja, conhecer novos clientes e negociadores, além de saber como negociar. 

Por fim, o vendedor precisa ser resiliente, ou seja, deve saber como superar as derrotas de não bater as metas todos os meses ou ter um período de má sorte, que as vendas simplesmente não acontecem. Tem que saber se reinventar fazendo cursos livres online e se aperfeiçoando para não ficar para trás. 

Conheça bem os clientes

Os clientes de hoje em dia, estão cada vez mais exigentes e com a internet na palma da mão, conseguem facilmente definir uma compra de qualquer produto e serviço comparando preços e fazendo as melhores negociações.

Para não ficar para trás, é preciso conhecer como os clientes pensam, como fazem suas escolhas e os produtos e serviços que buscam. É preciso conhecer seu modo de vida para oferecer mais do que apenas suprir a necessidade, mas superar suas expectativas. 

Conheça bem os produtos e serviços que trabalha

Ok, é importante conhecer as dores do cliente e saber como resolvê-las, mas se não conhecer o serviço ou o produto mais indicado para essa solução, não será possível satisfazê-lo.

Uma dica fundamental é: conheça em todos os aspectos e pontos como é o produto e quais os serviços oferecidos, a sua qualidade, o tipo do material utilizado e até o nome dos profissionais envolvidos. Se for um vendedor de loja, isso tem que ser ainda mais evidente. 

Isso mostra ao cliente, uma intimidade e que você não é só um vendedor, mas também um possível consumidor ou um especialista que poderá apostar todas as fichas sem medo. 

Se coloque no lugar do cliente

O cliente quando chega em uma loja, busca algo que resolva uma dor, solucione um problema. Para isso, é preciso ouvi-lo e se colocar em seu lugar, não apenas ser alguém que está ali para vender. 

Pense como o cliente: o que será que ele quer com essa necessidade que possui? O que eu posso fazer para satisfazê-lo? Se meu preço não é o mais barato, qual o diferencial, a qualidade que possuo para que o cliente compre comigo? 

Com essas questões respondidas, qualquer bom vendedor conseguirá atingir as expectativas de seus clientes com maestria. 

Seja ouvinte

Falamos anteriormente sobre ser ouvinte, e realmente, essa é uma das grandes reclamações dos clientes ao chegar em uma loja: o vendedor só quer falar e não ouve o que preciso

Seja empático, dê atenção a emoção do cliente e repita tudo o que ele falou para provar que não só ouviu, mas compreendeu o que ele quer e que está apto a fazer o que precisa. 

O ato de ouvir é fundamental para fazer uma venda com sucesso, pois é a partir do entender a necessidade que será possível atender o pedido. 

Seja sempre honesto

A honestidade deve ser um dos maiores valores que você tem que possuir. Nunca tente enganar ou "passar a perna" no consumidor, porque ele vai na sua concorrente e comprará lá até por mais preço, mas por ter tido um atendimento melhor e sentido mais veracidade no vendedor, acaba comprando.

Demonstre ser confiável, cuidado com a famosa "lábia" de vendedor, pois isso já não é mais tão valioso no mercado. Sempre ofereça valor, muito mais que preço, mas qualidade e benefícios ao cliente. 

Nunca esqueça do pós-venda

Por fim, a pós-venda é outro ponto que todo bom vendedor deve levar a sério. A dica é: sempre encante um cliente ao ponto de ele voltar mais e mais vezes. 

Existem pessoas que se tornam fregueses de uma marca só por causa de um bom vendedor, por isso, nunca subestime a pós-venda e nas possíveis trocas de tamanho de uma roupa, por exemplo, sempre ofereça algo a mais para continuar vendendo e atendendo esse cliente com qualidade. 

Faça um Curso de Técnica de Vendas

Se você quer aumentar seu desempenho como vendedor, é preciso mais que experiência, é preciso conhecimento e muito estudo.

Com o curso Técnicas de Vendas, aprenda em 9 aulas, dicas e métodos certeiros para você trabalhar como vendedor com muito mais qualidade e resultados positivos com mais rapidez. 

Aprenda a reconhecer o perfil de seus clientes, o que o motiva e como superar suas expectativas. Entenda como fazer um planejamento de metas e valor ao cliente, entre outras obrigações necessárias para seu sucesso na área. 

Com os cursos livres EW Cursos, você obtém todas as noções profissionais necessárias da carreira escolhida, para iniciar ou atualizar os conhecimentos com muito mais assertividade. 

São mais de 360 cursos online e gratuitos de curta duração, perfeitos para sua qualificação e complemento profissional, com opção de certificado válido e aceito em todo país. 

Torne sua carreira em um sucesso profissional constante com a EW Cursos. Matricule-se e não deixe seu futuro para depois, invista em você e em sua carreira com os cursos online da EW Cursos. 

Leia também