Serviço Social: O que é, salários e quais os desafios da profissão

Com campo amplo de atuação no Brasil, a profissão de Serviço Social é hoje um...

Publicado sexta, 09 de abril de 2021
[Capa Serviço Social: O que é, salários e quais os desafios da profissão]

Com campo amplo de atuação no Brasil, a profissão de Serviço Social é hoje um dos mais procurados do mercado. Mas o que é Serviço Social? A profissão de Serviço Social se estrutura com base em metodologias que buscam fundamentar a ampliação e defesa de políticas e serviços sociais para a população.

O profissional em Serviço Social pode atuar em inúmeras áreas e setores profissionais, principalmente a nível municipal, estadual e federal, com foco em medidas e avanços na melhoria da vida das pessoas quanto a saúde, educação, habitação, segurança e justiça, entre outros.

Para ter uma noção melhor de como funciona a área, falaremos agora sobre o Serviço Social e o que é, salários e quais os desafios da profissão e como você pode começar a conhecer melhor a carreira, através de um curso online, gratuito e com certificado válido em todo Brasil, para você começar no mercado com o pé direito.

O que é e qual a importância do Serviço Social

Regulamentada a pouco mais de 25 anos, a profissão de Serviço Social foi criada ainda na década de 30, em uma época de muitas mudanças no país, especialmente políticas e que influenciavam diretamente todos os setores do país.

Estas mudanças revelavam a necessidade de atitudes mais efetivas quanto a qualidade de vida do povo brasileiro, pois a condição de grande parte do país era de extrema pobreza, fora os problemas como a violência crescente e a falta de recursos básicos com a saúde e educação.

Assim o Serviço Social se tornou uma profissão que visava estreitar a proximidade com os governos e principalmente, reivindicar com mais clareza e efetividade, melhores condições de vida para população.

Assim, nasceu a primeira escola de Serviço Social do país, no ano de 1936 e ao longo das décadas seguintes, a profissão foi não só tomando força e recebendo influências de inúmeras vertentes como a sociologia, como também de lugares como é o caso dos EUA.

Foi a partir da década de 90, porém, que o Serviço Social se expandiu e hoje atua em praticamente todos os setores, especialmente no terceiro setor, direcionado as ongs e serviços de prestação de serviços a população, com ou sem fins lucrativos.

Hoje, o Serviço Social tem papel de grande importância por ser uma profissão que promove diálogo com o poder público, em busca de pontos em comum e de serviços básicos para toda população como os Direitos Humanos, justiça social, promoção da cidadania, cuidado e educação de crianças e adolescentes, além de proteger os direitos civis da população em geral e também de grupos minoritários.

Desta forma, a profissão de Assistente Social é de suma importância para o mercado e sociedade atual, pois é ele quem garante que os direitos do povo sejam assegurados, promovendo e reivindicando que estes direitos sejam cumpridos.

A profissão, salário e perfil

O profissional de Serviço Social é o Assistente Social e além de ser alguém que ajuda e deve estar focado em auxiliar pessoas em risco social, ainda tem como atribuições:

  • Identificar, planejar, implementar, acompanhar e avaliar políticas sociais;
  • Coordenar programas que viabilizem acesso a direitos básicos a população mais carente;
  • Deve criar meios de facilitar os serviços básicos a população como moradia, saúde, educação, segurança, além de previdência, cultura e lazer.

É o Assistente Social em conjunto com os governos, sejam eles federais, estaduais ou municipais, que determinam as necessidades de um local ou população e quais as formas mais eficazes de atingir essas pessoas, suprindo a necessidade e levando em conta os recursos oferecidos, estando preparados para negociações em busca de melhores condições a esse povo.

O salário médio de um Assistente Social é de 2.500,00 reais, variando conforme os conhecimentos, experiência e setor que este profissional atua. Por exemplo, em setores públicos como governo federal, o salário tende a ser maior, porém as exigências acadêmicas também são maiores, com a obrigação de graduação superior.

O Assistente Social pode trabalhar como Analista Social, Conselheiro Tutelar, Coordenador de Projetos Sociais, Consultor Social e em setores da saúde, em sindicatos e ongs, na área da educação entre outros.

O perfil do Assistente Social deve ser de uma pessoa comunicativa, com forte senso de justiça, proativo e um bom ouvinte e argumentador, que se atente para as necessidades alheias.

Deve ser alguém com alto controle emocional, que maneja bem sua inteligência emocional a tratar com pessoas vulneráveis e ao mesmo tempo com políticos implacáveis. O profissional deve colocar as pessoas carentes sempre como seu foco, em busca de um país mais justo e igualitário.

Desafios da profissão de Serviço Social

O profissional em Serviço Social possui muitos desafios na profissão, a começar pela própria população em vulnerabilidade, que muitas vezes se torna resistente ao aceitar ajuda, por causa de muitas situações desagradáveis quanto a falta ou falibilidade de seus direitos.

Outro desafio do assistente social é junto ao poder público, que pode atrasar recursos ou cancelar melhorias a população nas regiões mais carentes. A liberação de acesso financeiro é sem dúvida o maior desafio deste profissional, que deve ter ´´jogo de cintura`` para conversar de maneira amigável com o governo e dar ao povo tudo aquilo que ele mais precisa.

O Assistente Social deve ser alguém acessível e que não vê dificuldades ou obstáculos, principalmente quando o acesso as pessoas que mais precisam, é limitado pelo tempo ou espaço. Este é um profissional cada vez mais necessário no Brasil e que pode fazer a diferença agora e no futuro da nação.

Serviço Social EW Cursos

Gostou de conhecer sobre a profissão de Serviço Social? Para se preparar para a profissão e começar na carreira, o curso online Introdução ao Serviço Social da EW Cursos, é um curso de nível básico, mas muito completo em conteúdo e informação, para você conhecer como trabalha este profissional e começar na carreira ou atualizar seus conhecimentos.

Matricule-se agora no curso online Introdução ao Serviço Social EW Cursos e comece uma carreira de sucesso, com certificado válido e aceito em todo Brasil. Não deixe seu futuro para depois e invista em você com a EW Cursos!

Leia também