Saiba mais sobre o curso de enfermagem: Uma profissão em evidência durante a pandemia

Uma profissão de muito prestígio social e valor é a enfermagem. Neste...

Publicado quarta, 24 de novembro de 2021
[Capa Saiba mais sobre o curso de enfermagem: Uma profissão em evidência durante a pandemia]

Uma profissão de muito prestígio social e valor é a enfermagem. Vemos diariamente enfermeiros dedicando suas vidas ao cuidado e ao serviço de tantas pessoas que dependem disso. A enfermagem é uma profissão árdua, valiosa e de muita importância. Vimos durante a pandemia o quanto estes profissionais são fundamentais em nossa sociedade. Neste artigo, saiba mais sobre o curso de enfermagem e tudo o quanto estiver relacionado a ele.

O que é a enfermagem?

A enfermagem é a área da medicina que se dedica aos cuidados básicos e intensos dentro de ambientes hospitalares e clínicos. O enfermeiro é o responsável por cuidar das feridas e dores dos pacientes, a promover ações de incentivo à saúde, ao autocuidado e aos demais assuntos relacionados ao bem-estar humano. São eles quem acompanha diversos procedimentos médicos e realizam cuidados triviais nos atendimentos hospitalares, como procedimentos de triagem, higiene, conferência do estado de saúde dos pacientes, auxiliar durante procedimentos cirúrgicos e clínicos, etc. Saiba mais sobre o curso de enfermagem e sobre esta profissão.

O enfermeiro também atua como cuidador de pessoas que necessitam de cuidados referentes à saúde, para além das necessidades básicas, como idosos, pessoas com deficiência e até dependentes químicos. Inclusive, enfermeiros são parte fundamental do time de clínicas como a clínica de reabilitação Estrela de Davi, pois lá eles orientam os pacientes sobre os benefícios para a saúde física e mental de buscar tratamento para suas dependências.

Como a pandemia mostrou o valor dos enfermeiros

Muitas pessoas negligenciam a importância dos enfermeiros em hospitais, e menosprezam sua prestação de serviço. Mas durante a pandemia, vimos como nunca antes, a importância desses profissionais em nossa sociedade. Foram os enfermeiros que estiveram na linha de frente durante todo o período de pandemia, onde o índice de mortes chegou a mais de 5 mil vítimas por dia, e foram eles também os que mais pagaram com a vida por toda esta dedicação. O Brasil representa um terço do total de óbitos causados pela Covid-19 entre os profissionais da área no mundo.

O que causou a morte de tantos enfermeiros no Brasil?

Infelizmente, alguns fatores como a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI's), as más condições de trabalho e as jornadas de trabalho exaustivas às quais os enfermeiros foram submetidos durante a pandemia gerou essa avalanche de óbitos que desestabilizou completamente o segmento. Todos os enfermeiros ficaram temerosos frente a este vírus altamente contagioso e letal que levou centenas de colegas de profissão.

Como me tornar um enfermeiro: Saiba mais sobre o curso de enfermagem

Em nosso país, a profissão de enfermeiro é regulamentada por lei. Portanto, para seguir a carreira é necessário fazer um curso de graduação em Enfermagem numa instituição de ensino superior, cuja duração média é de quatro anos, podendo chegar a cinco em determinadas instituições. Vale ressaltar que o curso de Enfermagem precisa ser oferecido por uma instituição autorizada pelo MEC (Ministério da Educação).

Para além da graduação, após sua conclusão o enfermeiro deverá obter seu registro individual no Conselho Regional de Enfermagem (COREN) junto ao seu estado de residência. O valor para a obtenção do COREN pode variar de acordo com o local e com a data de registro.

Saiba mais sobre o curso de enfermagem através de uma graduação de qualidade e uma experiência que pode mudar seu destino profissional.

Qual o valor do curso de enfermagem?

Existem cursos de enfermagem para variadas condições financeiras, mas seu valor pode variar entre R$700 e R$3.000 reais, a depender da instituição de ensino pretendida e região onde o curso será feito. Os valores mais elevados costumam representar instituições de renome, voltadas para a área da saúde e universidades em grandes cidades.

Quais são as áreas de atuação de um enfermeiro?

É fato que os hospitais são os locais onde encontra-se a maior concentração de enfermeiros, mas se engana quem pensa que este é o único local onde um enfermeiro pode trabalhar. Saiba mais sobre o curso de enfermagem e quais são suas áreas de atuação.

Existe uma área de atuação na enfermagem denominada enfermeiro geral. Este profissional trabalha em hospitais e clínicas e se dedica a coordenar as equipes responsáveis pelo plantão. Ele atua também, sempre que necessário, nos cuidados direto aos pacientes, e se responsabiliza pela parte administrativa, registrando quadros clínicos, cadastro de pacientes, entre outras demandas do setor.

Há também a enfermagem home care, uma tendência crescente no país. Esta área se dedica aos cuidados domiciliares com o paciente, então o enfermeiro vai até a casa de seus pacientes realizar procedimentos primários e básicos, como a aplicação de medicamentos, troca de curativos, ataduras, aferição de pressão e temperatura etc. Inclusive alguns enfermeiros são contratados para acompanhar diariamente estes pacientes e dedicam-se somente a eles.

Temos ainda a enfermagem pediátrica, cirúrgica, obstétrica, de resgate, enfermagem do trabalho, dermatológica e etc. Todas essas áreas são muito bem explicadas durante o curso de enfermagem e o aluno tem a chance de decidir sobre qual área seguir.

Saiba mais sobre o curso de enfermagem: Estas são algumas curiosidades sobre o curso que separamos para você. Esperamos que tenha sido útil e tenha sanado suas dúvidas a respeito do assunto. Compartilhe com seus amigos e discutam sobre a importância do profissional de enfermagem em nossa sociedade.

Leia também