Meritocracia: O que é e como implantá-la na gestão de pessoas?

Mas o que é Meritocracia? Qual sua importância e desafios como implantá-la na...

Publicado quarta, 04 de dezembro de 2019
[Capa Meritocracia: O que é e como implantá-la na gestão de pessoas?]

Com a alta competitividade do mercado atual, quem entrega os melhores resultados acabam sempre no topo e a frente da concorrência, e isso não acontece somente com as empresas como um todo, mas também com cada colaborador que faz parte dela.

As empresas perceberam que para ter sucesso, uma das formas é avaliar seus colaboradores e premiar de certa forma os melhores. Seja com um cargo a mais, um salário mais robusto ou outro tipo de bonificação, hoje o método de Meritocracia chegou para ficar em grande parte das empresas.

Mas o que é Meritocracia? Qual sua importância e desafios e como implantá-la na empresa para ter uma gestão de pessoas mais eficiente e uma empresa mais otimizada.

Meritocracia

A Meritocracia é um modelo empresarial que avalia os colaboradores de uma empresa, mediante a avaliações de desempenho, que dão aos gestores uma melhor análise do profissional e este, poderá dar premiações desde uma ascensão hierárquica até aumento de salário ou folgas especiais.

A vantagem da Meritocracia é que o gestor pode ter uma análise detalhada do trabalho e da dedicação e conhecimento do profissional e sua evolução ou não na área, determinando inclusive, a permanência deste, na corporação.

A Meritocracia também visa valorizar os melhores profissionais que estão realmente empenhados pelo negócio e que valem a pena investir. Esse é hoje um dos métodos mais seguros e preferidos de milhares de gestores, na hora de avaliar e definir posições dentro de uma empresa.

Meritocracia x Plano de Carreira

plano de carreira

A Meritocracia é um método e não um plano de carreira e, não pode haver confusões em achar que são a mesma coisa. Enquanto a Meritocracia destaca em forma de avaliação o desempenho do profissional, o Plano de Carreira são os degraus que ele deseja subir na empresa.

É importante frisar que a Meritocracia, ao contrário do Plano de Carreira, dá liberdade para que o colaborador tenha metas de crescimento dentro de uma empresa, porém sem objetivos longos, já que o mercado hoje, ao contrário do passado, já não valoriza profissionais de tempo de casa, mas sim, aqueles que em pouco tempo, fazem a diferença nas empresas que atuam.

Como implantar nas empresas

Apesar de ser um método de sucesso, existem alguns pontos desafiadores que podem se tornar um entrave nas empresas na hora da implementação.

A Meritocracia pode fazer com que gestores estabeleçam metas e exija da equipe metas que são difíceis de atingir.

Outro problema são as comparações entre funcionários, que podem causar frustrações e desconforto nos colaboradores.

É vital que o gestor, em conjunto com o RH, estabeleça regras reais e que podem ser atingidas de fato e sem trazer qualquer tipo de prejuízo para os profissionais, principalmente para aqueles que não atingirem a meta.

Um plano bem desenhado, evita que haja individualismo entre os colaboradores ou uma concorrência desleal e competição negativa, algo que vai totalmente na contramão do que realmente é a Meritocracia.

A Meritocracia deve ser um método que traga ânimo aos colaboradores e mais dedicação ao trabalho. Com uma melhor performance de todos, sem dúvida melhores produtos e serviços serão oferecidos no mercado.

EW Cursos - Gestão de Pessoas

O melhor em cursos online com certificado é a EW Cursos! Gestores que desejam aprender mais sobre Meritocracia e implantá-la em suas empresas e oferecer uma melhor Gestão de Pessoas em seu âmbito profissional, devem se aperfeiçoar com o curso gratuito online de Gestão de Pessoas da EW Cursos e garantir mais conhecimento e capacitação profissional, com certificado reconhecido em todo Brasil.

Acesse já o link e se torne um Gestor especializado para o mercado e sua empresa com a EW Cursos!

Leia também