O que é a carreira de Auditoria Contábil, salário e dia a dia profissional?

Veja neste artigo o que é a carreira de Auditoria Contábil, salário e dia a...

Publicado segunda, 25 de outubro de 2021
[Capa O que é a carreira de Auditoria Contábil, salário e dia a dia profissional?]

A área da contabilidade é muito ampla, e uma das profissões que mais chamam atenção no mercado, seja por suas atividades ou salário e desenvolvimento na carreira, é a profissão de Auditor Contábil.

O setor da Auditoria Contábil é uma área mais analítica e estabelece se a gestão de uma empresa está seguindo as normas, baseando-se em seus registros financeiros, seus documentos e como está dentro de seu nicho de mercado. É o auditor que prevê erros, corrige e coloca empresas com problemas nos trilhos novamente.

A área é vista com grande importância em seu mercado e para profissionais do setor contábil, uma importante carreira a seguir e obter sucesso. Quer conhecê-la melhor? Veja o que é a carreira de Auditoria Contábil, salário e dia a dia do profissional, e como se qualificar para este mercado.

O que é ser Auditor Contábil

O Auditor Contábil é um contador com especialização em Auditoria, que é a atividade que visa fazer a análise de todas as contas, planejamento e até as normas e leis que uma empresa deve seguir para se manter ativa e legal no mercado.

O Auditor Contábil tem a obrigação de fazer uma varredura em todos os processos contábeis de uma empresa e avaliar se ela está seguindo as regras do mercado, se está em concordância com todos seus números e não existem informações faltantes ou adição de dados errados ou suspeitos.

Empresas de qualquer tipo de tamanho podem passar por um serviço complexo e aprofundado de Auditoria Contábil, porém quanto maior for ela, também é maior a necessidade de uma análise mais cuidadosa para garantir que a empresa esteja ganhando dinheiro de maneira eficiente, legal e, também, cumprindo com seus deveres.

As atribuições do Auditor Contábil são:

  • Fazer a análise de processos e documentos;
  • Observar registros e bater informações para comprovar sua veracidade;
  • Avaliar processos e operações;
  • Uso de ferramentas e tecnologias que facilitem a análise de números, cálculos e informações;
  • Avaliar balanços, demonstrativos, contas e dados de todos os clientes, fornecedores, produtos, serviços e documentos da própria empresa.

Estas atribuições têm o objetivo de garantir aos órgãos competentes que a empresa está correta com suas contas, com seus ganhos e, também, agindo de forma transparente e legalizada no mercado, cumprindo com seus deveres.

Caso a empresa possua pendências ou qualquer outro tipo de problema que possa ser grave, inclusive, para sua existência, configurando como crime ou informações desconexas, o Auditor Contábil não só descobre através destas atribuições, como a orienta dos caminhos para corrigir-se e garantir sua permanência no mercado da maneira certa.

Salário e perfil profissional

O Auditor Contábil é geralmente um profissional da contabilidade, que estuda o curso de graduação e pode se especializar na pós em auditoria. Antes de se aventurar pela área, muitos profissionais começam como auxiliar ou analista contábil.

O salário médio de um Auditor Contábil é de R$ 3.100,00, porém, este valor sofre alterações dependendo da região do país, do tempo de experiência e qualificações complementares como cursos online dentre outras capacitações e certificações.

O perfil profissional do Auditor tem que ser muito mais do que um profissional que tem facilidade com cálculos e números, mas conhecimento de leis, curioso e grande poder analítico. Atencioso, honesto e empático, também compõem o perfil de um bom Auditor.

Além disso, deve ser alguém que tenha poder de julgamento coerente, sem acusações descabidas ou dados incompletos. Humildade acima de tudo e conduta irrepreensível, são outros pontos que fazem a diferença na qualidade do trabalho de um Auditor Contábil profissional.

O Auditor interno, geralmente é funcionário de uma empresa e fixo, pode trabalhar nela e em todas as filiais, se esta possuir. No caso do Auditor contábil independente, a rotina é diferente, trabalhando em várias empresas, inclusive, em cidades e estados diferentes, sendo alguém que pode viajar bastante e por isso, deve ter uma personalidade mais carismática, comunicativa e que se adapte bem a mudanças de rotinas constantemente.

Carreira e mercado da Auditoria Contábil

A profissão de Auditor Contábil possui bastante procura, porém possui poucos profissionais qualificados no mercado, com a carência e a necessidade de melhor capacitação e mais trabalhadores na área para garantir empresas mais corretas, legais e um mercado mais justo.

O Auditor Contábil pode trabalhar para uma empresa somente ou ser um Auditor Contábil Independente, profissional que oferece seus serviços por um tempo determinado e para inúmeras empresas diferentes. Neste caso específico, o trabalhador deve seguir algumas regras:

  • Deve ser aprovado no Exame de Qualificação Técnica, que estabelece seu ingresso entre os auditores independentes e sediada pelo Conselho Federal de Contabilidade;
  • O Auditor ao ingressar nesse cadastro, o auditor deverá ter uma habilitação especial ou na comissão de valores mobiliários, em bancos e regulado pelo banco central ou habilitação na superintendência de seguros privados.

É importante que o Auditor Contábil esteja sempre atualizando seus conhecimentos, por isso é tão importante fazer cursos complementares, que auxiliam bastante a enriquecer o currículo e atualizar o que já se sabe. Com cursos online, o profissional obtém um aprendizado valioso e apurado, que auxilia no seu crescimento e assim, mantendo-se no mercado.

Cursos Auditoria Contábil online grátis EW Cursos

Gostou de conhecer a profissão de Auditor Contábil? Bem interessante e ampla, mesmo com algumas complexidades, é uma chance de você avançar na carreira, conhecer inúmeras empresas diferentes e através da experiência, reconhecer falhas, erros e saber como orientar para correção desses problemas, auxiliando estes empreendimentos a continuarem crescendo com saúde e de forma legal no mercado.

Para garantir um melhor conhecimento para quem ainda pensa em seguir alguma carreira contábil ou para você, que já é profissional da área e decidiu se tornar um Auditor, o curso Auditor Contábil online grátis EW Cursos é perfeito para começar uma carreira de sucesso.

O curso possui todos os temas mais atuais da área e ajudará em seu aprendizado e atualização do currículo. Matricule-se agora e não deixe seu futuro para depois e invista em você com os cursos online EW Cursos.

Leia também