O que é Turismo Sustentável e como aplicar em hotéis e viagens?

Viajar é um dos momentos mais incríveis da vida, mas ela precisa ser feita...

Publicado quinta, 20 de fevereiro de 2020
[Capa O que é Turismo Sustentável e como aplicar em hotéis e viagens?]

Estamos vivendo novos tempos, onde a consciência sobre o meio ambiente fica cada dia mais necessária, já que as mudanças climáticas, a extinção de vários animais e o crescimento desordenado das cidades tem sido prejudicial a natureza em todo globo.

Viajar por exemplo é um dos momentos mais incríveis da vida, mas ela precisa ser feita com o mínimo de consciência verde, ou seja, fazendo um Turismo Sustentável, onde é possível curtir o mundo da forma que agrida o menos possível o meio ambiente.

Mas como é o Turismo Sustentável e como funciona? É possível aplicar a ideia em hotéis e qualquer tipo de viagem, até as mais sofisticadas e dentro das cidades? Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre esse assunto.

O que é Turismo Sustentável

Pequenos hábitos durante as viagens podem causar impactos ao meio ambiente que geralmente nem percebemos. Usar copos e canudos plásticos, fazer anotações em folhas e até o trajeto do hotel até um museu por exemplo, pode gerar lixo e contaminantes a natureza que quase sempre nunca percebemos.

O Turismo Sustentável é justamente diminuir essa agressão a natureza da forma mais sustentável e consciente possível. Ter uma garrafinha de água própria, inutiliza o uso de copos descartáveis. Ter um bloquinho de notas ou fazer tudo online é mais prático e economiza papel e ir ao museu da região e jogar lixo somente no lixo e nunca no chão, são formas de contribuir com o Turismo Sustentável.

Hotéis mais sustentáveis

O que é Turismo Sustentável e como aplicar em hotéis e viagens

É possível que hotéis se tornem mais sustentáveis e isso não é só benéfico para a natureza, mas para o bolso dos proprietários. Por exemplo, um hotel que tenha quartos com janelas grandes, absorve mais luz natural e evita que utilize a luz artificial, garantindo mais economia de energia.

Falando em energia, muitos já aderiram a ideia de usar placas fotovoltaicas para absorver a luz do sol e transformá-la em energia elétrica para seus hóspedes e hotel como um todo.

Alguns Hotéis fazem o próprio tratamento de esgoto e outros plantam árvores para garantir que a fauna e flora continuem em constante transformação, contribuindo para manter o hotel mais convidativo.

No Brasil, existem hotéis que são construídos sob a ideia das palafitas ao invés de investir em edificações monstruosas e com cimento e tijolos em sua construção. Em hotéis fazenda, ao invés de comprar leite, ovos e carne e ter algum processo industrial em sua composição, muitos desses hotéis possuem gado alimentado de forma tradicional, além de galinhas que dão ovos, a carne, além do gado com a carne e leite, podendo assim fazer deliciosos pratos aos hóspedes e tudo o mais natural possível.

Para quem segue uma alimentação vegetariana ou vegana, alguns hotéis possuem uma gastronomia bem seleta e hortas gigantescas com vários tipos de hortaliças, oferecendo mais opções aos clientes.

Como beneficiar o Turismo Sustentável

É possível fazer nossa parte quando falamos no Turismo Sustentável. Desligar as luzes do quarto quando sair, colocar embalagens de plástico e alumínio a parte para reciclagem e tomar banhos mais rápidos, é uma maneira de garantir que em qualquer lugar do mundo, produziremos menos lixo e impactos negativos na natureza, sem abrir mão da qualidade de vida e dos momentos de diversão e relaxamento em nossas férias.

EW Cursos- Turismo Sustentável 

O melhor em cursos online com certificado é a EW Cursos! Você que quer aprender um pouco mais sobre a área de Turismo, seja para fazer viagens mais interessantes ou trabalhar na área da hotelaria, não pode ficar de fora dos cursos online de Turismo da EW Cursos e garantir capacitação profissional com certificado reconhecido em todo Brasil.

Não deixe pra depois o seu futuro! Acesse já o link e capacite-se com a EW Cursos!

Leia também