5 dicas de relaxamento e meditação para melhorar a qualidade de vida

Para entender como a meditação pode ajudar não só nesses dias atípicos, mas...

Publicado quinta, 21 de outubro de 2021
[Capa 5 dicas de relaxamento e meditação para melhorar a qualidade de vida]

O Brasil segue como um dos países com maior número de pessoas com depressão no mundo, sendo o líder nesse quesito com 59% da população e seguido pela Irlanda com 57%. O país é o segundo no mundo com mais casos de estresse no trabalho, atingindo 70% da população ativa.

Estes números assustadores, mostram uma realidade do brasileiro: estamos mais nervosos, tristes e ansiosos e isso é resultado de um estilo de vida cada vez mais rápido, tecnológico e nem tão saudável, que tem causado uma baixa qualidade de vida.

Com algumas mudanças, porém, é possível mudar e buscar uma vida mais satisfatória. Pesquisas mostram que durante os períodos mais turbulentos da pandemia, a meditação foi aliada de pessoas com depressão e ansiedade, transformando momentos de medo e estresse, em períodos de relaxamento e maior facilidade em lidar com os problemas do dia a dia, principalmente no home office.

Para entender como a meditação pode ajudar não só nesses dias atípicos, mas por toda vida, em busca de uma melhor qualidade de vida, confira 5 dicas de relaxamento e meditação que serão fundamentais para você começar a colocar em prática e mudar sua vida.

Reserve um tempo todo dia em sua agenda e um local silencioso

Decidiu começar meditar? Então primeiro, escolha um local bem silencioso e crie uma rotina, para que você possa ter esse momento todos os dias e evite faltar a esse novo hábito, pois isto desenvolverá mais prazer e paz, sendo que até seu trabalho e qualquer outra área da sua vida irão ser beneficiados.

Se quiser, decore o local com cores claras e calmas nas paredes, colchonetes no chão, pufs e se for ao ar livre, melhor ainda, onde estará em contato com a natureza, que por si só já transmite paz e calma. Deixe seu corpo absorver os cheiros, os sons e concentre-se em pensamentos positivos. Aproveite o momento!

Como se concentrar para meditar

E meditar parece ser tão fácil, mas não é bem assim. A primeira lição da meditação é a concentração, e sem estar totalmente focado, é impossível meditar com eficácia.

A dispersão da mente com as preocupações da vida cotidiana, podem estragar esse momento único entre você e você mesmo, por isso é importante seguir algumas dicas para se concentrar com rapidez e alcançar bons resultados:

  • Utilize a meditação guiada- A meditação guiada é um método de meditação, onde a pessoa faz uso de recursos visuais ou auditivos para entrar em estado de concentração total. O uso de áudio como um mantra, por exemplo, pode ser uma forma de obter o foco com mais agilidade;
  • Desenhando com a imaginação- Outra forma de alcançar a meditação completa, é desenhando formas e imagens em sua imaginação. Se for muito difícil você criar imagens abstratas ou formas na mente, uma dica é colocar uma forma quadrada ou triangular numa parede e visualizá-la e começar a seguir as retas mentalmente;
  • Pensamentos aleatórios positivos- Por mais difícil que esteja sendo o dia ou a semana, no momento da meditação, tente pensar de forma positiva e pode ser em coisas aleatórias, que muitas vezes nunca passaram por sua mente anteriormente. O importante é que estes pensamentos sejam positivos e tragam satisfação para você.

Diante do estresse, relaxe. Veja como

E o estresse tira a paz de qualquer pessoa diante dos desafios diários, por isso, veja algumas dicas para lidar com o estresse de forma mais calma possível:

  • Siga o método de 2 minutos- O Coach Andrew D. Wittman propõe o método dos 2 minutos, que consiste em uma pausa de 2 minutos todas as vezes que está diante de momentos estressantes. A ideia é que você pare por esses 2 minutos e encontre a saída para essa situação estressante e não de forma emocional, mas com racionalidade e maturidade;
  • Na meditação, use uma música relaxante- Durante a meditação, para ajudar em sua concentração, nada como uma musiquinha de fundo que combine com seus pensamentos e o ambiente. Por isso, escolha uma playlist bem relaxante e que te ajude a voltar para o mundo real com mais energia;
  • Aprenda a lidar com a negatividade e as situações ruins- Por mais que tenhamos positividade, ou pelo menos tentamos, todos nós passaremos por situações difíceis e conflitantes, que nosso estresse irá explodir. Durante a meditação, reflita e aceite o que não depende de você em mudar e o que estiver ao seu alcance, veja as alternativas para atingir o objetivo com o mínimo de nervosismo. Só assim você terá uma meditação de qualidade.

Aprenda a respirar corretamente

O estresse e as sensações de ansiedade e depressão podem tirar a gente do sério várias e várias vezes ao longo do dia, por isso uma das técnicas mais utilizadas é a da respiração.

Aprender a respirar fundo e expirar devagar, soltando o ar com bastante calma, pode ser um hábito que te ajudará nos momentos mais pesados. Primeiro, respire lentamente e profundamente e depois, vá soltando o ar aos poucos e, também, com lentidão. Repita o processo até sentir-se mais tranquilo e com a cabeça fria diante das dificuldades, com certeza terá uma visão mais clara e objetiva do que fazer e com mais calma e assertividade. 

Curso Respiração e Meditação online grátis EW Cursos

E aí, ficou mais relaxado com essas dicas? Tenho certeza de que ajudou bastante para você começar aí em sua rotina e desacelerar, mas é importante evoluir este aprendizado, por isso o curso Respiração e Meditação online grátis EW Cursos é perfeito para te ajudar aprender como meditar de forma eficiente e ter uma vida mais leve.

O curso possui temáticas como respiração e a importância dela para a meditação, o que é e como é feita uma meditação eficaz e começando por ele, você pode se aprofundar e até trilhar o lado profissional e se tornar um instrutor de meditação. O curso possui opção de certificado válido e aceito em todo Brasil, para você pensar nessa ideia.

Conheça o curso Respiração e Meditação online grátis EW Cursos e viva com mais qualidade. Conheça a EW Cursos e confira os seus mais de 250 cursos para sua carreira seguir com mais sucesso. Não deixe seu futuro para depois e invista em você com a EW Cursos.

Leia também