8 Dicas infalíveis para seu crescimento profissional

Neste artigo, daremos dicas infalíveis para seu crescimento profissional com...

Publicado quarta, 05 de janeiro de 2022
[Capa 8 Dicas infalíveis para seu crescimento profissional]

Quem não sonha com um crescimento profissional consistente e que seja mais do que apenas trabalhar para pagar as contas? Pois é, todo mundo quer ter sucesso em suas áreas de atuação, ter ganhos exponenciais financeiros e obter uma carreira reconhecida no mercado.

Mas depois de anos difíceis no mercado de trabalho, com desemprego e tempos obscurecidos por uma pandemia, fica difícil saber como será o futuro dos empregos e se sua área terá chances de prosperar nos próximos anos. Para obter crescimento contínuo, é preciso ser disciplinado e não perder de vista as oportunidades.

Neste artigo, daremos dicas infalíveis para seu crescimento profissional com todo sucesso que você quer e merece. Siga estas ideias e veja como ter uma carreira contínua de sucesso.

Exercite seu autoconhecimento

Se conhecer é um dos primeiros passos rumo ao sucesso profissional. Antes de começar a mandar currículos e pegar o que aparecer, determine e planeje o que você quer e onde pretende chegar.

Por exemplo, se seu objetivo é ser um diretor financeiro, você precisa estudar áreas em graduação, correlatas a finanças como Contabilidade e Administração de Empresas e, logo, terá que fazer uma pós-graduação, especializações, idiomas e ir subindo na carreira aos poucos, obtendo experiências para alcançar o objetivo final.

Ou seja, é um caminho longo e que terá obstáculos, mas se você exercitar o autoconhecimento, saberá seguir esse plano de vida e com certeza vai conseguir superar as dificuldades, atingindo suas metas com louvor.   

Trabalhe sua Inteligência Emocional

E autoconhecimento não é nada sem a Inteligência Emocional. Inteligência Emocional é a forma como lidamos com nossas emoções, frente as dificuldades, conflitos e responsabilidades. Na prática: é saber como se manter pleno sob pressão.

E isso não é nada fácil! Quando vemos o número de rotatividade em muitas empresas e a quantidade de profissionais que ficam doentes por conta da pressão no trabalho, começamos a compreender a importância de cuidar de nosso emocional.

Por isso, um dos fatores fundamentais para sua carreira ser um extremo sucesso, é que sua Inteligência Emocional seja forte o suficiente para entender os pontos negativos que sua atividade exige e mesmo assim, você conseguir ser resiliente e capaz de aprender com esse fato e continuar em frente.

Cuidado com as redes sociais para não destruir sua carreira

Você pode achar esse tópico um exagero, mas não é. Hoje, as empresas têm usado as redes sociais para avaliar candidatos e definir quais os que mais se adaptam a sua visão de negócio, com base naquilo que essas pessoas postam e compartilham.

O LinkedIn, rede social voltada ao mundo corporativo, deixou de ser o único lugar onde os recrutadores olham a atividade dos candidatos, pois é fora dela que muita gente revela quem realmente é e nem sempre seu perfil condiz com a empresa.

Por esse motivo, cuidado com o que você posta, principalmente em relação a assuntos como política, vida profissional e religião, além de críticas e brigas com outras pessoas, o que pode ficar visível a todos. Seja seletivo em suas postagens e evite opiniões que possam comprometer sua imagem e reputação.

Aprenda com seus erros

Como disse Guimarães Rosa: "A vida é um rasgar-se e remendar-se", ou seja, ela vive mudando e muitos são os erros que cometemos, para corrigir e seguir em frente. Não olhe para você como alguém incapaz ou errante, mas alguém que está em um aprendizado contínuo.

E isso vale, também, para vida profissional, quando receber feedbacks ruins ou cometer erros visíveis e muitas vezes não ter tempo de consertar. Seja sincero, peça desculpas, reconheça suas falhas e melhore, busque essa evolução, pois é essa humildade que vai te diferenciar no mercado.

Esteja aberto a novas adaptações

O crescimento profissional sempre vem acompanhado de mudanças e por mais que elas sejam assustadoras, também tem um gosto de emoção pelo desconhecido, o que deixa a vida profissional mais interessante.

Esteja aberto para as novidades do mercado, cuidado com as descrenças por algo novo, só porque você é "das antigas". Já dizia Darwin com sabedoria: " Não é o mais forte que sobrevive, mas aquele que está mais suscetível as mudanças."

Não se esqueça do Networking

E está aí um ponto crucial que fará sua vida profissional tomar novos rumos e ser um sucesso ou não: o Networking. Em bom português, é o mesmo que rede de contatos, onde você possui comunicação com outras pessoas e estas podem ser fundamentais para você conseguir um novo emprego e até clientes.

O Networking é fundamental na vida profissional e não somente para novos negócios, mas também para fazer cursos, obter conhecimento e "bater um papo" inteligente e formal, que pode ser o que você precisava para sua carreira tomar um novo caminho.

Invista sempre em sua qualificação profissional

Sem dúvida, a qualificação profissional é o ponto mais importante na vida de qualquer pessoa. Estudar é obter conhecimento e a partir daí, colocá-lo em prática e conquistar as metas que o primeiro tópico salientou.

As empresas preferem e precisam de pessoas qualificadas, que estejam sempre com a mente aberta e dispostas a aprender, confiando e focadas em seu crescimento profissional e se doando ao máximo para seu trabalho.

Por isso, faça uma faculdade, invista em idiomas e não esqueça dos cursos online, pois eles, além de práticos e darem total comodidade para você estudar de qualquer lugar, ainda possuem horários flexíveis e certificado válido, perfeito para comprovar seu aprendizado.

Cursos online grátis EW Cursos

E para crescer de verdade em sua carreira, invista em seus planos e não desista de seus sonhos. Estude e tenha melhores oportunidades financeiras com a EW Cursos. No mercado EAD há mais de 10 anos, possui credibilidade e respeito com seus alunos, oferecendo mais de 300 cursos online gratuitos de qualidade.

O mercado de trabalho necessita cada vez mais de profissionais especializados, por isso é hora de você investir em sua carreira, em cursos reconhecidos e com opção de certificado válido e aceito em todo país. Não deixe seu futuro para depois e matricule-se na EW Cursos.

Leia também